Quinta-feira
29 de setembro
80% a menos
Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. Mateus 6:21

A Bíblia fala de recompensas e promessas para os que são fiéis, mas também está cheia de apelos ao altruísmo, à negação do próprio eu e a uma vida simples, sem ostentação – um caminho estreito e difícil de trilhar. Isso foi o que chocou e entristeceu o jovem rico que procurou Jesus em busca de conselho (Mt 19:16-22). Se decidisse obedecer a Jesus, poria sua fortuna e condição social em risco, como Zaqueu, Nicodemos, José de Arimateia e tantos outros: uma decisão difícil para qualquer um.

Algo parecido aconteceu com Solano. Quando deixou a Guatemala e foi para os Estados Unidos, ele havia acabado de livrar da falência um hospital que andava mal das pernas. O sucesso dele como gestor lhe abriu muitas portas e, devido à sua experiência como médico, logo encontrou trabalho em uma clínica onde lhe pagavam muito bem. O maior desafio, porém, ainda estava por vir. Muito ativo na igreja, Solano usava o tempo livre para ajudar as pessoas e estudar a Bíblia com elas. Assim, tornou-se obreiro bíblico voluntário, pregador leigo e, um dia, sentiu-se chamado para ser um pastor inteiramente dedicado ao ministério. Os líderes da igreja lhe fizeram o convite, mas, para aceitá-lo, ele teria que abandonar a medicina.

O salário dele passaria de mais de 120 mil dólares por ano para apenas 2 mil por mês, uma redução de mais de 80%. Depois de orar com a esposa e os filhos, ele aceitou. Teve que vender a bela casa que tinha e mudar radicalmente o estilo de vida – algo que poucos fariam e, menos ainda, em um país onde ter dinheiro e status faz uma enorme diferença!

Deus escolheu Israel para brilhar, não para ofuscar; para ser pequeno e grande ao mesmo tempo: pequeno aos olhos dos homens e grande aos olhos do Céu (Dt 7:7). “O Meu reino não é deste mundo”, respondeu Jesus quando interrogado por Pilatos (Jo 18:36). A menos que compreendamos e pratiquemos o espírito de entrega, abnegação e serviço do Mestre, não podemos ser considerados Seus discípulos. Solano pôs a vida dele no altar e fez muitas renúncias, das quais até hoje não se arrepende. O jovem rico, porém, ao que parece, não foi capaz de ir tão longe (Mt 19:22).

E você? Quais sonhos, conquistas ou recursos pessoais você está disposto a pôr no altar do Senhor para que Ele o possa usar cada vez mais para Sua glória?