Segunda-feira
25 de fevereiro
A ceia da paz
Porque eu recebi do Senhor este ensino que passei para vocês: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, pegou o pão e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e disse: [...] “Façam isto em memória de Mim.” 1 Coríntios 11:23, 24 (NTLH)

Entre os insetos, as formigas são famosas pelas batalhas que travam entre si. São lutas violentas que podem até terminar em morte. Mas as formigas carnívoras australianas parecem simpatizantes do boxe, como esporte.

Elas não lutam para despedaçar o oponente. Biólogos que as observaram dizem que elas se posicionam sobre as pernas traseiras e golpeiam com as pernas dianteiras. Quando a oponente cai de cansaço, a lutadora ergue-a com as mandíbulas e leva-a para longe. Em seguida, volta para continuar brigando.

Talvez você já tenha ouvido dizer que uma pessoa não participou da Santa Ceia porque discutiu com alguém ou porque não estava se sentindo bem espiritualmente. Uma discussão em casa ou no trabalho parece ser suficiente para isso.

A Santa Ceia é um dos momentos mais importantes de nossa vida. Você já participou de alguma? Em nossa igreja, é costume aguardar primeiro o batismo, para depois tomar a ceia. É assim porque, de certa forma, espera-se que uma pessoa batizada compreenda o significado dessa cerimônia.

Entretanto, ninguém deve, pela falta do batismo, ser proibido de tomar parte da ceia. O importante é saber do que se trata, pois o assunto não é comer um pedacinho de pão ou tomar um pouquinho de suco de uva. Se você ainda não participou, prepare-se para esse momento tão importante.

Ela foi instituída por Jesus, e Ele não proibiu nem mesmo Judas, que O estava traindo, de participar. A ceia é um momento especial de meditação e perdão. É para todas as pessoas que sentem necessidade de Cristo. Se fosse para pessoas perfeitas, ninguém precisaria participar dela. É hora de alegria porque Jesus nos perdoou.
É uma festa para pecadores arrependidos de seus pecados, pessoas que sentem sua incapacidade, mas confiam em Jesus. A Santa Ceia anuncia a paz entre você e Deus, entre você e o seu próximo.

Com a Santa Ceia, não somente nos lembramos do sacrifício de Cristo, mas entramos em contato vivo com Ele.