Lição 3
14 a 20 de janeiro
A divindade do Espírito Santo
“A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês” (2Co 13:14).
Prévia da semana: Quando compreendemos o papel do Espírito Santo como a terceira Pessoa da Trindade somos capazes de valorizar mais Seu ministério e de cooperar com Ele ao decidir fazer as mudanças que Ele ordena para nossa vida.
Leitura adicional: João 7:37-39; Atos 2; Romanos 8:26, 27. “Deus Espírito Santo”, http://www.adventistas.org/pt/institucional/crencas/; Seth Pierce, “Who is the Holy Spirit?”, Signs of the Times, novembro de 2012, http://www.signstimes.com/?p=article&a=44147052544.692
Domingo, 15 de janeiro
O Espírito Santo é Deus?

Lembro-me de quando levei um grupo de estudantes para ver Asimo, o robô humanoide mais avançado do mundo. Vimos Asimo realizar várias tarefas que somente seres humanos seriam capazes de realizar.

Fiquei imaginando se os robôs humanoides, algum dia, poderiam vir a ser classificados como seres humanos. Se isso acontecesse, quais critérios seriam usados para medir essa capacidade? Será que eles teriam que possuir todos os atributos humanos? A resposta é: sim! Mas existe um “porém”: nós, seres humanos, temos alguns atributos, como as emoções, pensamentos, que os humanoides não podem ter. Portanto, será muito difícil isso acontecer algum dia.

Algo semelhante tem ocorrido a respeito do Espírito Santo: Perguntas do tipo: “O Espírito Santo é Deus?” “Como podemos ter certeza disso?” A Bíblia declara que o Espírito Santo realiza tarefas que somente Deus pode fazer. Ele esteve envolvido na criação (Gn 1:2) e na redenção (Jo 4:16-18) dos seres humanos. Ele é o “Espírito de vida” (Rm 8:10) e o “Espírito da verdade” (Jo 16:13), está presente em toda parte (onipresente), é todo-poderoso (onipotente), sabe de todas as coisas (onisciente). Portanto, ele deve ser considerado Deus, e não um poder místico ou uma força impessoal.

Quando Ananias e Safira mentiram para o Espírito Santo (At 5:3, 4), Pedro lhes disse que eles não haviam mentido aos homens, mas a Deus. Quando Jesus deu a Grande Comissão (Mt 28:19), Ele disse que os novos crentes deveriam ser batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Assim, na Bíblia, o Espírito Santo é visto como Deus.

Você já notou como os usuários de GPS confiam nesse aparelho e obedecem às suas instruções? Eles simplesmente digitam o destino ao qual desejam chegar e ficam tranquilos, na certeza de que o aparelho irá guiá-los até lá. Essa confiança no GPS vem pelo uso repetido – mesmo que, de vez em quando, eles não confiem tanto nas informações que o aparelho fornece. Da mesma forma, a confiança de que o Espírito Santo é nosso Guia e Auxiliador nos dá a certeza de que chegaremos ao destino eterno, o lar celestial.

O Espírito que nos guia é o mesmo que nos criou e que esteve com Jesus, na cruz, quando Ele efetuou nossa redenção.

Eliakim O. Owino | Crowthorne, Reino Unido

Mãos à Bíblia

Os escritores bíblicos consideravam o Espírito Santo igual a Deus, embora a Bíblia não apresente uma descrição sistemática de Sua divindade.

1. Leia Atos 5:1-4. Com base nesse texto, a que conclusão podemos chegar sobre Deus e o Espírito Santo?

A. ( ) Podemos concluir que mentir para o Espírito Santo é o mesmo que mentir para Deus, pois eles estão em nível de igualdade.

B. ( ) Podemos concluir que mentir para o Espírito Santo é muito ruim, mas mentir para Deus é pior ainda, pois Deus é o Todo-poderoso.

