Lição 7
07 a 13 de novembro
Educação, sabedoria e caráter
Prévia da semana: Sabedoria e conhecimento Embora a Bíblia fale da sabedoria divina como um tesouro escondido acima dos mais altos céus (Jó 28:21), ela também nos ordena a obtê-la a todo custo. Há uma tensão saudável entre a inacessibilidade dessa sabedoria e o chamado para adquiri-la. De fato, ao longo das Escrituras, encontramos muitas promessas a respeito dessa grande virtude. Talvez uma das maiores revelações sobre ela seja a de que o Deus da sabedoria está ansioso para concedê-la: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida” (Tg 1:5). Mas o que é sabedoria? Há diferença entre sabedoria e conhecimento? Qual é a relação dela com o caráter? Por que ela é importante na tarefa da educação? O estudo desta semana, procura responder essas perguntas e tornar mais claros esses conceitos aparentemente abstratos.
Leitura adicional: Provérbios 4:5-15
Domingo, 08 de novembro

Copie Provérbios 4:5-15 na versão bíblica de sua preferência. Você também pode reescrever as passagens com suas próprias palavras ou fazer um esboço do texto.

Mãos à Bíblia

1. Leia Deuteronômio 31:9-13. O que significa temer ao Senhor? Assinale a alternativa correta:

A. (    ) Simplesmente ter medo de Deus.
B. (    ) Reverenciá-Lo e respeitá-Lo como Senhor.

Deus é um educador. Ele ensinou, repetiu, enviou profetas e usou Seus servos para transmitir Sua mensagem. Muitos dos escritos do Antigo Testamento são essencialmente o esforço de Deus para ensinar Seu povo a seguir o caminho da vida.

Segunda-feira, 09 de novembro
A sabedoria

Observe que o texto para nosso estudo desta semana fala sobre sabedoria e entendimento. É interessante notar que ele não menciona o conhecimento. Mais tarde discutiremos a relação entre esses dois itens importantes. Por enquanto, vamos abordar o que nosso texto menciona sobre a sabedoria:

Ela pode ser procurada – O conselho de Salomão ao filho foi: “Procure obter sabedoria” (Pv 4:5). Ela, diferentemente do conhecimento, não é aprendida, mas recebida. Nesse caso, é recebida por meio das palavras que vêm da boca do pai. Portanto, o conselho não é encontrar novos conhecimentos, e sim lembrar a sabedoria que já possuímos. Contudo, no momento em que entramos em contato com a Palavra de Deus, recebemos sabedoria divina.

Ela pode ser abandonada – “Não abandone a sabedoria, e ela o protegerá” (v. 6). O conselho de Salomão é para evitar ceder à tentação de menosprezar a sabedoria concedida pelo Espírito Santo quando ela se mostrar contrária aos nossos desejos naturais. Se dermos ouvidos à sabedoria, ela nos livrará dos erros e nos protegerá contra as ciladas do inimigo.

Ela deve ser amada – “Ame-a, e ela cuidará de você” (v. 6). Amar a sabedoria é a maneira de não abandoná-la. Não basta apreciar seu valor somente quando precisamos dela. Assim como valorizamos em um relacionamento importante, a sabedoria deve ser amada e prestigiada. Para Salomão, a sabedoria é a primeira e a melhor coisa (v. 7). Sem ela, nada mais importa. Ela é tudo de que você precisa.

Ela é educadora – “Dedique alta estima à sabedoria, e ela o exaltará” (v. 8). O que Salomão quer dizer quando nos aconselha a dedicar alta estima à sabedoria? Ele nos dá a razão pela qual devemos dar-lhe o primeiro lugar: porque a sabedoria sabe exaltar e honrar quem a possui. Um dos significados de “exaltar” no texto original é criar uma criança ou ajudá-la a crescer.

Ela é vida – “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca do Senhor” (Dt 8:3). Jesus disse: “As palavras que Eu lhes disse são espírito e vida” (Jo 6:63). A Palavra de Deus é sabedoria e vida. Uma pessoa pode viver, mas, sem a sabedoria divina, não desfrutará vida plena em Cristo. No entanto, o sábio, “ainda que morra, viverá” (Jo 11:25).

