Enquanto escrevo nesta manhã, sinto-me sobrecarregada com uma lista interminável de coisas a fazer. Quando e como terminarei todos os meus projetos? Bem, talvez você esteja enfrentando algo semelhante e entenda como me sinto. As muitas responsabilidades da vida sempre vêm acompanhadas de emoções. Mas a Bíblia nos fornece o antídoto para o desespero: não entre em pânico, observe tudo por um ângulo diferente. “Redefina” o que está diante de seus olhos. Redefinir é simplesmente buscar uma nova perspectiva para ver a situação; é colocar a “foto” do que você precisa fazer ou de como você se sente em um novo porta-retratos.
Paulo era especialista em redefinição – suportando diversos desafios, mas estando contente em tudo. Ele redefiniu suas tribulações no verso de hoje. É isso que quero dizer: redefinir é experimentar, com a ajuda de Deus, eventos, conceitos e emoções usando alternativas mais positivas.
Estava olhando novamente minha lista quando um e-mail chegou. Era de uma amiga que está quase morrendo por causa de um câncer. Ao ler sua mensagem, um trecho me tocou profundamente: – Sou abençoada. Já se passaram quase 12 anos desde que meu tumor original estourou, e
eu poderia ter morrido naquela época, mas Deus me abençoou com esse tempo extra. Tive nove netos e a oportunidade de conhecer todos eles. Seja o que acontecer, Deus tem sido bom para mim.
Que exemplo autêntico de redefinição de vida! Enquanto oro por ela, peço a Deus que fixe meus olhos não no que é visível (temporário), mas no que é invisível (eterno). E o que dizer da minha “lista de afazeres”? Olho para ela novamente e digo a mim mesma: Você pode redefinir isto.
Comece com tudo aquilo que impactará sua vida eterna, e tudo o mais se encaixará no lugar certo.
Hoje, se você está se sentindo sobrecarregada, pare, redefina e ore. A Palavra de Deus afirma que nossas tribulações presentes são pequenas e passageiras. Coloque-as no porta-retratos invisível e eterno de Deus.
Raquel Queiroz da Costa Arrais