“Santo Espírito, és bem-vindo nesse lugar” (música gravada no Brasil por Bianca Toledo) era tocada suavemente pelo organista enquanto apreciávamos sentados na nave da igreja. Como parte do grupo de funcionários da Universidade, havíamos nos reunido para pedir a direção divina para o novo ano letivo. De repente, o som suave de asas em movimento desviou minha atenção. Vi uma pomba que entrava pela porta da igreja e pousou no varão da cortina da plataforma, à esquerda do órgão. Ela permaneceu ali por alguns instantes. Depois, voou silenciosamente até o fundo da igreja, fez meia-volta e retornou à plataforma, no local em que havia pousado inicialmente. Fiz sinal para que o fotógrafo, que se encontrava ali perto, registrasse a cena. Após a reunião, ele comentou que chegou a pensar que a pomba havia sido solta ali de propósito, pois, tendo em vista a associação da pomba com o Espírito Santo (Mt 3:16; Mc 1:9, 10; Jo 1:32, 33), sua entrada na igreja, enquanto a música estava sendo tocada, tinha sido apropriada demais.
A cena me fez lembrar a ocasião do Pentecostes (At 2:1-4). Ali, 120 discípulos estavam reunidos no cenáculo quando o Espírito Santo desceu sobre eles em forma de línguas de fogo. Será que a pomba que adentrou em nossa reunião foi também uma manifestação da presença do Espírito Santo?
O Espírito Santo atuou na criação (Gn 1:2). Ele tem atributos divinos: é onipresente (Sl 139:7), onisciente (Is 40:13; 1Co 2:10, 11), onipotente (Zc 4:6; Rm 15:19). Ele inspirou os escritores da Bíblia (2Tm 3:16; 2Pe 1:21). Cristo confortou Seus discípulos com a promessa da vinda do Consolador (Jo 14:5-17). O Espírito Santo intercede por nós (Rm 8:26-28) e nos guia a toda a verdade (Jo 16:13).
Nesta semana, estudaremos sobre o papel do Espírito Santo na formação das Escrituras Sagradas. Vamos orar para que Ele entre em nossa vida e permaneça em nosso coração!
Beverly Henry | Mandeville, Jamaica
Como Deus Se certifica de que Sua vontade seja fielmente comunicada aos seres humanos caídos? Ele faz isso por meio de duas principais ações relacionadas ao Espírito Santo: revelação e inspiração.
1. Leia 2 Pedro 1:19-21. Qual é a origem da mensagem profética da Bíblia? O que ela nos revela sobre a autoridade da Palavra de Deus?
Pedro nos diz que a mensagem profética não é de origem humana. Os profetas foram movidos pelo Espírito Santo e o conteúdo de suas mensagens veio de Deus. É essa origem divina que confere à Bíblia a autoridade máxima sobre nossa vida.
Toda a Escritura é inspirada por Deus (2Tm 3:16). A palavra profética não tem origem humana, pois “homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo” (2Pe 1:21). Durante o processo em que receberam as mensagens divinas que viriam a se tornar a Palavra de Deus, os profetas ficaram sob o controle do Espírito Santo.
O verbo hebraico que aparece na expressão “a Palavra do Senhor (que) veio” (Jr 1:2, 4, 11, 13; Ez 1:3; Os 1:1; Jl 1:1; Jn 1:1; Mq 1:1; Sf 1:1; Zc 1:1), significa “vir a ser” ou “passar a existir”. Portanto, eles não descreveram esse encontro divino como um processo em que a Palavra do Senhor saiu dEle e foi até o profeta. A Palavra de Deus “passou a existir” para eles, por assim dizer.
Isso inclui a ideia de algum tipo de encontro entre o profeta e o Espírito Santo. Ezequiel deu uma ideia melhor do que esse processo podia envolver, quando disse: “O Espírito entrou em mim” (Ez 3:24). Miqueias declarou a respeito do seu ministério profético: “Mas quanto a mim, estou cheio de poder, do Espírito do Senhor” (Mq 3:8, A Bíblia Viva). Davi ainda foi além, ao declarar: “O Espírito do Senhor falou por meu intermédio; Sua palavra esteve em minha língua” (2Sm 23:2).
O Espírito e a compreensão da Palavra (Jo 16:13; 1Co 2:10-14). O mesmo Espírito que inspirou e guiou os autores na produção da Bíblia, também ilumina o pesquisador sincero da Palavra de Deus. Jesus declarou: “Quando o Espírito da verdade vier, Ele os guiará a toda a verdade” (Jo 16:13).
