Quarta-feira
07 de janeiro
A bruxa de Wall Street – 2
É por isso também que vocês pagam impostos, porque as autoridades são ministros de Deus, atendendo constantemente a este serviço. Romanos 13:6

A questão abordada no verso de hoje é muito séria e exige uma análise cuidadosa. Os cristãos devem pagar impostos, mesmo quando discordam das diretrizes do governo. O Comentário Bíblico Adventista afirma: “Evidentemente, os primeiros cristãos consideravam questão de princípio pagar impostos, talvez em obediência ao ensinamento de Cristo (Lc 20:20-25), que se reflete em Romanos 13:7” (v. 6, p. 690).

Mas a “bruxa de Wall Street”, personalidade apresentada no texto de ontem, não pensava assim. Extremamente gananciosa, ela chegava ao ponto de mudar frequentemente de residência para evitar o pagamento de impostos sobre suas inúmeras propriedades.

Aos 33 anos, Hetty casou-se com Edward Henry Green, outro bilionário, que logo percebeu sua perspicácia para os negócios. Vendo nela um grande potencial, Edward começou a ensiná-la os segredos da prosperidade. Mal sabia ele com quem estava lidando. Em apenas um ano, a “bruxa” assumiu o controle total dos negócios do marido. A situação se agravou quando Edward recusou seu conselho sobre a compra de ações de uma ferrovia. Sem hesitar, Hetty o expulsou de casa, e ele terminou seus dias em um asilo para pobres.

A história seguiu até que, finalmente, a “bruxa” foi morar com uma amiga rica, a condessa Annie Leary. Essa foi a última vez que ela viveu em um ambiente agradável, fez três refeições por dia e dormiu em uma cama limpa. No entanto, não foi pela amizade, mas para concretizar seu plano de evitar o pagamento de impostos.

Após uma longa e custosa batalha das autoridades para tributar sua fortuna, Hetty conseguiu o que queria. Como havia deixado tudo para os herdeiros, e não possuía um endereço registrado, o estado de Nova York não conseguiu determinar sua residência, tornando impossível a cobrança de impostos sobre sua herança.

A fidelidade cristã se reflete nos detalhes da vida. Embora nossa cidadania esteja no Céu (Fp 3:20), ainda vivemos na Terra e, por isso, temos uma série de responsabilidades a cumprir. Você tem sido um cidadão responsável e um cristão fiel a Deus?