Uma pesquisa realizada pelo Instituto Barna, em 2009, revelou que 40% dos cristãos entrevistados acreditavam que Satanás “não é um ser vivo, mas um símbolo do mal.”*
Quatro em cada dez pessoas, não é uma quantidade pequena. A Bíblia declara que Satanás é um ser real. O diabo é um anjo caído, um ser vil, astuto, ardiloso e que somente quer destruir as pessoas.
Gênesis 3:15 descreve a sentença divina imposta sobre o inimigo após ele ter enganado Adão e Eva no Jardim do Éden. Paulo adverte que nossa luta não é contra seres humanos, mas “contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais” (Ef 6:12).
O mundo em que vivemos é assustador, frio, hostil e trágico. Esses são indícios que comprovam a existência de Satanás, o agente do mal. Como cristãos, que vivemos neste mundo caído, precisamos estar alertas contra o inimigo para não cair em suas armadilhas.
A Palavra de Deus também revela a origem do inimigo, seus intentos e como evitar suas ciladas. De acordo com Ezequiel 29:15, Lúcifer foi criado perfeito, como os outros seres angelicais. Seu nome significava “estrela da manhã” ou “portador de luz”. No entanto, ele se rebelou contra Deus e Seu governo, tornando-se Satanás, o adversário de Deus. O profeta Isaías descreveu a queda de Lúcifer e como ele desenvolveu seu propósito de se rebelar contra os princípios divinos (Is 14:12-15). Ele trouxe confusão e destruição à humanidade.
À medida que este mundo se aproxima do fim, Satanás sabe muito bem que tem pouco tempo para enganar seus habitantes. Portanto, ele usa todos os meios possíveis para alcançar seus objetivos. Entretanto, não podemos nos esquecer de que ele é um inimigo derrotado.
Nesta semana, nosso estudo se concentrará em como podemos confiar na direção e na proteção divinas para não cair nos enganos do inimigo à medida que o fim se aproxima.
Anne Akoth › Pipeline, Nairóbi, Quênia
1. Leia Apocalipse 12:1-4. João observou em visão dois grandes sinais. O primeiro é uma mulher grávida de um filho e o segundo é um dragão. Quem é essa mulher e o que esses versos ensinam? Assinale a alternativa correta:
A. ( ) Babilônia. A gravidez significa a sua corrupção.
B. ( ) O povo de Deus e Sua igreja. A mulher sofreu muitas dores para dar à luz ao seu Filho (Cristo).
Na Bíblia, a palavra “mulher” é usada como símbolo do povo de Deus (ver 2Co 11:2). Uma mulher pura representa cristãos fiéis, enquanto uma prostituta representa cristãos apóstatas.
2. Leia Apocalipse 12:9. Satanás foi chamado de “a antiga serpente”. Qual é a relação entre Gênesis 3:15 e a tentativa do dragão de destruir o Descendente da mulher “quando [este] nascesse” (Ap 12:4)?_______________________________________________________________________________________________
Desde o princípio, Satanás esteve à espera do Messias – o Filho que nasceria para destruí-lo. Quando o Messias finalmente nasceu, Satanás usou Roma pagã (também simbolizada pelo dragão em Ap 12:4) a fim de tentar destruí-Lo (ver Mt 2:13-16). Mas o Filho “foi arrebatado para Deus até ao Seu trono” (Ap 12:5).
Em 1995, um amigo, líder em nossa igreja, teve a oportunidade de assistir à sessão da Associação Geral em Utrecht, na Holanda. Quando voltou, ele nos contou que, quando desembarcou no aeroporto de Amsterdam, havia um senhor distinto, mas tão embriagado, que sequer conseguia pronunciar o nome para o inspetor da alfândega.
Meu amigo estava acostumado a ver pessoas embriagadas em nosso país. No entanto, não esperava encontrar pessoas de nível econômico elevado também assim. O alcoolismo é apenas uma das armas de Satanás para destruir as pessoas.
As artimanhas do inimigo estão por toda parte. Há decadência de padrões, valores e estilos de vida. Muitas pessoas têm crenças e práticas contrárias ao que a Bíblia ensina. Precisamos estar atentos aos métodos que ele usa. Paulo advertiu os cristãos a ter cuidado com “falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo-se apóstolos de Cristo” (2Co 11:13).
Após ter sido expulso do Céu, o inimigo tem usado diferentes métodos para enganar os seres humanos com suas mentiras. Ele invadiu a ciência, a educação, o entretenimento, a religião e outras áreas para alcançar seus objetivos. “Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar” (1Pe 5:8). Efésios 6:10-18 nos ensina sobre a armadura de Deus, que precisamos vestir para nos proteger do inimigo.
