Lição 10
30 de novembro a 06 de dezembro
Sucessores e Ancestrais
Prévia da semana: Liderança centralizada nas pessoas Até este ponto, Neemias havia vencido muitos obstáculos: oposição externa das forças da coalizão inimiga, conflitos internos, além da coordenação da reconstrução dos muros em um período de menos de dois meses! Sua atitude em meio a todas essas dificuldades foi buscar ao Senhor em oração e depender totalmente do auxílio divino. Ao mesmo tempo, ele se manteve concentrado na missão que tinha diante de si. Mas, à parte da necessidade imediata da reconstrução física da cidade, o propósito principal de Neemias era algo ainda mais elevado. Ele precisava restaurar o ânimo e a condição espiritual de seu povo. Não somente Jerusalém, mas o povo de Jerusalém. Pois de que vale uma cidade murada se não há pessoas que habitem nela? Líderes cristãos devem se preocupar prioritariamente com pessoas e não com empreendimentos. O mundo econômico, científico e político se concentra em ações concretas e resultados imediatos de liderança, visando lucro, progresso e poder. A liderança bíblica sempre leva em conta as pessoas. Neemias se preocupou em restaurar a comunidade e religá-la a Deus. Embora os primeiros seis capítulos do livro tenham se concentrado na restauração física dos muros, os capítulos 8 a 13 mudam o foco para a restauração espiritual do povo.
Leitura adicional: Neemias 7
Domingo, 01 de dezembro

Copie Neemias 7:1-5 na versão bíblica de sua preferência. Você também pode reescrever as passagens com suas palavras ou fazer um esboço do capítulo.

__________________________

Mãos à Bíblia

1. Leia Neemias 12:27-29. Observe algumas palavras-chave que revelam como era a adoração e o louvor do povo. Como você os descreveria?

2. O que 1 Crônicas 25:6-8 nos ensina sobre a centralidade e a importância da música na adoração e na apresentação de “hinos de louvor ao Senhor”?

Os cantores eram levitas e, portanto, oficialmente designados para o serviço no templo. Por conseguinte, seu trabalho remunerado era preparar músicas para os cultos do templo. Durante os dias do rei Davi, foi organizada uma qualificada academia de música, a qual ele supervisionava. Havia professores, alunos, jovens e idosos que trabalhavam em turnos no templo providenciando músicas. Alguns eram instrumentistas, outros cantores, outros cuidavam dos instrumentos e das roupas usadas para os cultos. Qual era o propósito dessa organização profissional? Ela servia para desenvolver os talentos e a visão de excelência na adoração.

Segunda-feira, 02 de dezembro
Competência e espiritualidade

Os versos iniciais do capítulo 7 declaram que Neemias havia terminado sua missão. No capítulo 6 nos deparamos com a informação de que os muros tinham sido reconstruídos, mas as portas ainda não haviam sido colocadas. Agora a obra estava concluída, e Neemias delegou a Hanani responsabilidade de administrar a cidade e a Hananias o dever de protegê-la (Ne 7:2).

Não se sabe ao certo se Hanani era irmão de Neemias, porque em algumas partes da Bíblia parentes também são chamados de irmãos. A respeito de Hananias, o texto declara que ele possuía duas qualidades necessárias para um líder cristão: competência (era íntegro) e espiritualidade (temia a Deus mais do que a maioria dos homens). Certamente, ambos eram responsáveis e cumpridores do dever, porque Neemias os tornou seus sucessores. O primeiro encontro de Neemias com Hanani é relatado no capítulo 1 verso 2.

Nas organizações seculares a competência é medida por meio de currículos, títulos acadêmicos, funções e outros. Competência e capacidade são considerados fatores principais na seleção para um emprego. No entanto, a liderança bíblica inclui a espiritualidade. É claro que esse componente é mais difícil de medir, mas a Bíblia diz que o sucessor escolhido por Neemias “temia a Deus mais do que a maioria dos homens”. Não é uma qualidade objetiva, mas subjetiva. Porém, a questão é “quanto” a pessoa se relaciona intimamente com Deus.

O mundo secular pode desprezar e zombar desta última qualidade, mas por que a espiritualidade não seria um fator-chave se estamos falando de um trabalho espiritual? Pois as coisas espirituais são discernidas espiritualmente (1Co 2:13, 14). Assim como a descrição das qualidades não descarta a competência, também não deve desconsiderar a espiritualidade.

Na igreja e na obra do Senhor, muitas vezes se presume que tudo o que é necessário é o relacionamento com Deus. Mas conhecimento prático, capacidade, habilidade e competência são igualmente necessários.

Mãos à Bíblia

3. Leia 1 João 1:7-9.  O que esse texto nos ensina sobre a natureza humana, o perdão de Deus e o poder divino em nossa vida?