Ela orienta – Salomão aconselha seu filho a não ser imprudente, a não seguir “pela vereda dos ímpios” nem andar “no caminho dos maus” (Pv 4:14). Significa que a sabedoria é justa e boa. Ela tem valor moral. Sabedoria é muito mais do que mera aquisição de informações ou conhecimento.

Mãos à Bíblia

2. Leia Deuteronômio 31:14-27. Quais preparativos Moisés fez antes de sua morte? Quais eram suas principais preocupações e como ele lidou com elas?

3. Pense na lei como uma “testemunha contra” eles. Como entendemos essa ideia no Novo Testamento? (Veja Rm 3:19-23). Como a lei nos indica necessidade de graça?

Em Deuteronômio 31, Deus instruiu Moisés a escrever um cântico que o Senhor lhe havia ensinado. Moisés devia ensinar o cântico aos israelitas. Um cântico, ao ser entoado, é mais facilmente compartilhado e difundido. Tem a capacidade de fazer com que as pessoas avaliem a si mesmas.

Pense Nisto
Qual das características da sabedoria que destacamos mais o impressiona?
Mãos à obra
- Volte ao texto que você copiou (Pv 4:5-15) e estude a passagem. - Faça um círculo em torno das palavras/frases/ideias repetidas. - Sublinhe palavras/frases que você achou importantes. - Desenhe setas ligando palavras/frases a outras palavras/frases que estejam associadas ou relacionadas. - Escolha um verso favorito do texto-chave desta semana. Escreva-o para ajudar na memorização.
Terça-feira, 10 de novembro
Sabedoria acima do conhecimento

Existe uma clara hierarquia de prioridades na verdadeira educação. Da perspectiva bíblica, o conhecimento, embora importante, é o menos valioso. Ao contrário do que se pensa, o principal objetivo da educação não é adquirir informações científicas ou habilidades literárias. A verdadeira educação valoriza o caráter acima da capacidade e a capacidade acima do conhecimento.

A sociedade atual tende a enfatizar demais o valor do conhecimento. As instituições acadêmicas são orientadas a transmitir as mais recentes informações e pesquisas. Embora isso tenha seus pontos positivos, existe uma falha. A educação precisa transmitir sabedoria, que é o uso correto do conhecimento. As instituições educacionais conseguem disseminar o conhecimento, mas a sabedoria e o bom-senso associados ao seu uso costumam estar ausentes.

Há razões pelas quais a sabedoria é mais fundamental do que o conhecimento no processo educacional. Primeiramente, Deus é onisciente e está disposto a transmitir sabedoria e conhecimento àqueles que sinceramente buscam cumprir Sua vontade. Ele tem poder para tornar as pessoas sábias sem precisar da ajuda do conhecimento humano. Atos 2:1 a 8 é o exemplo perfeito desse fato: pessoas sem instrução falaram em idiomas que nunca haviam estudado antes, porque o Espírito Santo outorgou essa capacidade a elas.

Em segundo lugar, os métodos educacionais modernos, muitas vezes, despertam o egocentrismo. Os alunos são ensinados a adquirir conhecimento com o objetivo de obter vantagem sobre seus colegas. Apelando-se ao ego, as debilidades de caráter que precisam ser superadas acabam sendo fortalecidas. Esse tipo de educação desperta no estudante o desejo de competir e se desenvolver às custas dos outros. Desde o início da carreira educacional, o aluno é ensinado a nutrir o egoísmo, que é a raiz de todo mal e o maior problema que o mundo enfrenta.

Geralmente, as lições aprendidas na escola são depois utilizadas no mercado de trabalho. Buscamos ser melhores do que os colegas de trabalho para que sejamos promovidos a uma posição melhor. Não levamos em consideração o consumidor quando discutimos margens de lucro, preocupamo-nos mais em tornar os negócios lucrativos e bem-sucedidos.

O objetivo da verdadeira educação é oposto à ambição egoísta, à sede pelo poder e à indiferença às necessidades dos outros. Isso acontece quando desenvolvemos o caráter à semelhança de Cristo. Assim, sob a direção do Espírito Santo, conseguimos subjugar o egoísmo e a ambição.

