Uma linha comum une todos os dissidentes: são extremamente críticos em relação à igreja, suas crenças e seus líderes, tornando-se “acusadores dos irmãos”. Se a energia que gastam destruindo pessoas fosse dedicada a salvá-las, teríamos uma igreja muito mais amável, bondosa e unida.
Em seu artigo “Keepers of the Springs” [Guardiões das Fontes], o pastor Cyril Miller descreveu a situação da seguinte forma: “Hoje, a Igreja Adventista enfrenta um dilema. Está em conflito consigo mesma. Surgem constantemente ataques contra os líderes que escolheu, contra sua estrutura administrativa, contra suas doutrinas, contra sua condução profética, contra sua missão evangelizadora e contra seu sistema financeiro. A igreja é atacada tanto pela esquerda liberal quanto pela direita radical.
“Parece que os extremistas da direita querem reformar a igreja (e, de fato, ela precisa de reforma), enquanto os extremistas da esquerda querem libertá-la (e ela também precisa de alguma libertação). Infelizmente, os liberais de esquerda olham para os extremistas da direita e concluem que a maior parte da igreja é legalista, tradicionalista e desprovida de uma fé progressista. Por outro lado, os radicais da direita, ao observarem os extremistas da esquerda, consideram que a maioria dos membros da igreja se tornou mundana e desviada da fé.
“É verdade que alguém pode ser adventista e tender um pouco para a esquerda ou para a direita. Talvez a maioria de nós se incline de uma forma ou de outra. Mas quando se vai longe demais, ultrapassa-se um limite e deixa-se de ser adventista. Muitos que agem assim acabam em total oposição à igreja e depois se perguntam por quê.”
Cristo é o cabeça da igreja e tem autoridade para levantar e remover líderes. Por isso, devemos agir com reverência ao criticar os que Ele colocou à frente da Sua obra. Ao atacar a igreja e seus líderes, desafiamos o que o Senhor considera de suprema importância. Ao falar mal dos líderes, difamamos Aquele que é o cabeça da igreja.
Neste dia, ore pela igreja e apoie sua missão de pregar o evangelho ao mundo. Você será grandemente abençoado.