Lição 7
06 a 12 de maio
Liderança servidora
“Lancem sobre Ele toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês” (1Pe 5:7).
Prévia da semana: Os anciãos atuavam como pastores e bispos nas igrejas. Pedro apelou à liderança, bem como a todos os fiéis, jovens ou velhos, que tivessem um espírito de humildade e serviço. Deus exaltará no devido tempo aqueles que se humilharem sob Sua poderosa mão.
Leitura adicional: Ellen G. White, Parábolas de Jesus, capítulo 16, “A Reabilitação do Homem”; Efrain Agosto, Servant Leadership: Jesus and Paul (Chalice Press, 2005)
Domingo, 07 de maio
O verdadeiro Pastor

“Pastoreie as Minhas ovelhas.” Essas palavras de Jesus, ditas três vezes a Pedro, ficaram gravadas em seu coração. Elas o quebrantaram. Certamente, foi delas que Pedro se lembrou ao treinar os presbíteros e líderes da igreja primitiva. Ser um pastor amorável e dedicado para com os seguidores de Cristo tornou-se o principal objetivo do apóstolo. Em 1 Pedro 5 ele apresentou o padrão a ser seguido por seus colegas de ministério.

Pedro falou sobre servir com humildade (1Pe 5:5, ARA). William Barclay explica que, no original grego, essas palavras descrevem uma peça de vestuário amarrada com um nó, comumente usada por cima da roupa para protegê-la, ou como avental, por um escravo. Jesus vestiu uma peça assim quando lavou os pés dos discípulos.1 Portanto, atuar como líder significa agir como servo.

Pedro nos exortou a entregar todas as nossas ansiedades a Cristo porque Ele cuida de nós. Ele falou sobre o sofrimento, que não deve “nos quebrantar, mas nos edificar.”2 O sofrimento pode nos levar à amargura, mas, se acreditarmos que o nosso Pai celestial jamais permitirá que choremos desnecessariamente, veremos que vale a pena sofrer por Cristo. Barclay comenta que “o objetivo de Deus é que o sofrimento enriqueça a vida.”3 Todos têm suas lutas. As provações nos ajudam a entender as necessidades dos outros.

Às vezes, a vida parece um emaranhado confuso, como o avesso de uma peça de tapeçaria. Isso me lembra a poesia “O Plano do Grande Tecelão”, que diz: “Às vezes Ele tece tristeza/E, em meu tolo orgulho, me esqueço/De que Ele está vendo o direito/E eu só vejo o avesso.”4 Servir com o coração do verdadeiro Pastor significa conseguir, pelo poder divino, erguer-nos acima dos nossos problemas, entender as necessidades dos outros e levá-los ao Pastor que pode enxugar suas lágrimas.

1. William Barclay, The New Daily Study Bible: The Letters of James and Peter, (Louisville, Ky.: Westminster John Knox Press, 1975), p. 270.

2. Ibid., p. 272.

3. Ibid., p. 273.

4. Corrie Ten Boom, “The Master Weaver’s Plan”, http://www.challies.com/articles/gods tapestry, acessado em 19 de janeiro de 2015.

Natália Carter | Sunshine Coast, Austrália

Mãos à Bíblia

1. Leia Atos 6:1-6; 14:23; 15:6; 1 Timóteo 5:17 e 1 Pedro 5:2. Quais eram os desafios enfrentados pela igreja primitiva? Qual era o papel de seus líderes?

O grupo se tornou grande demais para sua liderança, e o rápido crescimento da igreja demandou outras situações. Por exemplo, os judeus de língua grega se queixaram de que suas viúvas estavam sendo esquecidas na distribuição de alimentos. Como resultado disso, foi necessário estabelecer uma estrutura a fim de administrar as funções cotidianas da igreja (At 6:1-6). É nesse contexto que é nomeado o corpo de diáconos, para auxiliar os doze apóstolos na administração dos recursos da igreja.

Como podemos trabalhar de maneira mais eficaz com os líderes da igreja, mesmo que não concordemos com eles em todas as coisas?

Segunda-feira, 08 de maio
O que é um líder servidor?