Se o Espírito Santo não fosse Deus, Pedro estaria falando, nesse texto, de maneira muito descuidada e fatalmente enganosa. O aspecto interessante sobre a natureza do Espírito Santo, entretanto, é o fato de que o apóstolo Pedro coloca Deus e o Espírito no mesmo nível.

Segunda-feira, 16 de janeiro
A identidade do Espírito Santo

Muitos tipos de espíritos (Êx 28:3; Lv 19:31; Nm 5:14; 1Rs 22:22, 23; 2Cr 36:22). A Bíblia fala de muitos tipos de espíritos. Em referência aos seres humanos, ela menciona o “espírito de sabedoria” (Êx 28:3, ARA), o “espírito de ciúmes” (Nm 5:14, ARA) e o “espírito de Ciro, rei da Pérsia” (2Cr 36:22). No que diz respeito aos anjos caídos, ela fala de “espíritos familiares” (Lv 19:31, KJV), do “espírito mentiroso” (1Rs 22:22, 23) e do “espírito mudo e surdo” (Mc 9:25). “Deus é espírito” (Jo 4:24). Ele é o “Espírito da verdade” (Jo 16:13). Assim, a palavra “espírito” (no hebraico, ruach, e no grego, pneuma), às vezes, pode se referir à essência ou à característica predominante de alguém.

Embora o Espírito de Deus seja mencionado 350 vezes na Bíblia (88 vezes no Antigo Testamento e 262 vezes no Novo), a unidade de Deus (Dt 6:4), às vezes, torna difícil fazer distinção entre as pessoas da Divindade. Na Bíblia, o Espírito Santo assume papel representativo. No Antigo Testamento, Ele representa Deus, o Pai (Êx 31:1-5; Is 63:10-14). No Novo Testamento, após a ressurreição de Jesus, Ele representa Cristo (Jo 14:17, 18; 15:26; 16:13). Pelo fato de ser Deus, o Espírito tem o poder de restaurar a natureza divina nos seres humanos caídos (1Pe 1:2; 2Pe 1:4).

O Espírito Santo é Deus? (At 5:1-4; 2Co 13:14). O termo “Trindade” sugere uma pluralidade de divindades, o que confunde muitos crentes. Isso ocorre porque esse termo suscita preocupações a respeito do conceito monoteísta dos cristãos. Dois textos bíblicos mencionam o Pai, o Filho e o Espírito Santo juntos, como membros da Trindade: a Grande Comissão dada por Jesus em Mateus 28:19, 20 e a bênção trinitária de Paulo em 2 Coríntios 13:14 (ou 13:13).¹

Obviamente, os títulos Pai, Filho e Espírito Santo fazem parte de um vocabulário usado depois da queda. Como membro da Divindade, o Espírito Santo compartilha da existência divina, que é eterna, não emprestada e não derivada. Em outras palavras, diferentemente do Universo, que deriva sua existência de Deus e precisa dEle para existir, o Espírito Santo não precisa de ninguém nem de nada para existir.²

Leia Atos 5:1-4. Note a convicção de Pedro sobre a identidade do Espírito Santo ao repreender Ananias: “Como você permitiu que Satanás enchesse seu coração, a ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade? […] O que o levou a pensar em fazer tal coisa? Você não mentiu aos homens, mas sim a Deus” (At 5:3, 4). De acordo com a Bíblia, mentir ao Espírito Santo equivale a mentir a Deus.

Os atributos divinos do Espírito Santo (Sl 139:7; Is 40:13, 14; 1Co 2:10, 11). Os membros da Divindade (Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo) compartilham dos mesmos atributos de soberania divina: onipotência, onisciência, onipresença, imutabilidade e eternidade. O Espírito Santo está presente em toda parte (onipresença): “Para onde poderia eu escapar do Teu Espírito? Para onde poderia fugir da Tua presença?” (Sl 139:7). Ele é todo-poderoso (onipotente): Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso?” (Lc 1:34). O anjo disse: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a Sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus” (Lc 1:35). Portanto, o Espírito Santo possui poder criador. Esse poder foi a fonte de força para Paulo em seu ministério (Rm 15:19). O Espírito sabe tudo (onisciência), Ele sonda e conhece todas as coisas (1Co 2:10, 11; Is 40:13, 14). Ele é eterno (Hb 9:14) e imortal (1Tm 6:16).

