Sexta-feira
10 de abril
Aproveite ao máximo seu tempo
Quem trabalha com a mão ociosa fica pobre, mas o que trabalha com diligência enriquece. Provérbios 10:4

Você já ouviu o ditado: “Mente ociosa é oficina de Satanás”? Isso é mais verdadeiro do que imaginamos. É frustrante ver tantos jovens desperdiçando seu tempo, seja sentados nas calçadas observando os carros passarem, jogando videogame ou navegando em páginas improdutivas na internet. A ociosidade não é inofensiva; ao contrário, é uma verdadeira bomba-relógio.

Os momentos de ócio são os preferidos de Satanás para atacar, pois, quando estamos ociosos, baixamos a guarda e nos tornamos vulneráveis. Muitas desgraças ocorrem no mundo devido à condição da ociosidade.

A ociosidade nunca vem sozinha. Ela traz consigo companheiros indesejáveis que arruínam a vida de qualquer pessoa, especialmente a dos jovens. Ellen White escreveu: “A ociosidade favorece a condescendência própria, e o resultado é uma vida vazia e estéril” (Educação, 2022, p. 153). O consumo de álcool, tabaco e drogas ocorre justamente nesses espaços de ociosidade. Além disso, também podemos acrescentar a pornografia, a delinquência e a preguiça. Por isso, a ociosidade é considerada um pecado (Mente, Caráter e Personalidade, 2024, p. 89).

A mente humana precisa estar constantemente ativa, sempre aprendendo e buscando novos projetos. Isso gera bom ânimo, otimismo e espírito de serviço. Já a ociosidade nos leva à depressão, ao pessimismo e ao mau humor constante. Já imaginou? Você se tornará insuportável! Temos pouco tempo neste mundo, então aproveite-o ao máximo! Não podemos nos dar ao luxo de desperdiçá-lo.

O verso de hoje associa a ociosidade à pobreza. Muitas pessoas pobres clamam por oportunidades, mas até que ponto elas são vítimas de sua própria ociosidade? É preciso agir e fazer as coisas acontecerem. E, enquanto você ainda é jovem, é o momento ideal para desenvolver hábitos de trabalho que o ajudarão no futuro.

Convido você a adotar hábitos de diligência: acorde cedo, arrume a cama, pratique atividades físicas, limpe o quarto, faça as tarefas escolares e leia um bom livro. Aprender um idioma e um ofício também será muito útil. Lembre-se de que Deus nos julgará especialmente pela maneira como usamos nosso tempo.