É ser um pastor (Jo 10:11; 21:15-17; 1Pe 5:1-10). Em 1 Pedro 5, encontramos os conselhos que o apóstolo deu aos líderes cristãos quando a igreja primitiva estava se espalhando pelo continente asiático. Pedro apelou para que cuidassem do “rebanho do Senhor” (1Pe 5:2). Jesus usou a metáfora do bom Pastor para descrever Sua missão: “Eu Sou o bom Pastor. O bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (Jo 10:11). O pastor dedica amor, cuidado e proteção às ovelhas do seu rebanho. Da mesma forma que o pastor cuida das necessidades físicas das ovelhas, somos exortados a cuidar das necessidades espirituais do rebanho que nos foi confiado. Esse rebanho pode ser grande ou pequeno. Pode ser um ministério, uma família, uma sala de aula ou seus vizinhos. Seja qual for o contexto, Pedro encorajou os líderes a “pastorear” aqueles que Deus confiou aos seus cuidados.

É alguém íntegro (Tg 2:17, 18; 1Pe 5:3). “Quando perdemos a confiança, está tudo acabado. Não conseguimos mais liderar.”1 A confiança que depositamos em alguém é adquirida devido à sua integridade. “Não procurem dominar os que foram entregues aos cuidados de vocês, mas sejam um exemplo para o rebanho” (1Pe 5:3, NTLH). Liderar pelo exemplo é refletir a vida de Cristo em meu modo de andar, falar e proceder. É expressar minha fé por meio de ações concretas. “Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta. […] Eu vou lhe mostrar a minha fé por meio das minhas ações” (Tg 2:17, 18, NTLH).

É alguém com boa vontade (Mt 20:28; Gl 1:10; 1Pe 5:2). Pedro exortou os presbíteros a cuidar do rebanho, mas isso deveria ser feito com boa vontade e dedicação. De acordo com Paulo, aquele que se dispõe a cuidar do rebanho do Senhor não deve estar preocupado com a aprovação dos homens: “Por acaso eu procuro a aprovação das pessoas? Não! O que eu quero é a aprovação de Deus” (Gl 1:10, NTLH). A liderança servidora é motivada pelo desejo de servir Aquele que “não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos” (Mt 20:28). O supremo sacrifício de Jesus é o que motiva o líder a se oferecer para servir, impulsionado pelo desejo de mostrar esse amor aos outros.

É ser humilde (Jo 13:4; 1Pe 5:5, 6). “No trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade” (1Pe 5:5, ARA). Na língua original, a palavra aqui traduzida “cingi-vos” é bastante incomum. Sua tradução literal seria “amarrar-se”.2 Jesus “pegou uma toalha e amarrou na cintura” (Jo 13:4, NTLH), e, em humilde servidão, lavou os pés de Seus discípulos. Pedro admoestou os líderes a ser humildes e a demonstrar publicamente sua disposição para servir.

Essa humildade não procede de um senso de inferioridade, mas são o resultado de “[se humilharem] debaixo da poderosa mão de Deus” (1Pe 5:6), o que produz reverência e admiração diante do grande poder de Deus.

É ser perseverante (Hb 12:1-4; 1Pe 5:8, 9). No fim de sua primeira carta, Pedro encorajou os presbíteros a ser prudentes contra os ataques do diabo, perseverantes na liderança e firmes na fé. “Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor. […] Resistam-no, permanecendo firmes na fé” (1Pe 5:8, 9). Mantendo os olhos fixos em Jesus podemos obter a força necessária para exercer uma liderança eficaz. Jesus “suportou a cruz, desprezando a vergonha” (Hb 12:2). “Pensem bem nAquele que suportou tal oposição dos pecadores contra Si mesmo, para que vocês não se cansem nem se desanimem” (Hb 12:3).

1. Bill Hybels, citado em Mark Conner, “Willow Creek Leadership Summit 2012—Reflections”, http://markconner.typepad.com/catch_the_wind/2012/08/willow-creek-leadership-summit-2012-reflections-part-2.html, acessado em 19 de agosto de 2012.

2. Simon J. Kistemaker, New Testament Commentary, v. 11 (Ada, Mich.: Baker Pub. Group, 1987), p. 196, 197.

Lyndelle Peterson | Sydney, Austrália

Mãos à Bíblia

2. De acordo com 1 Pedro 5:1-4, como os líderes deveriam exercer suas funções na igreja? Como esses princípios se aplicam a nós? Assinale a alternativa correta:

A.( ) Dominando com rigor e firmeza seus subordinados.

B.( ) Pastoreando o rebanho com o desejo de servir. Devemos cuidar das pessoas confiadas à nossa responsabilidade.

C.( ) Obrigando os liderados a trabalhar mais. A fim de livrar-nos dos deveres da nossa função, devemos colocar tudo sobre os ombros das outras pessoas.

