Quinta-feira
28 de março
A coroa de espinhos
Fizeram uma coroa de espinhos e a colocaram em Sua cabeça. Puseram uma vara em Sua mão direita e, ajoelhando-se diante Dele, zombavam: “Salve, rei dos judeus!” Mateus 27:29

A maioria das estrelas-do-mar apresenta cinco braços. Mas algumas espécies podem apresentar nove ou mais. É o caso da heliáster, que chega a ter 40 braços. A boca da estrela-do-mar começa no centro da face interior do corpo central e se estende por um tubo que percorre os braços.

De variados tamanhos, elas podem ter, desde 1,5 centímetro de diâmetro, como um grão de ervilha, até 90 centímetros. A maioria, porém, tem entre 10 e 30 centímetros. A cor mais comum é bege-claro, mas há espécies de cores brilhantes e vivas, como vermelho, alaranjado, azul, verde ou combinações de duas ou mais dessas cores.

A acanthaster planci vive nas águas quentes do Oceano Pacífico. Seu alimento preferido é o coral. Encontrando um, ela se gruda nele e em seguida põe o estômago para fora, cobrindo-o. Depois é só ir comendo aos pedaços. Essa estrela-do-mar tem cor avermelhada e pode ter de 15 a 20 pernas. É facilmente reconhecida, pois tem o corpo inteiramente coberto de espinhos, daí o seu nome: coroa de espinhos.

Entre os romanos, era costume oferecer aos generais vitoriosos em batalhas uma coroa de flores. A Jesus, ofereceram uma coroa de espinhos. Não se sabe exatamente de que planta foi tirada. Pode ter sido de uma palmeira, ou de um arbusto de ramos flexíveis e repleto de espinhos agudos de 5 a 6 centímetros, comum nas partes mais quentes da Palestina. Esse arbusto recebe o nome de Spina Christi, ou Acácia Síria.

Eles também se ajoelhavam na presença do vencedor e o beijavam. Mas, em Jesus, deram pancadas na cabeça, usando um cetro de madeira. Ao bater com a cana na cabeça de Cristo, faziam com que os espinhos se enterrassem mais ainda. Além disso, cuspiram em Seu rosto. Também gritavam: “Salve, rei dos judeus.”

Você sabe que Jesus Se submeteu a tudo isso porque essa era a única saída para nos salvar. Bastaria uma palavra Dele, para que todos os anjos do Céu O libertassem. Mas Ele sabia que não podia evitar essa coroação com espinhos sem pôr em risco nossa salvação. Quando Jesus vier outra vez, nós O veremos com uma coroa de glória e majestade. A coroa de espinhos ficou para trás. Murcha. Virou símbolo de amor.