O Espírito da verdade, o Consolador (Nm 14:11; Is 63:10, 11). Embora existam muitos tipos de espíritos, esses, com exceção do Espírito Santo, não possuem os atributos divinos que distinguem Deus de todos os outros seres. Além disso, todos os espíritos existem pela vontade e permissão de Deus Pai, da mesma forma que todos os pecadores existem pela vontade e permissão de Deus. Porém, assim como uma pessoa pode ser identificada por seu DNA e suas impressões digitais, a identidade do Espírito Santo como verdadeiro Deus pode ser verificada pelos atributos divinos que Ele tem e pela posição que ocupa.

1. Richard Rice, The Reign of God (Berrien Springs, MI: Andrews University Press, 1997), p. 89, 90.

2. Ibid., p. 72.

Ezekiel Okofo-Boansi | Bracknell, Reino Unido e Elliott A. Williams | Watford, Reino Unido

Mãos à Bíblia

Vários textos da Bíblia descrevem o Espírito Santo como Alguém que possui atributos divinos.

2. Quais atributos e ações do Espírito Santo listados nos seguintes textos só podem ser atribuídos a Deus?

1Co 2:10, 11; Is 40:13, 14 _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Sl 139:7 _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Hb 9:14; 1Tm 6:16 _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Lc 1:35; Rm 15:19; Sl 104:30 _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A Bíblia afirma que o Espírito Santo é eterno (Hb 9:14). Quantos seres eternos existem? Só Deus é eterno (1Tm 6:16)! Se o Espírito é chamado de eterno, então Ele é Deus. Portanto, Ele é todo-­poderoso e onipotente. Jesus disse que a blasfêmia contra o Espírito é imperdoável (Mt 12:31, 32; Mc 3:28, 29). Isso é incompreensível, a menos que o Espírito seja divino.

Pense Nisto
A decisão de Ananias e Safira de reter parte do dinheiro obtido com a venda da propriedade era um segredo deles. Como Pedro ficou sabendo do plano de Ananias e Safira? Que ilustração moderna poderia ser usada para dar uma compreensão clara dos atributos do Espírito Santo? Leia com atenção a bênção trinitária (2Co 13:14) e observe as palavras graça, amor e comunhão. Paulo estava atribuindo funções exclusivas a cada pessoa do Trio divino? Explique.
Terça-feira, 17 de janeiro
“Porque eu sei em quem tenho crido”

É provável que nenhum personagem da Igreja Adventista tenha sido tão familiarizado com a atuação do Espírito Santo como Ellen White. Desde sua primeira visão inspirada, aos 17 anos, até a última página das 100 mil que produziu, escrita 70 anos depois, seu testemunho foi motivado, sustentado e acompanhado pela presença do Espírito Santo. Passados 100 anos, as palavras que ela escreveu permanecem vivas:

“Precisamos estudar as revelações que Deus tem feito de Si mesmo.”¹

“Ao pecado só se poderia resistir e vencer por meio da poderosa atuação da terceira pessoa da Trindade, a qual viria, não com energia modificada, mas na plenitude do divino poder.”²

“Precisamos reconhecer que o Espírito Santo […] é tanto uma pessoa como o próprio Deus.”³

“O Espírito Santo tem personalidade, do contrário não poderia testificar ao nosso espírito e com nosso espírito que somos filhos de Deus. Deve ser também uma pessoa divina, do contrário não poderia perscrutar os segredos que jazem ocultos na mente de Deus.”4

“O Consolador que Cristo prometeu enviar depois de ascender ao Céu, é o Espírito em toda a plenitude da Divindade, tornando manifesto o poder da graça divina a todos quantos recebem e creem em Cristo.”5

“O Espírito Santo exalta e glorifica o Salvador. É Sua missão apresentar Cristo [...]”6

“Quando as provações obscurecem a alma, lembre-se das palavras de Cristo, lembre-se de que Ele é a presença invisível na pessoa do Espírito Santo, e Ele será a paz e o conforto que lhe são dados, manifestando-lhe que Ele está com você, o Sol da Justiça, expulsando suas trevas.”7

1. Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 410.

