Quarta-feira
27 de fevereiro
A Fonte da água viva
Mas quem beber da água que Eu lhe der nunca terá sede. Pelo contrário, a água que Eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna. João 4:14

Antes da primeira viagem a Israel, meu esposo e eu passamos inúmeras horas traçando o itinerário. Desde o momento em que pegamos nosso pequeno carro alugado no aeroporto de Tel Aviv, estávamos constantemente em movimento.

– Estamos realmente aqui – muitas vezes repetimos – onde Jesus andou.

Nós exploramos muitos lugares que antes eram apenas nomes: Caná, Cafarnaum, Tiberíades. Jerusalém foi a nossa próxima parada. Poderíamos viajar para a Cisjordânia e a cidade de Nablus, onde o Poço de Jacó estava localizado?

– Isso pode ser perigoso – disse o atendente do hotel em Jerusalém. – É melhor vocês tomarem cuidado.

O comentário dele só provocou maior interesse em meu esposo e no meu filho adolescente! Logo que saímos, paramos nos postos de controle apenas para receber o aceno de permissão para prosseguir. Chegando ao mosteiro Bir Ya’qub, encontramos a porta de entrada trancada. Quando estávamos nos afastando, um monge idoso atendeu. Em inglês simplificado, ele compartilhou sua satisfação em nos ver antes de nos convidar para segui-lo ao andar de baixo para uma cripta onde ainda estão o poço, um pequeno guincho e um balde anexado. O balde desceu, atingiu a água e o puxamos para cima com cuidado. Nada era melhor em um dia quente em Israel do que a água fresca de um poço profundo.

Como a água viva que a mulher de Samaria experimentou há mais de dois mil anos! Um encontro tão profundo! Afinal, Jesus sabia tudo sobre sua vida de pecado. Surpreendidos, os discípulos estremeceram quando encontraram seu Mestre falando com aquela mulher de sangue judaico e gentio misturado. Como Ele pôde? Eles ainda não haviam entendido, depois de anos com Jesus, com aquela água espiritual disponível todos os dias. No entanto, eles ainda não tinham descoberto a Fonte!

Mas espere! Ele ainda é a Fonte. Ele oferece a água da vida – a todos nós, quer mereçamos ou não! Ele está disposto a nos aceitar com todas as nossas falhas – assim como aconteceu com a mulher samaritana. Ele está esperando para lançar Sua túnica de justiça em nossos ombros – basta pedir.

O que começou como uma viagem de rotina para o poço de Jacó mudou para sempre a mulher de Samaria. Reviver esse encontro que ocorreu há muito tempo teve um efeito profundo sobre mim também! Vamos ficar perto da Fonte.

Harryette Aitken