“Deus o revelou a nós por meio do Espírito”, que “sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus” (1Co 2:10). Visto que somente o Espírito de Deus conhece as coisas de Deus (v. 11), nós O recebemos de Deus para que “entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente” (v. 12) em Sua Palavra. Esse papel do Espírito Santo é enfatizado ainda mais pela afirmação de que a pessoa que “não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus”, porque elas são “discernidas apenas por meio do Espírito” (v. 14). Em outras palavras, é impossível entender e aceitar a Palavra de Deus sem o Espírito de Deus.
O Espírito, a transformação e o reavivamento por meio da Palavra (Ez 37:1-14; Jo 17:17). Toda a Escritura é “útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça” (2Tm 3:16). Isso abrange todas as dimensões do crescimento espiritual. A oração de Jesus ao Pai em favor de Seus discípulos: “Santifica-os na verdade; a Tua Palavra é a verdade” (Jo 17:17) demonstra que a Palavra de Deus é a verdade e o agente santificador.
O papel do Espírito na transformação e no reavivamento espiritual por meio da Palavra é vividamente ilustrado na visão do vale dos ossos secos, uma representação simbólica da condição do povo de Israel (Ez 37:1-14). Mesmo depois que Ezequiel profetizou aos ossos e eles se juntaram, e foram ligados por tendões e cobertos por carne, ainda não estavam vivos (v. 7, 8). Somente quando Ezequiel, orientado por Deus, ordenou que o Espírito entrasse neles, eles reviveram (v. 9, 10). A palavra hebraica traduzida aqui como “espírito” é o mesmo termo usado em Gênesis 1:2 para o “Espírito” de Deus (ruach). De idêntica maneira, a Palavra inspirada de Deus só resultará em transformação e reavivamento quando o Espírito (ruach) que inspirou os escritores bíblicos trouxer convicção ao leitor da Palavra.
O Espírito e a capacitação para proclamar a Palavra (Jo 20:21, 22; At 1:4, 5, 8). Duas ações de Jesus, após Sua ressurreição, demonstram o papel vital do Espírito na capacitação dos cristãos para proclamar a Palavra de Deus. A primeira foi a ordem dada aos discípulos para que permanecessem em Jerusalém até que recebessem o Espírito Santo e fossem capacitados para a missão (At 1:4, 5, 8). A segunda, logo depois, foi conceder-lhes o Espírito (Jo 20:21, 22). No dia de Pentecostes foi cumprida a promessa: “Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava” (At 2:4). Então, quase três mil pessoas foram batizadas (v. 41).
Orlando Moncrieffe | Bergenfield, New Jersey, EUA
Inspiração é o termo usado para descrever a influência de Deus, pela atuação do Espírito Santo, na comunicação de Sua mensagem por meio de instrumentos humanos. Essa é a razão da unidade fundamental em toda a Bíblia sobre a verdade.
2. Leia os seguintes textos: 2Pe 1:21, Dt 18:18, Mq 3:8 e 1Co 2:9-13. O que eles dizem sobre os escritores bíblicos e a atuação de Deus na origem da Bíblia? Assinale a alternativa correta:
A. ( ) Deus é o Autor da revelação, porém os escritores bíblicos deram sua interpretação pessoal da revelação.
B. ( ) Deus é o Autor da revelação e os escritores bíblicos Seus instrumentos, mas a mensagem proveio de Deus.
C. ( ) Deus é o Autor da revelação. Os escritores bíblicos não tiveram nenhum papel na mensagem bíblica. Deus a ditou palavra por palavra.
“Deus tem Se alegrado em comunicar Sua verdade ao mundo mediante instrumentos humanos, e Ele mesmo, por Seu Santo Espírito, habilitou e autorizou homens a fazer Sua obra. Ele guiou a mente na escolha do que dizer e do que escrever. O tesouro foi confiado a vasos de barro, todavia ele é do Céu” (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 26).
As Escrituras contêm tudo o que é necessário para nossa salvação, e o Espírito Santo ilumina a mente e transforma a vida de maneira a nos colocar em harmonia com a vontade de Deus. Ellen White escreveu: “Há na Palavra verdades que, qual veios de ouro precioso, estão ocultos sob a superfície. O tesouro escondido é descoberto ao ser buscado, assim como o mineiro busca o ouro e a prata. A prova da verdade da Palavra de Deus é encontrada nela própria. [...] O significado profundo das verdades da Palavra de Deus é desvendado à nossa mente por Seu Espírito.”¹
“Ouve-se o vento por entre os ramos das árvores [...]. Porém, é invisível, e ninguém sabe de onde ele vem nem para onde vai. O mesmo ocorre quanto à atuação do Espírito Santo no coração. Como os movimentos do vento, não pode ser explicada. [...] Pouco a pouco, sem que a pessoa tenha talvez consciência do fato, produzem-se influências que tendem a atrair a mente para Cristo. Isso pode ocorrer quando se medita nEle, quando se lê as Escrituras ou quando se ouve a mensagem do pregador. De repente, quando o Espírito chega com um apelo mais direto, a pessoa se entrega alegremente a Jesus.”²
“Embora o vento seja invisível, produz efeitos que são vistos e sentidos. Assim, a obra do Espírito na pessoa se revela em cada ato daquele que experimentou esse poder salvador. Quando o Espírito de Deus toma posse do coração, transforma a vida. Pensamentos pecaminosos são afastados, e más ações são renunciadas [...]. A alegria substitui a tristeza, e o rosto reflete a luz do Céu.”³
