Quarta-feira
21 de setembro
A alegria do contraste
Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Filipenses 4:12

Uma pessoa feliz e satisfeita com o que tem nem sempre é a pessoa que está em melhor situação. Às vezes, é o contrário! Há pessoas que vivem como muitos desejariam, apesar disso se queixam de tudo. Também existem aqueles que, com a singeleza de uma criança, se alegram com bem pouco e vivem com uma leveza invejável. Não se trata apenas de ser positivo ou negativo; otimista ou pessimista. Tem a ver com o que você vivenciou antes de ser quem é e de estar onde está. Vou explicar.

Uma jovem saiu da Bahia e foi morar no Canadá. Anos depois, voltou ao Brasil por não ter se adaptado ao céu nublado e à falta de sol e calor naquele país. Imagino que os que nascem lá não tenham esse tipo de dilema! Duas garotas de meu bairro “renasceram” depois de cirurgias que corrigiram a postura encurvada da coluna vertebral delas. A nova aparência e a sensação de vida saudável fizeram delas pessoas com uma alegria contagiante. Certo cidadão migrou do leste europeu para um país ocidental e, depois de viver ali por um tempo, declarou: “Só volto para o lugar de onde eu vim se me amarrarem e me levaram à força. Do contrário, é aqui que vou ficar!”

Pessoas que nunca perderam nada que valha a pena reconquistar, que nunca perseguiram grandes sonhos, que nunca se viram obrigadas a buscar melhores condições de vida ou a defender valores impopulares tendem a “funcionar no automático”. Daí nem sempre percebem quão afortunadas são, correndo inclusive o risco de ficar insensíveis. Isso não acontece com aquele cuja vida se centraliza em Jesus. O apóstolo Paulo, depois de analisar os tremendos contrastes que marcaram a vida dele, declarou com fé: “É Cristo quem me fortalece!” Faça o mesmo.

Avalie hoje a sua vida e o seu humor com honestidade e atenção. Sempre há novas lições a ser aprendidas. Têm sido suas emoções e palavras temperadas pela virtude do contentamento? Que evento ou circunstância marcou um “antes” e um “depois” em sua vida? Uma pessoa querida que partiu? Uma enfermidade? Um revés financeiro? Uma mudança de endereço? Uma conquista pessoal? Um encontro com Deus? Lembre-se: seu antes-e-depois diz muito de quem você é ou foi, mas não determina quem você será. Só Deus! Eu creio assim. E você?