Terça-feira
14 de fevereiro
A BOA FOFOCA
Não espalhem calúnias no meio do seu povo. Não se levantem contra a vida do seu próximo. Eu sou o Senhor. Levítico 19:16

Mexerico, fuxico, calúnia, futrica. Essas palavras feias são sinônimos de “fofoca”, um termo relativamente novo no dicionário em português (o primeiro registro oficial foi em 1975). Popularmente, significa falar das pessoas pelas costas, sem o consentimento delas. Você conhece algum fofoqueiro? Nem me fale quem é, senão seremos mais dois! 

Segundo a etnolinguista Yeda Castro, o termo “fofoca” é derivado da palavra africana fuka, que significa “remexer”, “revirar”, “revolver”. Isso me faz lembrar a cena de alguém revirando o lixo em busca de comida ou de alguma coisa que lhe traga algum benefício. Quem fofoca faz a mesma coisa, porém com os defeitos das outras pessoas. O resultado é um ambiente de mau cheiro e podridão. 

No texto de hoje, Deus pede para não sermos mexeriqueiros, o que envolve também a fofoca e a mentira. Os pecados da “língua” são tão ofensivos a Deus que foram comparados na Bíblia ao assassinato. Referindo-Se aos líderes judeus, Jesus disse: “Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira” (Jo 8:44). Quem fala mal dos outros é um “minidiabo”, alguém que mata pessoas com a própria língua. 

Mas como Satanás foi homicida desde o princípio? O profeta Ezequiel responde: “Por meio do seu amplo comércio, você encheu-se de violência e pecou” (Ez 28:16). No texto original em hebraico, o termo “comércio” é uma tradução do vocábulo rekhullah, que se refere tanto a um comerciante que vai de porta em porta como a um caluniador. A raiz de rekhullah aparece também em Levítico 19:16. Portanto, a primeira fofoca ocorreu no Céu, quando Lúcifer passou a difamar o caráter divino diante dos anjos, ou seja, a “assassinar” Deus com as palavras. 

Você costuma falar mal das outras pessoas? Lembre-se hoje das palavras do apóstolo Paulo: “Não saia da boca de vocês nenhuma palavra suja” (Ef 4:29, NAA). Quer uma última dica? Pratique a “boa” fofoca. Só fale bem das pessoas.