Terça-feira
06 de setembro
A beleza da compostagem
Aquele que estava assentado no trono disse: “Estou fazendo novas todas as coisas!” E acrescentou: “Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e dignas de confiança”. Apocalipse 21:5, NVI

Alguns dos meus amigos acham que sou um pouco maluca por pensar assim, mas acho que a compostagem é incrível. Deixe-me explicar. A compostagem é pegar algo que não tem valor, algo que a maioria das pessoas consideraria lixo, e tornar isso em algo de valor, algo que nutre outras plantas. Quem mais, a não ser Deus, poderia ter inventado algo assim?

O plano original de Deus era para um mundo perfeito e sem pecado. Mas o pecado acabou entrando, e agora moramos em um mundo caído. Mesmo que essa não tivesse sido a intenção ou o ideal de Deus, Ele é tão maravilhoso que toma os efeitos do pecado, ou seja, o apodrecimento e a decomposição, e os transforma em algo que ajuda no crescimento e transformação da vida. Fico encantada com o fato de que Deus criou um mundo tão incrível que, até quando ele não funciona como deveria, ainda é possível aproveitar e reutilizar. Que maravilhoso é nosso Deus! Ele realmente é extraordinário.

A compostagem também me impressiona como um exemplo prático do que Deus faz com qualquer uma de nós que estiver disposta a deixá-Lo agir. A compostagem transforma o que não presta, o que foi rejeitado, em algo de valor e de mérito. Isso é exatamente o que Deus faz com qualquer pessoa que se entrega a Ele. Como o texto bíblico afirma, Jesus torna tudo novo. Até nós, seres humanos pecadores e imperfeitos!

Escolhi essa versão porque ela contém a ideia de que esse processo é contínuo, e não uma mudança instantânea. Assim como a compostagem, tempo e paciência são partes do processo. Mas Suas “palavras são verdadeiras e dignas de confiança”. Se permitirmos, Deus transformará a feiura da nossa vida na beleza que Ele quer para nós, assim como a compostagem muda o apodrecimento e a decomposição em algo que ajuda o crescimento da planta. Daquilo que foi rejeitado podem crescer as mais belas flores e legumes saudáveis. Isso me faz lembrar de “coroa ao invés de cinzas” (Is 61:3). Deus pode pegar qualquer coisa e transformá-la em algo puro e belo. Ele pode redimir qualquer coisa, ou alguém disposto a ser redimido. A que Deus poderoso e extraordinário nós servimos!

Julie Bocock-Bliss