2. ___________ , O Desejado de Todas as Nações, p. 671.

3. ___________ , Evangelismo, p. 616.

4. Ibid., p. 617.

5. Ibid., p. 615.

6. Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 91.

7. ___________ , Filhos e Filhas de Deus, p. 147.

Sharon Louise | Binfield, Bracknell, Reino Unido

Mãos à Bíblia

3. Compare os textos: Is 63:10-14; Nm 14:11 e Dt 32:12. Neles, a quem o escritor estava se referindo, e o que isso nos revela sobre a divindade do Espírito Santo? Assinale a alternativa correta:

A. ( ) O autor estava se referindo a Jesus Cristo. O Espírito Santo é a alma de Deus, não uma pessoa.

B. ( ) O autor estava se referindo ao Pai. O Espírito Santo teve um papel irrisório na história de Israel, visto que Ele é uma criatura.

C. ( ) O autor estava se referindo ao Espírito Santo, que é uma pessoa divina e atua juntamente com o Pai e o Filho.

4. Compare os textos: 1Co 3:16, 17; 6:19, 20; 12:11; 12:28. Como as referências ao Espírito Santo e a Deus são usadas de maneira alternada nesses textos? O que é atribuído, de igual modo, a Deus e ao Espírito Santo?

O Espírito Santo realiza a mesma ação de Deus, uma evidência de que o Espírito Santo é igual a Deus.

Pense Nisto
Devemos nos referir ao Espírito Santo como uma pessoa ou como uma força (ou presença, etc.)? Por que Deus escolheu Se revelar por meio de um Espírito Santo invisível?
Quarta-feira, 18 de janeiro
Dons divinos

“A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês” (2Co 13:14, ênfase acrescentada). O apóstolo Paulo parecia atribuir uma tarefa específica a cada membro da Divindade.

Na bênção paulina, a graça é atribuída a Jesus. O que é a graça? Na cruz, encontramos o exemplo supremo da graça. Cecil Frances Alexander ecoa da seguinte forma o supremo ato de amor da parte de Deus: “Ninguém podia, aqui, pagar / A pena universal; / Só Cristo pôde nos remir, / Ao preço divinal.”¹

Não podemos nos esquecer de que o fundamento da graça divina é o amor. Deus amou tanto o mundo que deu Seu único Filho para morrer a fim de salvar os pecadores (Jo 3:16). No âmago da comunhão está o amor de Deus (ver Ef 3:17-19). Quando Paulo, em sua bênção, atribuiu o amor a Deus, estava identificando o elemento que unifica a Trindade e motiva a missão de salvação da humanidade. Identificar os dons da Trindade é, portanto, uma forma de melhor compreendermos a Divindade.

O Espírito Santo é como água para a planta que está no vaso. Há solo nutritivo num recipiente adequado, mas, se não houver água (isto é, a comunhão) para ser misturada com esse solo, a planta não crescerá. De idêntica maneira, o poder e o amor de Deus não podem nos alcançar se não estiverem misturados com o Espírito Santo (ver 1Co 2:10, 11).

1. Cecil Frances Alexander, “O Gólgota”, hinário Cantor Cristão, no 82, http://www.cantorcristaobatista.com.br/CantorCristao/hino/list.

Albert A. C. Waite | Riseley, Berkshire, Reino Unido

Mãos à Bíblia

O Espírito Santo realiza certas obras que a Bíblia atribui apenas a Deus. Ele atuou na obra da criação tanto quanto atua na restauração dos pecadores.