Mãos à Bíblia

4. Leia Josué 1:7, 8. O que o Senhor disse a Josué? Como os princípios encontrados no texto se aplicam a nós hoje? Assinale a alternativa correta:

A. (    ) Que ele devia ser forte e corajoso para obedecer à Lei.
B. (    ) Que ele devia adaptar a Lei à cultura da terra de Canaã.

5. Leia Apocalipse 12:17; 14:12, Romanos 1:5; 16:26; Tiago 2:10-12. O que esses versos nos revelam sobre obediência à Lei de Deus? A Lei não salva, mas porque é tão importante que a obedeçamos? Assinale a alternativa correta:

A. (    ) A Lei é uma garantia de que seremos salvos um dia.
B. (    ) Somos salvos para a obediência. A Lei de Deus ainda é válida hoje.

Antigo Testamento, Novo Testamento, Antiga Aliança, Nova Aliança, não importa. Como cristãos que creem na Bíblia, somos chamados a obedecer à Lei de Deus. A transgressão da Lei, também conhecida como pecado, apenas leva à dor, sofrimento e morte eterna.

Pense Nisto
- Observando o texto bíblico que você copiou e marcou, que ideia principal você destacaria? - Quais perguntas surgem em sua mente? - Quão aplicado você tem sido na busca da sabedoria?
Quarta-feira, 11 de novembro

Descubra a relação das passagens abaixo com o texto bíblico-chave (Pv 4:5-15) da lição desta semana:

  • Deuteronômio 8:1-6
  • João 6:22-58

Quais outras passagens lhe vêm à mente em conexão com educação e caráter?

Mãos à Bíblia

6. Leia 2 Crônicas 31:20, 21. Quais foram as principais razões para a prosperidade de Ezequias?

Pessoas boas e fiéis, cumpridoras da Lei, nem sempre prosperaram. Pode haver uma resposta parcial a essa questão difícil, que certamente surgirá quando buscarmos ensinar a importância da Lei.

Quinta-feira, 12 de novembro
Sacrifício pessoal

A bondade não é alcançada por meio de capacidade intelectual, pela eficiência administrativa, nem pela riqueza. Não são as pessoas mais bem-sucedidas que causam maior impacto na sociedade; são as que mais se importam com os outros. O amor é a maior motivação. Aqueles que amam a Cristo estão sempre determinados e dispostos a fazer o bem.

Talvez você se sinta desmotivado, achando que não possui nada de bom para oferecer, nem seja dotado de algum dom para usar na obra de Deus. Contudo, uma vida de consagração altruísta ao Senhor, de disciplina e de perseverança receberá de Cristo os maiores dons da graça. Os desafios que nosso mundo enfrenta não são a falta de mentes brilhantes, contas bancárias polpudas nem maiores recursos. A necessidade desesperada de nossa sociedade é a de homens e mulheres que sejam condutos da graça e da bondade de Deus para aqueles que precisam.

A sabedoria usa o conhecimento que possui e pergunta a si mesma: “Qual é o bem que posso realizar com as informações que obtive?” Para fazer o bem é necessário sacrifício pessoal. Pensar nos outros antes de pensar em nós. A sabedoria que vem do Alto se preocupa com a salvação e o bem-estar dos outros. Ela usa o conhecimento em harmonia com a Palavra de Deus.

Jesus é sabedoria. “No princípio era Aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus” (Jo 1:1). Ele não é apenas a Palavra de Deus; Ele é Deus, a Palavra. Jesus é a própria sabedoria. Portanto, “procure obter sabedoria” (Pv 4:5). Pois, se isso fizermos, estaremos desenvolvendo o caráter à semelhança de Cristo, e realizando a obra da verdadeira educação.

Mãos à Bíblia

7. Leia as seguintes passagens: Lc 2:51, 52; Fp 2:8; Hb 5:8; Jo 8:28, 29. Como elas nos relembram a obediência de Cristo ao longo de Sua vida?

“A suposta fé em Cristo que alega liberar as pessoas da obrigação de obedecer a Deus não é fé, mas presunção. ‘Pela graça sois salvos, mediante a fé’ (Ef 2:8). Entretanto, ‘a fé, se não tiver obras, por si só está morta’ (Tg 2:17). Antes de subir ao Céu, Jesus declarou: ‘Tenho guardado os mandamentos de Meu Pai e no Seu amor permaneço’ (Jo 15:10). Diz a Escritura: ‘Sabemos que O temos conhecido por isto: se guardamos os Seus mandamentos’” (1Jo 2:3; Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 61).