Nobert Kurema › Thika, Quênia
3. Leia Apocalipse 12:7-9, que fala sobre uma guerra no Céu. Qual foi a natureza dessa guerra, que resultou na expulsão de Satanás do Céu? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:
A. ( ) A guerra foi um conflito cósmico entre Deus e Satanás, que se rebelou contra a autoridade de Deus.
B. ( ) Lúcifer e outros anjos lutaram para ver quem teria o direito de governar a Terra.
Satanás foi expulso do Céu no início do grande conflito, quando se rebelou contra o governo de Deus. Ele queria tomar posse do trono no Céu e ser “semelhante ao Altíssimo” (Is 14:12-15).
A mulher e o dragão (Ap 12:1-5). Satanás planejou destruir Cristo aqui na Terra, porém, quando falhou em sua tentativa voltou seus ataques contra Sua igreja.
Nessa visão, João viu uma mulher vestida com vestes resplandecentes como o sol, tendo uma coroa de doze estrelas na cabeça e a lua debaixo dos seus pés. A mulher representa a igreja de Deus na Terra, os cristãos descendentes da mulher.
Uma lição que podemos extrair dessa visão, é que Deus protege Seus filhos, mesmo quando Satanás está andando sorrateiramente ao nosso redor, procurando nos devorar. O inimigo não está travando essa batalha sozinho. Ao ser expulso do Céu, ele “arrastou consigo um terço das estrelas [anjos] do Céu, lançando-as na Terra” (Ap 12:4, grifo acrescentado).
Satanás tem agentes com os quais procura enganar os filhos de Deus e fazê-los embarcar no seu “comboio”. Contudo, por meio do plano da redenção, Deus deseja nos guiar à Terra Prometida. Isso se torna possível quando o pecador aceita Cristo como Salvador pessoal. O inimigo tentou destruir o Filho de Deus logo após Seu nascimento, durante Seu ministério e, depois, na cruz, mas, em cada uma dessas tentativas, seus esforços falharam. Nós, também, podemos derrotar Satanás por meio da fé em Cristo, da obediência aos mandamentos do Senhor e da submissão à direção do Espírito Santo.
O grande conflito na Terra (Ap 12:13, 14). Essa parte da visão descreve a perseguição do povo de Deus na Terra. Satanás está irado contra a igreja e os seguidores de Cristo. Ele está fazendo tudo o que pode para nos destruir! Além disso, ele está ciente de que, se puder destruir a igreja, ele alcançará seu objetivo: impedir o êxito do plano da salvação.
No entanto, mesmo que ele esteja tentando destruir o povo de Deus, causando dor e aflição entre eles, a mão divina está sobre a igreja garantindo segurança e proteção. João destacou que foram dadas à mulher (igreja) asas de águia para que ela pudesse fugir para o deserto e escapar da perseguição do inimigo. Mesmo que enfrentemos desafios das mais diversas ordens, incluindo nossa saúde, estudos, trabalho ou família, Deus sempre estará conosco garantindo que estejamos seguros e protegidos.
A metáfora das asas foi usada quando os israelitas escaparam de faraó (Êx 19:4; Dt 32:11). Nessa visão, ela implica em proteção divina. A comparação de uma águia, que pode voar acima das nuvens, com uma serpente, que rasteja pelo chão, é um indicativo da superioridade de Deus sobre Satanás. Deus sempre deu “asas de águia” a seus filhos para que enfrentem as adversidades e provações.
O alvo é o remanescente (Ap 12:17). A guerra contra o remanescente é uma extensão da ira de Satanás. Ele desferiu ataques contra o Salvador, porém, foi vencido na cruz. O inimigo, então, voltou sua ira para o cristianismo que estava nascendo. Ele tentou destruir o movimento em seus primórdios. Em consequência disso, houve perseguição e dispersão dos cristãos.
Portanto, guerra, violência e perseguição contra o remanescente são coisas que todo cristão deve esperar. Mesmo assim, precisamos entender a distinção entre um cristão verdadeiro e um falso. Satanás está irado contra “os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo” (Ap 12:17, ARA). Esses são os verdadeiros membros do corpo de Cristo, e não aqueles que professam ser membros mas são apenas cristãos nominais.
A estratégia final do inimigo (2Ts 2:8-12). Sabendo que seu julgamento está decidido e seu fim está próximo, Satanás tem realizado todo tipo de maravilhas enganadoras a fim de atrair as pessoas para a morte eterna. No entanto, podemos estar seguros de que nem mesmo sua estratégia mais enganadora, no fim dos tempos, obterá sucesso contra os selados de Deus.