3. Leia Jeremias 10:21, Ezequiel 34:8-10 e Zacarias 11:17. Que advertência é dada aos pastores? Assinale a alternativa correta:

A.( ) Perderão a função de pastor, caso cuidem de si mesmos e se esqueçam do rebanho a eles confiado.

B.( ) Sofrerão ataques físicos dos lobos que os cercam, caso atravessem os limites para buscar as ovelhas.

C.( ) Eles serão envergonhados, caso deixem as ovelhas fazer o que bem entendem.

Uma importante função da liderança cristã é trabalhar com os membros de modo tão paciente quanto os pastores devem trabalhar com as ovelhas. Os anciãos devem gentilmente reuni-los para o culto e para compartilhar a mensagem de Jesus com os que precisam conhecer Sua salvação.

Pense Nisto
Jesus tinha todas essas características ou qualidades de liderança? Quais exemplos de boa liderança você pode extrair do ministério de Jesus e aplicar ao seu ministério? De que maneira você pode usar esses princípios para cumprir a missão com mais eficiência?
Terça-feira, 09 de maio
Liderar com humildade

Jesus mostrou que liderar não significa ocupar o centro das atenções. Ao assumir o papel de servo durante a última ceia, Cristo deu a Seus discípulos “um exemplo que nunca esqueceriam. Seu amor por eles não se alterou nem esfriou. […] Tinha plena consciência de Sua divindade, mas pôs de lado a coroa real e as vestimentas de Rei e assumiu a forma de Servo. Um dos últimos atos de Sua vida na Terra foi vestir-Se como servo e desempenhar papel de servo.”1

“Jesus, Aquele que era servido por todos, tornou-Se Servo de todos. E porque ministrou a todos, por todos será novamente servido e honrado. E os que quiserem partilhar de Seus divinos atributos, participando com Ele da alegria de ver pessoas redimidas, devem seguir Seu exemplo de abnegado ministério.”2

“O impetuoso, zeloso e confiante Pedro negou repetidamente seu Senhor. Depois, arrependeu-se amargamente. Esse exemplo deveria ser uma admoestação para que todos se guardem da confiança própria.

“Aqueles que se humilham e se tornam criancinhas são os que o Senhor deseja ensinar. Deus não depende de nenhum talento humano, porque Ele é a fonte de todo dom perfeito. A pessoa mais humilde ama, teme a Deus e se torna possuidora dos dons celestiais. O Senhor pode usá-la porque ela não se empenha em trabalhar somente de acordo com suas próprias normas. […] Sua vida é um reflexo da vida de Cristo.

“Precisamos cultivar mansidão e humildade se queremos possuir o espírito de Cristo.”3

1. Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 645.

2. Ibid., p. 651.

3. Ellen G. White, A Fé pela qual Eu Vivo [MM, 1959], 12 de maio.

Sara Bolst | Mirrabooka, Austrália

Mãos à Bíblia

4. Quais princípios fundamentais de liderança cristã são encontrados em 1 Pedro 5:3 e Mateus 20:24-28? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:

A.( ) A liderança cristã deve ser compartilhada entre todos, afinal todos possuem a mesma função.

B.( ) De acordo com os valores do mundo, liderar significa exercer domínio e poder; mas para Jesus significa servir.

C.( ) O líder cristão pensa primeiramente nos próprios interesses. Ele busca ser servido e não servir.

5. Leia Filipenses 2:4-8. De que modo esse texto de Paulo coincide com o que Pedro escreveu?

Pense Nisto
Como podemos seguir o exemplo de liderança servidora de Cristo em nosso mundo e, ao mesmo tempo, permanecer fiéis às nossas crenças? O conceito moderno de liderança, particularmente no local de trabalho, exalta e, muitas vezes, idolatra aqueles cuja liderança é egocêntrica e dominadora. Como a liderança servidora pode ser usada eficazmente em lugares que têm essas expectativas?
Quarta-feira, 10 de maio
Todos somos líderes

Ao ler 1 Pedro 5:1-10, percebi uma frase que havia anotado no rodapé da página. Dizia: “Isso foi bonito, Pedro.” Em algum momento, possivelmente, dois ou três anos antes, essas maravilhosas palavras falaram ao meu coração. O texto consiste nas palavras finais do apóstolo em sua primeira carta, dirigidas aos presbíteros da igreja primitiva que estavam desanimados por causa da perseguição.

