Domingo
31 de maio
O túnel de Ezequias
Assim brilhe também a luz de vocês diante dos outros, para que vejam as boas obras que vocês fazem e glorifiquem o Pai de vocês, que está nos céus. Mateus 5:16

Quando o monarca assírio Senaqueribe invadiu o reino de Judá, no 8o século a.C., o rei Ezequias e o povo decidiram tapar a fonte de Giom para impedir que os assírios tivessem acesso àquela água durante o cerco à cidade. Depois disso, Ezequias ordenou a construção de um túnel para conduzir a água por baixo de uma colina, da fonte até o tanque de Siloé, dentro das muralhas (2Rs 20:20; 2Cr 32:30). Foi uma verdadeira façanha da engenharia para a época.

Os aquedutos continuam sendo importantes até hoje. O mais longo, o aqueduto de Delaware, tem 137 quilômetros e fornece metade da água consumida por Nova York. São quase 5 milhões de metros cúbicos por dia. O túnel de Ezequias, porém, impressiona por ter sido escavado na rocha, com 538 metros de extensão em um trajeto sinuoso – se fosse reto, teria apenas 323 metros de comprimento. Como fizeram isso sem a tecnologia moderna? Ainda não sabemos ao certo. O que se sabe é que seu arquiteto registrou a façanha em uma inscrição, hoje preservada no Museu de Istambul.

Recentemente, tive a oportunidade de caminhar por esse túnel – uma experiência única e marcante. Acompanhei minha esposa e um grupo de amigos, mas, sem uma lâmpada própria, precisei confiar na luz e na orientação deles. A água subia acima dos joelhos. Se não fosse a iluminação dos meus companheiros, eu estaria imerso na mais completa escuridão.

Foi inevitável pensar em como a vida pode ser assim. Muitas pessoas viveriam na escuridão se não fosse a luz compartilhada por outros. Quem tem luz carrega a responsabilidade de dividi-la. E não precisa ser intensa. Mesmo a menor centelha dissipa as trevas. Seu exemplo, suas palavras e suas atitudes podem iluminar o caminho de alguém.

Jesus disse: “Assim brilhe também a luz de vocês diante dos outros, para que vejam as boas obras que vocês fazem e glorifiquem o Pai de vocês, que está nos Céus” (Mt 5:16). Você está brilhando?