– As ovelhas são realmente mais tolas que uma porta? – perguntou Melissa, colocando seus livros na mesa.
– Alguns anos atrás, antes de uma viagem para a Islândia, talvez eu tenha afirmado que as ovelhas são mais tolas que uma porta – respondi. Melissa olhou para mim cuidadosamente. Continuei dizendo:
– Minha amiga Unnur e eu embarcamos em uma viagem para ver, entre outras atrações, o sol da meia-noite, uma das maiores geleiras da Europa e a lagoa azul. Unnur estava dirigindo, enquanto eu procurava por ovelhas erráticas. Com bastante regularidade, à medida que avançávamos, uma, duas ou até três ovelhas paravam de comer grama ao lado da estrada, olhavam para nosso veículo que se aproximava e, de repente, corriam para o meio da estrada, parando bem à nossa frente! Era preciso muita atenção para não atropelá-las.
Melissa sorriu: – Você está certa. Ovelhas são realmente mais tolas que uma porta!
– Depois de nos alimentarmos no primeiro dia – continuei –, pegamos a Rodovia 1, ou pelo menos foi o que pensamos. Porém, dentro de minutos, a estrada pavimentada de duas faixas se transformou em uma trilha de terra de uma faixa só que subia e descia colinas, contornava formações rochosas, passava ao lado de rios e cruzava montanhas, sem lugar para fazer um retorno. O caminho foi se tornando mais perigoso e assustador à medida que nuvens desciam, envolvendo-nos em uma névoa densa mal iluminada. Unnur dirigia devagar enquanto nós duas orávamos. Finalmente, após 23 quilômetros exaustivos, encontramos a verdadeira Rodovia 1. Tínhamos nos perdido em um “atalho”!
Melissa suspirou, com os olhos arregalados: – Bem, vocês conseguiram voltar em segurança?
– Sim – respondi. – Mas, como as Escrituras comparam seres humanos a ovelhas, tenho um grande receio de proclamar que ovelhas são tolas como uma porta, especialmente porque todos nós, como ovelhas, nos perdemos.
Vários momentos de silêncio se passaram. Finalmente, Melissa acenou com a cabeça e disse: – Posso imaginar exatamente como era aquele atalho. Ainda bem que Deus cuida de ovelhas e de pessoas!
Ainda bem mesmo! Sou muitíssimo agradecida por ter um Pastor (Sl 23:1).
Arlene R. Taylor