A liderança eclesiástica não deve acontecer pela força humana. Pedro usou a analogia de um pastor de ovelhas (1Pe 5:2-4), alguém que guia com cuidado, protege o rebanho e o conduz em segurança. O apóstolo desejava que os líderes servissem, não para desfrutar status nem exercer controle total e autoritário sobre os membros, mas para que oferecessem um serviço caracterizado pelo domínio próprio, discernimento, diligência e confiança no poder divino. Devemos lançar toda a nossa ansiedade sobre Deus porque Ele cuida de nós (1Pe 5:7).

De acordo com a Concordância de Strong, a palavra “presbítero”, nas epístolas, pode se referir “não apenas a líderes oficiais”, mas a um contexto mais amplo.* Esse texto de Pedro se aplica a todos, crianças, jovens e idosos, pois todos temos pessoas que precisam da nossa orientação, e todos somos chamados a guiar os outros da maneira pela qual Cristo nos guiou.

Tem aquela criança que anda atrás de você toda semana na igreja, ou aquele adolescente que confia em você porque o considera mais experiente. Aquele irmão idoso que constantemente o incentiva a continuar servindo a Cristo. Para onde você os está conduzindo? De que maneira você demonstra gratidão aos líderes que o guiaram?

* James Strong, Strong’s Exhaustive Concordance of the Bible (Nashville, Tenn.: Abingdon Press, 1890), p. 1638.

Anna Beaden | Sunshine Coast, Austrália

Mãos à Bíblia

No mundo antigo em que Pedro viveu, a humildade era a postura adequada às pessoas de posição inferior diante daquelas de posição superior. Na Bíblia, a humildade é vista sob uma perspectiva diferente daquela observada na época e na cultura em que Pedro viveu. A atitude correta para com o Senhor é a humildade. “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que Ele, em tempo oportuno, vos exalte” (1Pe 5:6).

A humildade, e não o orgulho, deve caracterizar o relacionamento do cristão com Deus e uns com os outros (1Pe 5:5).  Somos todos iguais, e diante da cruz, todos devemos nos humilhar. Essa humildade também deve ser revelada em nosso relacionamento com os outros.

6. Leia 1 Pedro 5:5-7. Dado o contexto e o tempo em que os leitores da carta viveram, o que é tão excepcional nessa passagem? Assinale a alternativa correta:

A.( ) A recomendação de afrontar a elite dominante.

B.( ) A ordem de retribuir os atos dos orgulhosos com a mesma moeda.

C.( ) A exortação de que fossem submissos e humildes.

 

Pense Nisto
Pense nas pessoas que você está influenciando e no tipo de influência que está exercendo.
Quinta-feira, 11 de maio
Liderar ou ser liderado?

Eu nunca havia me considerado líder. Sempre gostei de ficar nos bastidores e receber ordens dos outros quanto ao que fazer. Para ser honesta, sempre pensei que isso era o que Deus desejava para mim. No entanto, algumas coisas me fizeram compreender que todos nós fomos chamados não somente para ser discípulos de Cristo, mas também para conduzir outros em sua caminhada rumo ao Céu.

De repente não havia mais ninguém para ocupar a posição de líder. Precisei confiar no poder divino para me capacitar e orientar. Aprendi que precisamos estar sempre dispostos a “[pastorear] o rebanho de Deus que está aos [nossos] cuidados” (1Pe 5:2), prontos para passar de um simples seguidores de Cristo para líderes cheios de fé.

Como podemos nos tornar líderes segundo a vontade de Deus?

Devemos nos tornar servos. “Quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo” (Mt 20:26). Cristo deu Seu exemplo ao demonstrar humildade para com os discípulos. Embora fosse Rei do Universo, Ele escolheu ser servo. Mostrou a todos o que significa servir aos outros e, ao mesmo tempo, amá-los e levá-los a Deus. Também precisamos nos humilhar e servir ao próximo de um modo que reflita a imensurável bondade e inexplicável humildade de nosso Salvador.

Devemos ser líderes que formem outros líderes. Para tanto, primeiramente, é necessário que nos tornemos exemplos. Ao demonstrar as qualidades da liderança de Cristo, levaremos outros a conhecer o caráter de Jesus, o plano de salvação e a esperança de Sua volta. Além disso, ajudaremos a formar novos discípulos para o Mestre.

Confiar na direção divina. Deus não pede que nos tornemos líderes por nossa própria capacidade, mas por meio dAquele que percorreu esse caminho antes de nós. Ele promete que, se seguirmos a direção do Espírito Santo, Ele nos dará capacidade e sabedoria para conduzir outros ao Seu reino eterno.

