No quarto século antes de Cristo, o general e filósofo chinês Sun Tzu escreveu uma obra sobre estratégia militar que até hoje é considerada um clássico da literatura. O livro A Arte da Guerra é um verdadeiro manual para conflitos e tem sido utilizado ao longo dos séculos por generais, políticos, executivos e pessoas comuns que desejam aperfeiçoar as suas habilidades de liderança.
Esse tratado de guerra possui 13 capítulos e, em cada um, diferentes aspectos da estratégia bélica são abordados. Uma das frases famosas do livro é: “A suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar.” Esse conceito me faz lembrar a incrível batalha descrita em 2 Crônicas 20.
Nos dias do rei Josafá, diversas nações se uniram para fazer guerra contra o reino de Judá. Ao saber das investidas dos inimigos, Josafá sentiu medo, mas não perdeu a fé no Senhor dos Exércitos. Ele passou a orar e a jejuar, em uma “batalha” pessoal com Deus. O exemplo do líder contagiou todo o povo. Em resposta a esse reavivamento, o Espírito Santo enviou a seguinte resposta: “A batalha não é de vocês, mas de Deus […]. Vocês não precisarão lutar nessa batalha” (v. 15, 17).
O mais surpreendente da história é que Josafá utilizou uma estratégia de guerra completamente inusitada, que nem Sun Tzu sonharia em aplicar. Em vez de colocar fortes soldados no pelotão de frente, ele pôs um coral masculino para abrir alas e cantar: “Deem graças ao Senhor, pois o Seu amor dura para sempre” (v. 21). Ao usar a arte na guerra, Josafá permitiu que Deus cumprisse a promessa de vencer no lugar de Seu povo. Naquele dia, o Senhor preparou emboscadas para os inimigos que, ao som de música, foram derrotados pelos seus próprios exércitos.
Diante das batalhas da vida, procure ter mais confiança em Deus. Ore mais. Louve mais. O crente não louva para vencer as guerras, mas para celebrar a vitória garantida pelo General. Com Deus, os salvos cantam a vitória antes do final da batalha. Então, lembre-se hoje de que a sua luta pertence ao Senhor. Se você estiver com Ele, a vitória já é certa. Você só precisa louvar.