5. Leia Tito 3:4-6. Como Paulo descreve o envolvimento do Espírito Santo no processo de restauração? Complete as lacunas:

Jesus nos salvou mediante o ________________________________________ regenerador e ___________________________________________ do ___________________________________________, que nos foi derramado abundantemente por meio de ___________________________________________, nosso Salvador.

6. Compare os textos: Is 6:8-10; At 28:25-27. A quem os escritores bíblicos atribuem a fala divina?

A. ( ) Ao Pai

B. ( ) Ao Espírito Santo

C. ( ) Ao Filho

D. ( ) À consciência

7. O que Romanos 8:11 ensina sobre a divindade do Espírito Santo? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:

A. ( ) Esse texto ensina que o Espírito Santo vive em Jesus Cristo, portanto, Ele não é uma pessoa divina.

B. ( ) Esse texto ensina que o Espírito Santo ressuscitou Jesus dos mortos, algo que somente um Ser divino pode fazer.

Pense Nisto
Qual é o processo pelo qual podemos desfrutar dos dons da Trindade? Você pode identificar a atuação do Espírito Santo em sua vida? Você tem o fruto de Gálatas 5:22, 23? Será que algum atributo do Espírito Santo pode ser explicado pela ciência ou por qualquer outro campo de estudo? Comente sua resposta.
Quinta-feira, 19 de janeiro
Você não sabe?

Será que é realmente possível orar sem cessar? Quando entendemos a natureza do Espírito Santo, convencemo-nos de que é possível. O Consolador, que Jesus prometeu, guia nossos pensamentos (Jo 14:26), influencia nossos atos e intercede por nós e nossas fraquezas (Rm 8:26, 27).

Você já se viu numa situação em que agiu de maneira altruísta? Uma situação em que você não esperou nenhum reconhecimento ou recompensa? Foi o Espírito Santo que influenciou você a agir dessa forma. Somos egoístas por natureza. Porém, quando permitimos que o Espírito Santo dirija nossos atos, estamos construindo nosso caráter para a eternidade.

Quando compreendemos nossa missão, vemos que podemos ser representantes de Deus. Uma palavra amável, um sorriso, um conselho amigável, uma ajuda que prestamos, um “muito obrigado”, são maneiras pelas quais podemos deixar o Espírito Santo Se manifestar em nossa vida. São formas diferentes de orar e cooperar incessantemente com o Espírito para que seja feita a vontade de Deus.

Nunca devemos resistir ao Espírito Santo (Mt 12:31-33; 1Ts 5:19; Hb 3:7, 8). Quando resistimos à Sua influência, estamos roubando de nós mesmos o poder para fazer o bem (At 2:1-5). “Será que vocês não sabem que não são donos de si mesmos?” (1Co 6:19, parafraseado).

Além disso, em vez de esperar passivamente que o Espírito atue em nós, podemos pedir por Ele. Podemos orar e estudar a Bíblia, buscando a vontade de Deus para nossa vida. O Espírito Santo, que é um Auxiliador, irá nos guiar. Podemos ser inspirados pelo Espírito Santo a fazer algo especial, algo que vá além da mera obrigação. Coloque-O à prova!

Diana R. Sinclair | Birmingham, Reino Unido

Mãos à Bíblia

8. Leia os seguintes textos: 1Pe 1:2; 2Co 13:14; Mt 28:18, 19. O que eles nos revelam sobre o lugar do Espírito Santo na adoração e no louvor a Deus?

A divindade do Espírito Santo nos ajuda a nos relacionar com Ele de maneiras apropriadas, que reconheçam quem Ele realmente é. Sua divindade é o pressuposto para uma espiritualidade centrada em Deus. A igreja do Novo Testamento, sem hesitar, menciona o Espírito Santo lado a lado com as outras duas pessoas da Trindade. No ato do batismo, o Espírito Santo ocupa o mesmo grau e posição que o Pai e o Filho. O batismo tem um significado espiritual profundo, e é uma ordenança de plena adoração. Isso é igualmente verdade quanto à bênção apostólica. Ela é uma invocação de adoração na qual o Espírito Santo é louvado assim como o Pai e o Filho. As três pessoas da Trindade são mencionadas lado a lado e igualmente confirmadas.