Nicole Sandy | Townsville, Austrália

 

Mãos à Bíblia

O grande conflito não era apenas uma teologia abstrata aos seus leitores. Conforme já vimos, Pedro escreveu suas cartas em um contexto de perseguição.

7. Leia 1 Pedro 5:8-10 e Apocalipse 12:7-9. Qual é a obra de Satanás e do mal em nosso mundo? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:

A.( ) O mal existe porque um anjo se rebelou contra Deus. Ele foi lançando para a Terra, onde vive enganando as pessoas.

B.( ) O mal teve sua origem no Éden, no momento em que a serpente enganou Eva. A serpente se tornou um dragão, que guerreia contra os servos do Altíssimo.

C.( ) O mal foi criado quando Deus estabeleceu o livre-­arbítrio como fundamento de Seu governo.

8. Leia 1 Pedro 5:10. O que o apóstolo disse nessa passagem?

“Ora, o Deus de toda a _________________________, que em Cristo vos chamou à Sua eterna _________________________, depois de terdes _________________________ por um pouco, Ele mesmo vos há de _________________________, firmar, _________________________ e fundamentar”.

 

Sexta-feira, 12 de maio
Sucesso na liderança

Em 2000, a Harvard Business Review publicou os resultados do estudo feito por Daniel Goleman durante três anos sobre os estilos de liderança de aproximadamente 3.800 executivos ao redor do mundo. Goleman concluiu que há seis estilos de liderança, e que cada um tem um efeito diferente sobre a cultura e a produtividade da empresa em que essa liderança é exercida. Em seu artigo “A Liderança que Obtém Resultados”, ele descreveu esses seis estilos:*

• Liderança coercitiva, que exige obediência imediata

• Liderança mobilizadora, que mobiliza as pessoas em direção aos objetivos

• Liderança agregadora, que cria vínculos e harmonia emocional

• Liderança democrática, que cria consenso por meio da participação

• Liderança agressiva, que espera excelência e autodireção

• Liderança treinadora, que desenvolve as pessoas para o futuro.

Goleman verificou que os líderes mobilizadores, agregadores, democráticos e treinadores exerciam um impacto geralmente positivo sobre as organizações, enquanto os líderes coercitivos e agressivos, não. É surpreendente que o “líder servidor” tenha sido omitido do artigo de Goleman. Talvez entre esses 3.800 executivos de empresas não tenha havido um número suficiente de casos de liderança servidora que justificasse sua menção. Ou, talvez, a justaposição das palavras “líder” e “servidor” não fosse um conceito aceitável entre os leitores da Harvard Business Review.

Como cristãos, somos chamados a seguir o exemplo de Cristo e a nos tornarmos líderes servidores, homens e mulheres dispostos a proclamar a graça, a misericórdia e a justiça de Deus ao mundo. A cada um de nós foram concedidos dons espirituais para cumprir esse elevado propósito, descrito em Marcos 10:42-45. Talvez a liderança servidora não seja considerada a chave para o sucesso de uma corporação, mas é a chave para o sucesso da vida eterna!

* http://www.mettodo.com.br/pdf/Lideranca%20que%20obtem%20resultados.pdf. Daniel Goleman, extraído e adaptado da Harvard Business Review, O Que Faz o Líder (Editora Campus, 2005).

Lesleigh Bower | Perth, Austrália

Pense Nisto
A liderança servidora não deve ser empregada unicamente no contexto da igreja. Quais são outras esferas de influência em que você pode demonstrar esse tipo de liderança?
Mãos à obra
Leia atentamente 1 Pedro 5:1-10 na NTLH e medite nas seguintes frases: “Cuidem bem do rebanho”, “Não procurem dominar os que foram entregues aos cuidados de vocês”, “Sejam um exemplo”, “Estejam alertas e fiquem vigiando”. Medite nas palavras do hino “Ouve-nos, Pastor Divino” (HASD, 396). Quais são as qualidades ideais na liderança de um pastor? Pesquise na internet a respeito da pintura de Ford Madox Brown, “Jesus Lava os Pés de Pedro”. Ela é uma representação do exemplo de humildade dado por Jesus. Pense em alguma forma de servir sua comunidade demonstrando amor cristão. Observe em algum filme sobre a natureza o comportamento dos líderes dos grupos de animais mamíferos.