Sexta-feira
16 de outubro
Deleitar-se na lei
Anseio pela Tua salvação, Senhor; a Tua lei é o meu prazer. Salmo 119:174

Que Deus é o nosso Deus! Ele governa o Seu reino com diligência e cuidado; e construiu um muro – os Dez Mandamentos – em torno dos Seus súditos a fim de os preservar dos resultados da transgressão. Ao exigir obediência às leis do Seu reino, Deus dá ao Seu povo saúde e felicidade, paz e alegria. O Senhor lhes ensina que a perfeição de caráter exigida por Ele só pode ser alcançada ao se tornarem familiarizados com a Sua Palavra (CPPE, p. 326, 327 [454]).

Onde existe não só a crença na Palavra de Deus, mas também uma submissão da vontade a Ele; onde o coração é entregue e as afeições são Nele concentradas, aí existe fé, uma fé que opera por meio do amor e que purifica o coração. Mediante essa fé, o coração é renovado à imagem de Deus. E o coração que, em seu estado não regenerado, não se submete à lei de Deus, nem consegue fazê-lo, agora alegra-se em Seus santos preceitos e exclama como o salmista: “Quanto amo a Tua lei! É a minha meditação todo o dia!” (Sl 119:97) (CC, p. 41 [63]).

“E agora, Israel, o que é que o Senhor requer de vocês? Não é que vocês temam o Senhor, seu Deus, andem em todos os Seus caminhos, amem e sirvam o Senhor, seu Deus, de todo o coração e de toda a alma, para guardarem os mandamentos do Senhor e os Seus estatutos que hoje lhes ordeno, para o bem de vocês? Eis que os céus e os céus dos céus são do Senhor, o Deus de vocês; a Ele pertencem a terra e tudo o que nela há. Mas o Senhor Se afeiçoou tão somente aos pais de vocês para os amar; e a vocês, descendentes deles, Ele escolheu do meio de todos os povos, como hoje se vê” (Dt 10:1215).