O plano divino para nos salvar das garras do inimigo foi elaborado antes da fundação do mundo. Portanto, é só uma questão de tempo para que o inimigo seja consumido no lago de fogo e enxofre (Ap 20:10). Satanás está em guerra contra os verdadeiros seguidores do Cordeiro, mas nossa recompensa pelos sofrimentos neste mundo será a vida eterna. Nessa guerra espiritual contra o inimigo, somente seremos vencedores se guardarmos os mandamentos de Deus e nos apegarmos ao testemunho de Jesus.
Seline Khavetsa › Pipeline, Nairóbi, Quênia
4. Leia Apocalipse 12:13, 14. Tendo sido expulso do Céu, Satanás continuou seu ataque à igreja durante os 1.260 dias/anos proféticos. Qual foi o envolvimento de Deus com a igreja durante esse período?_______________________________________________________________________________________________
Durante esse longo período de perseguição, o dragão fez jorrar de sua boca água como um rio a fim de destruir a mulher. Águas representam pessoas e nações (Ap 17:15). Roma enviou exércitos e nações para guerrear contra o povo fiel de Deus durante esse período. Próximo do fim desse período profético, uma terra favorável engoliu o rio e salvou a mulher, proporcionando-lhe um abrigo seguro. Essa provisão indica o refúgio que a América, com sua liberdade religiosa, proporcionou (ver Ap 12:16).
A criança que nasceu para satisfazer o desejo de uma igreja expectante e vigilante foi nosso adorável Redentor, que logo irá reger as nações com cetro de ferro. Herodes não pôde destruí-Lo; os poderes combinados da Terra e do inferno não puderam vencê-Lo; e embora tenha sido retido por algum tempo sob o domínio da sepultura, Ele rompeu suas ligaduras cruéis, abriu um caminho de libertação para a humanidade perdida e foi arrebatado para Deus até Seu trono. Ascendeu ao Céu perante os olhos de Seus discípulos, deixando para eles e para nós a promessa de que voltaria.”1
“Satanás esperava ansiosamente o momento em que Cristo viria cumprir Sua missão na Terra, pois essa era sua última chance de derrotar o plano da salvação. Ele veio a Cristo com tentações sutis; tentou destruí-Lo durante Seu ministério, e, quando conseguiu colocá-Lo na sepultura, esforçou-se, num triunfo maligno, para conservá-Lo ali. Mas, em todos os confrontos, o Filho de Deus emergiu triunfante, e enviou essa promessa de esperança a Seus fiéis seguidores: ‘Ao vencedor darei o direito de sentar-se Comigo em Meu trono, assim como Eu também venci e sentei-Me com Meu Pai em Seu trono’ (Ap 3:21).
“Parece haver várias ocasiões em que Satanás é mencionado como tendo sido derrotado ou expulso. Uma vez foi sua primeira rejeição no Céu; outra, foi quando Cristo o derrotou em Sua primeira vinda; e haverá outra no futuro, quando ele for lançado no abismo e preso por mil anos. E, em cada ocasião sucessiva, vemos uma limitação cada vez maior de seu poder. Em cada combate sucessivo sua queda é um pouco maior.”2
“Se estiver correto o conceito de que já chegamos à geração que deve testemunhar o encerramento das cenas terrestres, essa guerra contra a verdade não pode estar muito distante no futuro. [...] Esse remanescente é caracterizado pela guarda dos mandamentos de Deus e por ter o testemunho de Jesus Cristo.”3
1. Uriah Smith, Daniel and the Revelation, p. 549.
2. Ibid., p. 551.
3. Ibid., p. 557.
Brenda Kurema › Thika, Quênia
5. Leia Apocalipse 12:17. No tempo do fim, contra quem Satanás lutará de maneira intensa? Assinale a alternativa correta:
A. ( ) Contra a mulher e o restante da sua descendência.
B. ( ) Contra seus próprios aliados.
6. Quais são as duas características do remanescente em Apocalipse 12:17? Como podemos ter a certeza de que pertencemos ao remanescente de Deus no fim dos tempos?_______________________________________________________________________________________________
O remanescente que vive no tempo do fim guarda os mandamentos de Deus. Apocalipse 13 mostra que a primeira tábua do Decálogo será fundamental para o conflito no fim dos tempos. O principal componente dos primeiros quatro mandamentos é a adoração.
Além disso, a segunda característica do remanescente do tempo do fim é que eles “mantêm o testemunho de Jesus”, isto é, “o espírito de profecia” (ver Ap 19:10NVI). Como adventistas, recebemos esse dom de revelação profética no ministério e nos escritos de Ellen G. White.
A vida é feita de escolhas: estudos, profissão, casamento, finanças, e muitas outras. Como saber se estamos escolhendo o que é certo, segundo a vontade de Deus, e que não estamos sendo enganados pelo inimigo?