Pense Nisto
- O que Provérbios 4:5-15 revela sobre Jesus? - Quais são as semelhanças e as diferenças entre Jesus e a sabedoria? - O que Jesus está dizendo a você por meio destes textos? - Você passou a ver Jesus sob nova perspectiva depois desta lição?
Sexta-feira, 13 de novembro
A tarefa mais importante

"A verdadeira educação não desconhece o valor dos conhecimentos científicos ou aquisições literárias, mas, acima da instrução, aprecia a capacidade; acima da capacidade, a bondade; e acima das aquisições intelectuais, o caráter. O mundo não necessita tanto de homens e mulheres de grande intelecto, quanto de nobre caráter. Precisa de homens e mulheres cuja habilidade seja dirigida por princípios firmes.

“‘A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria’ (Pv 4:7). ‘A língua dos sábios adorna a sabedoria’ (Pv 15:2). A verdadeira educação transmite esta sabedoria. Ensina o melhor uso não somente de uma, mas de todas as nossas habilidades e aquisições. Assim abrange todo o ciclo das obrigações: para conosco, para com o mundo e para com Deus.

“A formação do caráter é a obra mais importante já confiada a seres humanos; e nunca no passado seu cuidadoso estudo foi tão importante como hoje. Jamais qualquer geração prévia teve que enfrentar aflições tão intensas; nunca antes rapazes e moças foram confrontados por perigos tão grandes como hoje.

“Qual é a tendência da educação dada atualmente? Qual é o objetivo para o qual se apela mais frequentemente? O proveito próprio. Grande parte dessa educação é uma perversão desse nome. Na verdadeira educação, a ambição egoísta, a avidez do poder, a desconsideração pelos direitos e necessidades da humanidade – coisas que são uma maldição para o nosso mundo – encontram uma influência contrária. O plano de vida estabelecido por Deus tem um lugar para cada ser humano. Cada um deve aperfeiçoar seus talentos até ao ponto máximo; e a fidelidade em fazer isso confere honra à pessoa, sejam muitos ou poucos os seus dons.

“Assim se estabelece a luta pela supremacia, e se incentiva o estudo excessivo em curto espaço de tempo antes de um exame. Tal atitude, em muitos casos, destrói a saúde e impede uma vida útil. Em muitos outros, a rivalidade conduz à desonestidade; e, alimentando a ambição e o descontentamento, amargura a vida e ajuda a encher o mundo com esses indivíduos inquietos, turbulentos, que são uma contínua ameaça à sociedade. […]

“Em cada geração e país, o verdadeiro fundamento e modelo para a formação do caráter tem sido o mesmo. A lei divina ‘ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração’ e o ‘seu próximo como a si mesmo’ (Lc 10:27) – grande princípio que foi manifestado no caráter e na vida de nosso Salvador – é o único fundamento certo e o único guia seguro.

“Com relação à obediência aos Seus mandamentos, é tão verdade hoje como foi nos dias em que foram estas palavras proferidas a Israel: ‘Assim os outros povos verão a sabedoria e o discernimento de vocês’” (Dt 4:6; Ellen G. White, Educação, p. 225-229).

 

DISCUSSÃO

Compartilhe com sua classe o que você extraiu desta lição, por exemplo: descobertas, observações, dúvidas e pontos principais.

Perguntas sugestivas para ser discutidas:

  • Quais são os componentes mencionados por Ellen White quanto às características da verdadeira educação? Como você tem procurado desenvolver e praticar essas características?
  • Como a educação centralizada exclusivamente no conhecimento pode ser perigosa?
  • Avalie sua experiência educacional à luz do estudo desta semana.
  • Quais são as diferenças entre a motivação egoísta e a altruísta? Como podemos evitar a primeira?
  • Por que o desenvolvimento do caráter é a “a tarefa mais importante já confiada a seres humanos”?
Pense Nisto
- Depois do estudo desta semana, quais aplicações você pode fazer em sua vida? - Quais práticas você pretende adotar na escola, na família, no trabalho e na igreja?