Dentre as diversas causas de infarto, a mais comum tem que ver com o entupimento das veias e artérias por gordura. Essa sujeira entra no corpo, basicamente, pelos alimentos que ingerimos. É recomendação dos cardiologistas que comamos menos alimentos gordurosos e façamos mais atividades físicas, somando a isso uma dieta balanceada. Seguir esse conselho contribuirá para uma “faxina” em seu coração. Ele é um órgão vital em seu corpo.
O coração, além das suas funções fisiológicas, recebeu, em nossa cultura, o simbolismo do amor. Mas, na Bíblia, o coração representa a mente. Essa informação nos ajuda a entender melhor o que o provérbio de hoje está nos ensinando. Poderíamos parafraseá-lo assim: Tome cuidado com o que coloca em sua mente, suas decisões dependem disso.
Ellen White escreveu que “o cérebro é a capital do corpo. Se as faculdades perceptivas se obscurecem devido à intemperança de qualquer espécie, as coisas eternas deixam de ser discernidas” (Mensagens aos Jovens, p. 236).
Passar horas em frente à TV, escutar músicas e assistir a filmes inadequados e acessar sites de conteúdo duvidoso são formas de sujarmos nossa mente. Como consequência, nossas ações serão também “sujas”. É impossível tomar sempre boas decisões quando as referências que temos são ruins. É muito importante que você escolha com bastante cuidado o que coloca em sua mente por meio de seus cinco sentidos.
Você pode estar se perguntando: Como saberei ao que assistir, ouvir e acessar? Deus deixou a resposta completa: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Filipenses 4:8, ARC).
Se você aplicar o conteúdo desse versículo como critério para aquilo que colocará em sua mente, perceberá que muitos filmes não se encaixarão, poucas músicas seculares sobrarão e alguns sites terão que ser eliminados da sua lista. Contudo, também perceberá que, aos poucos, sua mente ficará mais limpa e pronta para entender as coisas celestiais.
Na próxima vez que precisar de algo para alimentar a mente, use o critério divino para fazer a escolha e você evitará problemas com sujeira mental.