Segunda-feira
29 de maio
A DOENÇA DO SONO
Chegou a hora de vocês despertarem do sono, porque agoraa nossa salvação está mais próxima do que quando cremos. Romanos 13:11

O descanso é um dos oito remédios naturais criados por Deus. Um sono de qualidade e por tempo adequado (cerca de 8 horas por noite) favorece o sistema imunológico, melhora o humor, diminui o risco de doenças cardiovasculares e até ajuda a manter um peso saudável. 

Mas o que falar das pessoas que dormem demais? Você já ouviu a respeito das doenças do sono? Talvez a mais conhecida seja aquela causada por um protozoário transmitido pela mosca tsé-tsé, encontrada em 36 países da África subsaariana. Nos primeiros estágios da doença, a pessoa apresenta sintomas de febre, dores pelo corpo e confusão mental. Se não for eliminado, o parasita pode chegar ao sistema nervoso central e provocar sonolência excessiva, levando até à morte. 

Outra doença do sono é a síndrome de Kleine-Levin, popularmente conhecida como “síndrome de hibernação” ou da “bela adormecida”. Trata-se de uma doença rara que se manifesta inicialmente na adolescência ou no início da vida adulta. O paciente chega a dormir de um a três dias seguidos, acordando irritado e comendo compulsivamente. 

A Bíblia também fala de outra doença do sono, porém no sentido espiritual. Essa enfermidade da alma infecta cristãos no mundo todo, principalmente os que aguardam a “chegada do Noivo” (cf. Mt 25:5). Os sintomas mais comuns são mornidão, desinteresse pela Bíblia, falta de oração e desânimo de ir à igreja. 

O sono espiritual é transmitido por Satanás, que anda em derredor procurando a quem “picar” com suas “setas inflamadas” (Ef 6:16). Através de filmes, músicas, livros e sites que contêm princípios contrários à Palavra de Deus, o maligno tem espalhado um sonífero mortal, inclusive entre aqueles que se assentam nos bancos da igreja. 

Ellen White pergunta: “Por que os soldados de Cristo são tão sonolentos e indiferentes?” Ela mesma responde: “É porque eles têm pouca comunhão verdadeira com Cristo” (O Grande Conflito, p. 424 [507]). 

Como está sua situação espiritual hoje? Você está “acordado” na comunhão ou é uma “bela adormecida” de Satanás? É hora de acordar, antes que seja tarde demais!