Em Apocalipse 12:11, o apóstolo João escreveu que somente podemos derrotar o inimigo “pelo sangue do Cordeiro”. Portanto, firmados na Rocha da nossa salvação e com a iluminação do Espírito Santo podemos fazer escolhas corretas, de acordo com a vontade de Deus, em todas as situações em que nos encontrarmos.
A Bíblia ensina que o sangue de Cristo vence o poder de Satanás (Ap 12:11). As acusações do inimigo são inúteis enquanto estivermos sob o poder purificador do sangue do Cordeiro. Satanás não terá domínio sobre nós para sempre. Seu destino já está decidido e somente aguarda a segunda vinda de Cristo.
Jesus já pagou a penalidade pelos nossos pecados. Mesmo que eles sejam vermelhos como a escarlate, podemos nos reconciliar com Deus através do sacrifício de Cristo, em quem “temos a redenção por meio de Seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus” (Ef 1:7).
Não é o sangue “literal” de Cristo que nos purifica e salva. Foi Sua morte expiatória na cruz em nosso favor, a penalidade do pecado que Ele pagou oferecendo-Se para morrer em nosso lugar. Então, o que precisamos fazer para resistir ao diabo?
Reconhecer o preço da nossa salvação. Geralmente, conservamos e protegemos nossos bens mais valiosos. Nossa salvação custou a vida de Cristo. Ele morreu em nosso lugar. Devemos fazer todo o possível para salvaguardar nossa lealdade a Ele.
Dedicar-se à oração. A oração e o louvor são excelentes espadas contra o diabo. Devemos usá-las em todas as ocasiões, em todas as situações.
Usar a Bíblia como guia em nossa vida. “Ganho entendimento por meio dos Teus preceitos; por isso odeio todo caminho de falsidade” (Sl 119:104).
Patience Joyner › Kilimani, Nairóbi, Quênia
7. Leia 2 Tessalonicenses 2:8-12 e Apocalipse 13:13, 14 e 19:20. Qual é a natureza do engano de Satanás no tempo do fim?_______________________________________________________________________________________________
Os capítulos 12 a 20 do Apocalipse descrevem Satanás tentando conquistar a lealdade do mundo. Ele usa, por sua vez, um poder político-religioso, assim como poderes políticos, para realizar sua obra: Roma pagã, simbolizada pelo dragão (ver Ap 12:4, 5); seguida por um poder simbolizado pela besta do mar (ver Ap 12:6, 15; 13:1-8); e, finalmente, um poder simbolizado pela besta da terra (ver Ap 13:11). Ao longo do restante do livro, os membros dessa tríade satânica – o paganismo/espiritismo simbolizado pelo dragão; o catolicismo romano simbolizado pela besta do mar; e o cristianismo apostatado simbolizado pela besta da terra, semelhante a um cordeiro – se unem inseparavelmente para se opor às ações de Deus no mundo.
Recentemente, assisti na TV a declaração de um general queniano da reserva explicando como conseguiu desarmar milhares de jovens rebeldes na Libéria. O interessante é que ele fez isso sem usar nenhuma arma. Fiquei pensando como ele conseguiu cumprir sua missão sem que os rebeldes levantassem “um dedo” contra ele.
Qualquer pessoa que esteja lutando numa guerra sabe muito bem que os combatentes precisam se munir de armas apropriadas. Quando Satanás perdeu a guerra no Céu, foi expulso para a Terra. Posteriormente, ele se voltou contra “os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus” (Ap 12:17, ARA).
Como seguidor de Cristo, estou ciente dessa guerra. Para me proteger dos ardilosos estratagemas do inimigo e combatê-lo, preciso de armas eficazes. A primeira arma que tenho é o sangue do Cordeiro. Cristo derramou Seu sangue na cruz para me salvar. A morte de Jesus me assegura o perdão dos pecados (Rm 8:31-34). Sim, sou pecador, mas Satanás, o acusador, sabe que o sangue do Cordeiro me cobre. Meus pecados foram cravados na cruz do Calvário e Deus não os considera mais contra mim. Além disso, o sangue do Cordeiro me concede poder para vencer qualquer cilada que o inimigo armar contra mim.
Minha segunda arma é o testemunho de Jesus Cristo. Essa arma se refere às minhas palavras e aos meus atos. Somos chamados para ser a luz do mundo e o sal da Terra (Mt 5:13-16). Devemos deixar nossa luz brilhar através de nossas palavras e atos.
A terceira arma que posso usar contra o inimigo é o espírito de abnegação. A Bíblia ensina que os santos que morreram estavam dispostos a renunciar tudo por Cristo. Renunciaram seus bens materiais, familiares e até a própria vida. Eles preferiram morrer a ser infiéis ao seu Salvador.
Silas Onyango › Dagoretti, Nairóbi, Quênia