O templo e seus rituais eram componentes cruciais da religião do antigo Israel. Mas eles eram um meio para um fim, não um fim em si mesmos. E evidentemente, o fim era levar o povo a um relacionamento salvífico com o Deus da aliança e o Senhor Jesus Cristo.

Mãos à obra
-Volte ao texto que você copiou e estude as passagens. -Faça um círculo em torno das palavras/frases/ideias repetidas -Sublinhe palavras/frases que você achou importantes -Desenhe flechas ligando palavras/frases a outras palavras/frases que estão associadas ou relacionadas -Escolha um verso favorito do capítulo-chave desta semana. Escreva-o para ajudar na memorização.
Terça-feira, 03 de dezembro
Transferência de liderança

Neemias escolheu seus sucessores e determinou quais seriam suas respectivas funções. Depois, como líder inteligente que era, ele dedicou sua atenção a outras áreas que precisavam ser atendidas. Podemos tirar duas lições a partir do modelo de liderança de Neemias: (1) no momento apropriado ele entendeu que devia deixar os deveres comuns sob a responsabilidade de outros, e (2) o líder eficiente enxerga além da posição que ocupa. Sua visão é macro. Ele vê o que é mais importante e age.

Na visão de Neemias, uma das prioridades após a reconstrução dos muros era a segurança. Neemias 7:1 registra que ele estabeleceu porteiros e levitas para cuidar dos muros e das portas da cidade. Provavelmente ele ainda estivesse cauteloso com relação a Sambalate e seus aliados, invasões, espiões e outras questões de segurança. Sua preocupação com possíveis ataques inimigos contra seu povo é digna de imitação.

Neemias implantou um sistema rigoroso de segurança atribuindo responsabilidades a levitas e à população em geral: “As portas de Jerusalém não deverão ser abertas enquanto o sol não estiver alto. E antes de deixarem o serviço, os porteiros deverão fechar e travar as portas. Também designei moradores de Jerusalém para sentinelas, alguns em postos no muro, outros em frente das suas casas” (Ne 7:3).

Deus também colocou no coração de Neemias o desejo de fazer um recenseamento dos habitantes de Jerusalém. A atenção meticulosa de Neemias a cada detalhe dessa tarefa nos mostra que os líderes cristãos devem ser zelosos para com suas finanças, responsabilidades e tarefas. A lista apresentada em Neemias 7:6 a 73 contém nomes, famílias, cidades, posições e bens. O líder eficaz tem capacidade de organização, atenção a detalhes e visão acurada. Ele entende que as pessoas constituem o fator mais importante por trás dos fatos.

Mãos à Bíblia

4. De acordo com Neemias 12:31-42, por que a música foi uma parte tão importante da celebração? Assinale a alternativa correta:

A. (   ) Porque estava ligada aos momentos de adoração do povo.

B. (   ) Porque eles gostavam de se divertir ao som da música.

5. Leia Êxodo 15:1; 2 Crônicas 20:21, 22 e Apocalipse 15:2-4. Quais os exemplos bíblicos em que a música desempenhou um papel importante na adoração?

Na Terra e no Céu a música faz parte da experiência de adoração.

Pense Nisto
- Observando o texto bíblico que você copiou e marcou, que ideia principal você destacaria? - Quais perguntas surgem em sua mente? - Em relação ao tema da liderança quais outros princípios você acrescentaria?
Quarta-feira, 04 de dezembro

Descubra a relação das passagens abaixo com o texto bíblico-chave (Ne 7) da lição desta semana:

Efésios 6:10-18
2 Timóteo 2:2
Atos 6:1-7
Êxodo 32:32, 33
Apocalipse 3:5; 20:15
1 Timóteo 1:4
Tito 3:9

Quais outras passagens lhe vêm à mente em conexão com Neemias 1?

Mãos à Bíblia

6. Leia Neemias 12:43. O que havia de especial em oferecer “grandes sacrifícios” como parte da celebração da adoração?

Quinta-feira, 05 de dezembro
Direito à cidadania

Foi estabelecido um critério para garantir que os habitantes de Jerusalém, que fossem judeus legítimos, tivessem seu registro atestado por meio de sua genealogia. Isso assegurava ao povo judeu legitimidade em sua cidadania, evitando, assim, que os inimigos de Deus voltassem para lá.

Contudo, alguns grupos não conseguiram encontrar seu registro genealógico (Ne 7:61-65). Em vez de serem incorporados em algum grupo, eles foram “considerados impuros para o sacerdócio” (v. 65). No Novo Testamento, o apóstolo Paulo aconselhou seus colaboradores a promover o evangelho sem ficar presos às genealogias e discussões infundadas (1Tm 1:4; Tt 3:9). Em sua época, as genealogias já tinham se tornado um exercício “sem fim” (1Tm 1:4, ARA) e inútil. Elas não tinham mais nada que ver com a segurança do povo judeu, mas sim, com seu exclusivismo.

