A esposa de Jó era casada com um grande líder. Era alguém também muito rico. Jó era um bom homem, fiel no casamento, que sustentava sua família e conduzia seus negócios com honestidade.
Posso apenas imaginar, portanto, a desolação e frustração de sua esposa com todas as calamidades que sobrevieram a seu marido, seus filhos e à riqueza da família (ver Jó 1).
As mulheres são projetadas para serem reparadoras, companheiras e cuidadoras. Deve ter sido terrível quando a esposa de Jó não conseguiu fazer nada disso. Ela não teve escolha a não ser suportar os desastres que acometeram sua família. Aparentemente, a gota d’água foi ver o marido tentando limpar as feridas que escorriam e coçavam por todo o corpo. Suas únicas palavras registradas na Bíblia foram uma pergunta e uma declaração: “Você ainda conserva a sua integridade? Amaldiçoe a Deus e morra!” Ela pode ter ficado tão comovida por seu amor a Jó que queria acabar com o grande sofrimento dele.
Acho notável que ela mesma não amaldiçoou a Deus, mas apenas sugeriu que Jó o fizesse. Todos nós sabemos como Eva pediu a seu esposo, Adão, que também comesse do fruto proibido, pecando assim com ela. Adão cedeu à sua esposa, mas Jó não. Que história incrível temos aqui da fidelidade de Jó a Deus, embora ele não entendesse por que tudo aquilo estava acontecendo. Além disso, por meio de sua fidelidade, sua esposa também foi salva e passou a desfrutar da prosperidade que Deus mais tarde deu a ambos, que incluiu mais dez filhos e mais riqueza do que nunca.
A tragédia da família de Jó deve ter sido o assunto da comunidade onde moravam. Afinal, seus “bons amigos” vieram durante os problemas para se solidarizar com ele e dizer o que acreditavam que ele poderia ter feito para merecer o castigo divino. A maioria das conversas no livro de Jó envolve sua conversa com Deus ou com seus chamados “amigos”. Agora todos puderam ver a restauração daquela família. A história deles foi um testemunho para muitos.
O que sua história está contando ao mundo? Mesmo que você não entenda tudo sobre o plano de Deus para sua vida, você confia a Ele sua vida e seu futuro? Você acredita que Ele fará com que todas as coisas cooperem para seu bem?
Sim, agora vemos obscuramente como por um espelho (1 Coríntios 13:12), mas um dia Deus tornará tudo claro!
{ Karen M. Phillips }