Segunda-feira
29 de maio
A filha de Jesus
Minha filha, você sarou porque teve fé! Vá em paz. Lucas 8:48

A história da cura da mulher com fluxo de sangue é narrada entre o pedido de Jairo e a ressurreição de sua filha. Há algumas coincidências interessantes nessa passagem: a filha de Jairo tinha 12 anos quando estava à morte; a mulher com fluxo sofria havia 12 anos com uma hemorragia sem fim. Jairo buscava socorro para a filha; a mulher do fluxo de sangue é a única personagem feminina nos evangelhos que Jesus chamou de filha.

Jairo estava muito apressado porque o caso de sua filha era desesperador. Jesus, porém, parece não se mover na velocidade que o pai queria. Por quê? É como se o Senhor estivesse dizendo, ao andar nos passos lentos da multidão: “Jairo, entendo o que você está sentindo. Vou salvar sua filha, mas antes preciso salvar a minha.”

Não sabemos o nome dessa mulher, mas nem precisamos. O que aconteceu com ela já é suficiente para torná-la uma celebridade do evangelho. O fato de ela ter sido a única mulher chamada de filha por Jesus na Bíblia faz merecer a pergunta: O que havia de especial nela para ser considerada assim?

1. Ela recebeu Jesus como sua única esperança. João diz: “A todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus” (João 1:12, ARA, itálico acrescentado).

2. Sem dúvida, foi o Espírito Santo que a guiou até Jesus. Ela poderia ter vários motivos para duvidar de que Jesus poderia resolver seu problema, mas foi movida até o encontro com o Salvador. A Bíblia diz o seguinte sobre gente assim: “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Romanos 8:14, ARA, itálico acrescentado).

3. Havia muita fé em seu coração. Enquanto Jairo pedia para Jesus ir à casa dele para fazer alguma coisa por sua filha, a mulher acreditava que, se apenas tocasse as vestes do Senhor, ela seria curada. “Pois, por meio da fé em Cristo Jesus, todos vocês são filhos de Deus” (Gálatas 3:26, itálico acrescentado).

Todos nós podemos ser filhos de Jesus. Em realidade, Ele está ansioso para que mais e mais pessoas possam, de fato, ser consideradas suas filhas. Se receber Jesus como seu único Senhor e Salvador, permitir ser guiado pelo Espírito Santo e tiver fé em tudo o que as Escrituras ensinarem, não tenha dúvida, você também ouvirá Deus dizer: “Este é meu filho amado” (Mateus 3:17).