Na carta aos Efésios, Paulo destacou que gentios e judeus, em Cristo, são um só povo (Ef 2:11-22). Essa é uma ideia revolucionária! O apóstolo explorou o tema que durante séculos manteve os judeus separados dos outros povos achando que eram os únicos que tinham direito ao Reino dos Céus!

Jesus é o único que pode nos conceder o direito de morar na Nova Jerusalém. Se nossa “genealogia” estiver ligada a Cristo, pelo novo nascimento, nossa cidadania na cidade celestial está assegurada, quer sejamos judeus ou gentios!

Portanto, quando aceitamos a Cristo, nossa cidadania terrestre e a cultura à qual pertencemos são substituídas pela filiação espiritual na família de Deus. As implicações de uma nova filiação por meio do salvador se chama igreja! Pessoas de diferentes nacionalidades, culturas e etnias se tornam unidas umas às outras mais do que aos membros da própria família. Este é o poder do sangue de Cristo!

Mãos à Bíblia

7. De acordo com João 1:29, 1 Coríntios 5:7 e Apocalipse 5:6, 12, 13, para o que os sacrifícios apontavam em última análise? Assinale a alternativa correta:

A. (   ) A destruição eterna dos salvos.

B. (   ) A morte do Cordeiro de Deus, Jesus Cristo.

“A intercessão de Cristo no santuário celestial, em favor do ser humano, é tão essencial ao plano da redenção como foi Sua morte sobre a cruz. Com Sua morte, Ele iniciou essa obra e, após a ressurreição, ascendeu ao Céu para concluí-la. Pela fé devemos ir além do véu, onde nosso Precursor ‘entrou por nós’” (Hb 6:20; Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 489).

Pense Nisto
- Jesus é exclusivista? - A salvação é exclusivista? - Você passou a ver Jesus sob nova perspectiva depois desta lição? - Como você reage ao ver Cristo dessa forma?
Sexta-feira, 06 de dezembro
Preconceito e racismo

"Pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram. Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus’ (Gl 3:27, 28).

“Deus não reconhece distinção de nacionalidade, etnia nem classe social. É o Criador de todos os seres humanos. Todos são de uma família pela criação, e todos são um pela redenção. Cristo veio para derrubar toda parede de separação e abrir todos os compartimentos do templo, a fim de que todos possam ter livre acesso a Deus.

“A religião da Bíblia não reconhece nenhuma casta nem cor. Ela não faz caso de posição social, riqueza, honra mundana. Deus avalia as pessoas como pessoas. Para Ele, o caráter decide seu valor. E devemos reconhecer o Espírito de Cristo em todo aquele em quem Ele é revelado.

“Assim buscou Cristo ensinar aos discípulos a verdade de que no reino de Deus não há fronteiras territoriais, nem classes sociais; que eles deviam ir a todas as nações, proclamando a mensagem de amor do Salvador.

“Os muros do sectarismo, casta e etnia desabarão quando o verdadeiro espírito missionário penetrar no coração das pessoas. O preconceito é dissipado pelo amor divino.

“Têm sido erigidos muros de separação entre os brancos e os negros. Esses muros de preconceito ruirão por si mesmos, como aconteceu com os muros de Jericó, quando os cristãos obedecerem à Palavra de Deus, a qual recomenda que testemunhem supremo amor a seu Criador e amor imparcial ao próximo.

“Quando o Espírito Santo for derramado haverá vitória sobre o preconceito em levar a salvação a todos os pecadores. Deus dirigirá a mente das pessoas. Corações humanos amarão como Cristo amou. E a barreira racial será por muitos considerada de modo bem diferente da maneira pela qual é considerada presentemente. Amar como Cristo ama eleva a mente a uma atmosfera pura, celeste, altruísta” (Ellen G. White, E Recebereis Poder, 24 de novembro).

 

DISCUSSÃO

Compartilhe com sua classe o que você extraiu desta lição, por exemplo: descobertas, observações, dúvidas e pontos principais. Perguntas sugestivas para ser discutidas:

  • O que é mais difícil: competência ou espiritualidade?
  • Como agir em relação a alguém que não deseja deixar sua função porque acredita que é insubstituível?
  • Será que temos colocado a cultura, a posição ou a etnia acima de nosso Senhor?
  • Você tem sido vigilante e zeloso em sua vida espiritual? Tem ajudado outros a combater o inimigo na caminhada com Jesus?
  • Qual é a melhor forma de manter as finanças e outras demandas da vida pessoal em ordem como fez Neemias?
  • Quais são as ameaças que constantemente nos cercam?
Pense Nisto
- Depois do estudo de Neemias 7, nesta semana, quais aplicações você pode fazer em sua vida? - Quais práticas você pensa adotar em sua casa, escola, trabalho e igreja?