Domingo
05 de fevereiro
A DESVANTAGEM DA TECNOLOGIA
Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente. Romanos 12:2

O mundo passa por grandes transformações. Desde o início da era digital, em meados do século 20, novas tecnologias têm mudado nossa forma de estudar, trabalhar, comprar e nos relacionarmos. O “novo” se tornou corriqueiro, o “belo” parece relativo e o “presente” vive deslocado da realidade. Aquilo que é interessante agora, em um instante, passa a ser obsoleto. E mesmo que você não queira, a tecnologia está aí do seu lado, às vezes silenciosa, envolvendo cada área do seu dia. 

Ninguém pode negar que a tecnologia é uma poderosa ferramenta. Ela facilita a nossa vida em muitos aspectos. Com ela, podemos fazer desde uma transação bancária até aspirar o pó do chão de casa. Os computadores têm encurtado distâncias e simplificado a execução do trabalho. Porém, como sabemos, tudo tem um custo e também consequências. 

Precisamos entender que a tecnologia não é só uma ferramenta, mas se transformou em um elemento essencial da realidade. Ela tem mudado até a nossa maneira de nos relacionarmos com o tempo e o espaço. Quer ver? Um celular tem a capacidade de aproximar quem está longe e distanciar quem está perto. Até dormimos e acordamos com ele! Viramos indivíduos “multitarefa”, com mil e uma coisas para resolver ao mesmo tempo. 

É como se a tecnologia quisesse nos dar onisciência e onipresença. Perdemos a noção do espaço. Em nossos dias, os relacionamentos têm se tornado impessoais, e, para muita gente, o que importa mesmo são os likes dos “amigos desconhecidos”. Se pararmos para analisar, veremos que a tecnologia trabalha com base na filosofia platônica em muitos casos. O corpo não é mais necessário, afinal quase tudo hoje pode ser resolvido sem a presença física: educação, culto, terapia, amizades, lazer, etc. Onde será que vamos parar? Em lugar algum. Na verdade, já estamos parados em nossas poltronas e mundos imaginários. 

Não quero demonizar a tecnologia. Mas entenda que estamos em um grande conflito e precisamos de sabedoria para viver, pensar e escolher. Observe criticamente o mundo ao seu redor. Aproveite melhor o seu tempo com aquilo que é bom, verdadeiro e construtivo. Use a tecnologia e não permita ser usado por ela.