1. Ellen G. White, Testemunhos para a Igreja, v. 8, p. 157.
2. Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 172.
3. Ibid., p. 173.
Carol Joy Fider | Mandeville, Jamaica
Enquanto a revelação é o ato sobrenatural por meio do qual Deus revela a verdade a pessoas escolhidas, a inspiração é a atuação do Espírito Santo para preservar a veracidade daquilo que os autores humanos escreveram.
3. O que o Salmo 119:160 ensina sobre tudo o que Deus nos revela? Complete as lacunas:
A ___________________________________________ é a ___________________________________________ da Palavra de Deus; portanto, tudo o que Deus nos ___________________________________________ é ___________________________________________.
4. Leia João 17:17. O que é dito sobre a Palavra de Deus?
A. ( ) A Palavra de Deus é a verdade.
B. ( ) Uma parte da Palavra de Deus é a verdade.
A Palavra de Deus é digna de confiança e de toda a aceitação. Nossa tarefa não é julgar as Escrituras; ao contrário, elas têm o direito e autoridade de nos julgar (ver Hb 4:12). Por isso, é indispensável submeter nosso julgamento à Palavra de Deus e não o contrário.
Expressões como: “Assim diz o Senhor” (Êx 4:22), “O Espírito do Senhor falou por meu intermédio” (2Sm 23:2), e: “A palavra do Senhor veio a mim” (Jr 2:1), apontam para Aquele que deu a mensagem. O modo mais comum pelo qual Deus costumava Se comunicar era através de sonhos ou visões: “Quando entre vocês há um profeta do Senhor, a ele Me revelo em visões, em sonhos falo com ele” (Nm 12:6). O profeta, sob a inspiração do Espírito Santo, recebia a revelação de Deus. O apóstolo Pedro afirmou: “Nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. [...] mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo” (2Pe 1:20, 21, ARC).
No entanto, a mensagem transmitida pelo profeta era comunicada em linguagem humana, de acordo com sua cultura, seu grau de instrução e sua maneira de se expressar. Portanto, quando alguém lê a Bíblia, consegue perceber os diferentes estilos literários dos autores. É importante notar, também, que a inspiração não terminava quando o profeta recebia a mensagem. O Espírito Santo guiava o profeta quando ele escrevia ou comunicava a mensagem recebida.
Alguns teólogos defendem a inspiração verbal ou mecânica, ou seja, tudo o que os profetas disseram foi “ditado” por Deus palavra por palavra. Contudo, o peso das evidências aponta para a inspiração dinâmica (mente) ou de pensamentos, em vez da inspiração verbal.
Robert Wright | Mandeville, Jamaica
O Espírito Santo foi essencial na comunicação da Palavra de Deus escrita. Ele é um instrutor que nos leva a uma compreensão correta das Escrituras para que a nossa vida seja caracterizada pela fidelidade e obediência à vontade de Deus.
5. Leia 1 Coríntios 2:13, 14. O que Paulo disse sobre a necessidade de interpretar as coisas espirituais? Assinale a alternativa correta:
A. ( ) O homem pode compreender as coisas espirituais, pois elas lhes são naturais.
B. ( ) O homem não pode compreender as coisas espirituais e jamais poderá. Está fadado a uma leitura puramente humana das coisas.
C. ( ) O homem, por si só, não pode compreender as coisas espirituais, pois elas se discernem espiritualmente. Somente o Espírito pode nos ajudar a compreendê-las.
“As muitas opiniões contraditórias que surgem com referência ao que a Bíblia ensina não têm sua origem em alguma obscuridade do livro em si mesmo, mas na cegueira e preconceito da parte dos intérpretes. Os homens deixam de lado as claras afirmações da Bíblia para seguirem seu próprio juízo pervertido” (Ellen G. White, Conselhos Sobre a Escola Sabatina, p. 23, 24).
