Domingo
15 de fevereiro
O poder de um copo de água
E quem der de beber, ainda que seja um copo de água fria, a um destes pequeninos, por ser este Meu discípulo, em verdade lhes digo que de modo nenhum perderá a sua recompensa. Mateus 10:42

Dar um copo de água a uma pessoa sedenta é um ato de solidariedade valorizado por Deus. A água é, talvez, a substância mais importante da Terra. O papel que desempenhou durante os dois primeiros dias da criação foi vital. Todos sabemos que, sem água, não seríamos nada.

Cerca de 65% do nosso corpo é água. 78% do corpo de uma rã é água. 95% do corpo de uma medusa é água. Dependemos da água para a regulação da temperatura que sustenta a vida do planeta. A água dos oceanos absorve uma enorme quantidade de energia que chega à Terra. Se os oceanos e os lagos do mundo não absorvessem muito da energia solar, durante o dia nós cozinharíamos com temperaturas de 148 oC e à noite congelaríamos. A água é essencial para a vida.

Pensamos que sabemos muito a respeito da água, mas há muito que desconhecemos. Por exemplo: por que as moléculas de água se comportam da forma que o fazem em diferentes situações? A maioria das substâncias encolhe ao esfriar, mas não ocorre o mesmo com a água: ela encolhe até pouco antes de congelar e logo se dilata. A dilatação da água congelada tem poderes incríveis. Por exemplo, se você pegar uma bola oca de ferro, cujas paredes tenham pouco mais de meio centímetro de espessura, e a encher de água, congelando-a rapidamente em nitrogênio líquido, a bola explodirá como uma bomba, e os estilhaços serão disparados com tanta força que entrarão profundamente em uma grossa prancha de aço.

Jesus usou a água como exemplo de Sua capacidade para dar e sustentar a vida. Sem dúvida, nosso texto de hoje é uma poderosa ilustração: um copo de água vale muito. O que dá um copo de água a um necessitado terá uma recompensa eterna. Por que não iniciamos o dia com o desejo de ser como Jesus, trabalhando em favor da vida das pessoas que nos rodeiam?