Pense Nisto
Por que a alegria está ligada ao recebimento do Espírito Santo? Se você sentisse diariamente que o poder do Espírito Santo está com você, o que teria coragem de fazer? Quando, caminhando em meio à natureza, ou contemplando as maravilhas do céu, ou dizendo um simples “obrigado”, você reflete sobre o Espírito de Deus e o Seu poder, essas reflexões seriam parte do processo de orar sem cessar? Explique.
Sexta-feira, 20 de janeiro
Atributos do Espírito

O Espírito Santo nos ajuda a continuar confiando no plano divino mesmo quando enfrentamos crises. Se formos fiéis e confiarmos, Ele nos ajudará a sair vitoriosos.

O Espírito Santo esteve com o apóstolo Paulo durante seu ministério, operando sinais e maravilhas que refletiam a natureza de Deus e tornavam o evangelho real para aqueles que o ouviam (Rm 15:17-19).

Ao permitir que o Espírito de Deus viva em nós, Seus atributos se manifestam em nossa vida: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Essas qualidades nos capacitam a exercer influência sobre aqueles com quem entramos em contato.

Os pecados e acontecimentos trágicos do mundo atual têm contaminado e destruído pessoas, famílias e lares. Crianças e jovens estão usando armas para matar. Outros cometem suicídio. Alguns, atraídos pela sedução do dinheiro fácil, envolvem-se no mundo das drogas. A rivalidade entre policiais e criminosos tem provocado inúmeras mortes. Tudo isso evidencia a ausência do Espírito Santo na vida das pessoas. Que contraste vemos quando o Espírito nos transforma!

O Espírito Santo conhece os pensamentos íntimos de Deus (1Co 2:11). Ele está em toda parte, o tempo todo, e estará conosco na eternidade. Ele estava lá, antes que o Universo existisse e no momento da concepção de Jesus. Esteve com Jesus no templo quando o conhecimento dEle causou espanto aos sacerdotes e homens sábios. Também esteve com Jesus durante Seu ministério, julgamento, crucifixão e ressurreição. Cristo desenvolveu em Sua vida terrestre os atributos do Espírito. Ele sabia da necessidade que os seres humanos têm desses atributos. Foi por isso que, em Sua ascensão, Jesus declarou: “Preciso partir, mas lhes enviarei um Consolador, o Espírito Santo, que tem os atributos divinos, e Ele lhes ensinará todas as coisas que são boas. Ele estará com vocês o tempo todo” (ver Jo 16:7, 8, 12-15).

Jacquie Halliday-Bell | Birmingham, Reino Unido

Pense Nisto
Por que devemos tornar o Espírito Santo a influência mais importante em nossa vida? Como ajudar um amigo a compreender que existem coisas que somente o Espírito Santo pode fazer por ele?
Mãos à obra
Procure identificar as palavras-chaves da lição desta semana e os versos bíblicos que confirmam a divindade do Espírito Santo. Use o aplicativo de “alertas” do celular para ter momentos específicos de oração em favor da conversão de familiares e amigos. Fique atento às impressões do Espírito Santo. Grave alguns vídeos de poucos minutos comentando a lição desta semana. Coloque no Facebook ou em sua rede social preferida. Use a hashtag #EspiritoSanto. Escolha um verso bíblico ou uma citação da lição desta semana que corresponda à fase pela qual está passando. Coloque como tela de fundo em seu celular. Toda vez que você olhar, vai se lembrar de orar a respeito do problema ou circunstância. Anote as intervenções que o Espírito Santo tem feito em sua vida. Compartilhe essas experiências com sua classe.