Um adolescente observava enquanto Michelangelo esculpia a estátua de Davi num bloco de mármore. Quando o escultor terminou, o rapazinho perguntou, surpreso: “Como o senhor sabia que ele estava aí dentro?” Obviamente, o escultor tinha a imagem na mente. Da mesma forma, em todo pecador o Espírito Santo vê um santo em potencial, porque Deus nos fez à Sua imagem. Para que tenhamos um relacionamento saudável com o Espírito Santo, é necessário:
Perceber Sua voz. Ouça cuidadosamente as sugestões do Espírito Santo. Ele nos diz como devemos aplicar as Escrituras, e nos estimula a confiar nEle e obedecer à vontade de Deus.
Estudar a Bíblia com perseverança. O Espírito Santo inspirou os escritores da Bíblia a registrar as mensagens divinas. Ele usa essas mensagens para transformar nosso caráter.
Submeter-nos à direção do Espírito Santo. É Ele quem nos guia a toda a verdade (Jo 16:13), e Jesus, que é a Verdade, o Caminho e a Vida nos liberta da escravidão do pecado (Jo 8:32).
Agradecer a Deus por ter enviado o Consolador. O Espírito Santo nos leva a aceitar Cristo, ajuda-nos por meio da justificação a ser uma “folha limpa”, e a conservá-la limpa por meio da santificação.
A morte de Cristo e Seu sacrifício na cruz é um poderoso “antivírus” que soluciona o drama do pecado (ver Jo 3:16): isso se chama justificação. Além disso, um antivírus monitora o computador a fim de impedir a entrada de algum vírus. O Espírito Santo faz a mesma coisa: isso se chama santificação. (Gl 5:22, 23).
Patrick George Smith e Danieto Murray | Mandeville, Jamaica
O Espírito Santo, que revelou e inspirou o conteúdo da Bíblia aos seres humanos, jamais nos conduzirá de maneira contrária à Palavra de Deus.
6. Leia João 5:39, 46, 47; 7:38. A que autoridade Jesus Se referiu? Como a Bíblia confirma que Jesus é o Messias?
Algumas pessoas afirmam ter recebido do Espírito Santo instruções e “revelações” especiais que vão contra a mensagem da Bíblia. Para elas, um suposto “Espírito Santo” alcançou autoridade maior do que a Palavra de Deus. Sempre que a Bíblia, escrita e inspirada pelo Senhor, é invalidada e nos esquivamos de sua clara mensagem, caminhamos em terreno perigoso e não seguimos a orientação do verdadeiro Espírito de Deus. Somente a Bíblia é a nossa salvaguarda espiritual. Somente ela é o padrão confiável para todas as questões de fé e prática.
“O Espírito não foi dado, nem nunca o poderia ser, a fim de sobrepor-Se à Escritura; pois esta explicitamente declara ser ela mesma a norma pela qual todo ensino e experiência devem ser avaliados” (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 9).
A Bíblia foi inspirada pelo Espírito Santo. Ele concedeu aos profetas a capacidade de escrever em sua própria língua, cultura e situação, o que Deus lhes estava transmitindo. Deus não ditou a Bíblia para os profetas.
Em 2 Timóteo 3:16, 17, a palavra grega traduzida como “inspirada” é theopneustos, que significa “proveniente do fôlego de Deus”.
Portanto, inspiração é o processo através do qual Deus comunica Sua verdade eterna.¹ As mensagens divinas (revelação) foram inspiradas pelo Espírito Santo, porém, transmitidas na linguagem humana, que é limitada e imperfeita. As mensagens de Deus é que são inspiradas, e não a linguagem humana que expressa essas ideias. A inspiração não destrói a individualidade, a razão, a integridade nem a personalidade do profeta. As mensagens divinas foram transmitidas pelos escritores da Bíblia em seu próprio estilo e linguagem, o que tornou variado o vocabulário dos diferentes livros, já que refletem a educação e a cultura de seus respectivos autores.²
Entre os termos que os escritores bíblicos usaram para se referir às Escrituras, estão: “Escrituras Sagradas” (Rm 1:2), “sagradas letras” (2Tm 3:15) e “oráculos de Deus” (Rm 3:2; Hb 5:12). A palavra “escritura” vem do termo grego graphe, que significa “escritos”. Segunda Timóteo 3:16 diz que toda Escritura (“todo escrito”) inspirada por Deus é “útil”.
Enquanto Jesus esteve na Terra, não Lhe era possível estar em vários lugares ao mesmo tempo. Ele escolheu Se despir de Sua onipresença para poder estar conosco de maneira individual e pessoal. Portanto, era necessário que Ele voltasse ao Céu para enviar o Consolador, o Espírito Santo, em Sua plenitude (Jo 16:7-13). O Espírito Santo tem todos os atributos de Deus.
1. Nisto Cremos, p. 19.
2. Ibid.
Newton Cleghorne | Mandeville, Jamaica