Filobates terrível. O nome é maior do que a dona, uma rãzinha amarela de 3,5 centímetros que consegue tomar banho em uma colher de sopa. Ela pertence à família dos batráquios dendrobatídeos, com 130 espécies espalhadas nas florestas tropicais das Américas, Central e do Sul. O que a simpática e colorida filobates tem de aterrorizante é o veneno. Uma única rãzinha dessas tem veneno suficiente para matar 1.500 pessoas. Ele é tão potente que uma flecha cuja ponta é esfregada na pele desse bicho conserva seu poder mortal durante um ano.
As toxinas desse saquinho de veneno ambulante podem provocar um ataque cardíaco em quem simplesmente der uma encostadinha nele. As tarântulas, que não respeitam inclusive rãs maiores, passam longe quando veem uma delas. Cada espécie produz um arsenal químico específico, que chega a conter 30 ou 40 diferentes componentes. Entre ele, já foram identificados diversos tipos de alucinógenos, bactericidas e cicatrizantes. A tricolor, que habita as florestas próximas do Equador, tem uma substância analgésica 200 vezes mais forte que a morfina.
Apesar do veneno, essas rãs são criadas em cativeiros em vários países da Europa. Por terem a pele composta de cores vibrantes (vermelho, preto e amarelo), uma delas pode custar até 1.400 dólares. No entanto, o cativeiro trouxe uma novidade: as rãs cativas perdem a capacidade de produzir venenos e se tornam inofensivas. O motivo é que deixam de comer formigas e outros insetos dos quais retiram as substâncias tóxicas.
Mais potente do que o veneno da terrível, são as toxinas do pecado. Elas não atingem a apenas 1.500 pessoas, mas a todas as criaturas do mundo. As mais de seis bilhões de pessoas que vivem hoje na Terra foram contaminadas com doenças, com a morte e com todo tipo de mal. Para vencer o coquetel químico do pecado, Deus enviou Seu Filho. Ele é o Cordeiro que tira o pecado do mundo. Ele tem o único antídoto capaz de eliminar os efeitos desse veneno, o próprio sangue. “Pois certamente vem o dia, ardente como uma fornalha. Todos os arrogantes e todos os malfeitores serão como palha, e aquele dia, que está chegando, ateará fogo neles”, diz o Senhor dos Exércitos. “Nem raiz nem galho algum sobrará.” (Malaquias 4:1). Deus deletará, apagará o pecado.