Por vínculos naturais, a relação entre pais e filhos é a mais próxima que existe e é composta por laços que duram a vida toda. Ela é tão íntima que é capaz de revelar virtudes e escancarar defeitos. Portanto, o quinto mandamento da lei de Deus aborda um tema singelo e, ao mesmo tempo, sensível.
Esse mandamento está em uma posição estratégica na lei de Deus. Ele serve de ponte entre a primeira parte do Decálogo, que trata do nosso amor para com Deus, e a segunda parte, que se refere ao amor ao próximo. Essa conexão é indicada em Levítico 19:3: “Respeite cada um de vocês a sua mãe e o seu pai e guarde os Meus sábados. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês.”
É interessante observar que tanto a guarda do sábado quanto o respeito aos pais são atitudes que devem ser aprendidas no lar. Tanto o sábado quanto a família (mais especificamente o casamento) são considerados na Bíblia como dignos de honra (Is 58:13; Hb 13:4). Contudo, ambas as instituições têm sido atacadas hoje em dia. Afinal, o que significa honrar os pais?
Segundo o dicionário, honrar é “conferir honra, dar crédito ou merecimento a alguém, distinguir com honrarias, dignificar, enobrecer, estimar, respeitar”. Em outras palavras, é muito mais do que simplesmente obedecer.
Entretanto, o quinto mandamento não diz: “Honre apenas os pais fantásticos, maravilhosos”; nem: “Honre apenas os pais que dão presentes”. Na lei de Deus, não há espaço para acréscimos nem adjetivações. O mandamento é imperativo e categórico: “Honra teu pai e tua mãe”. Ponto. A verdade é que não existem pais perfeitos. Além disso, ninguém pode escolher os pais que gostaria de ter. Devemos honrá-los devido à posição de autoridade que eles ocupam, concedida pelo próprio Deus.
Lembre-se de que o próprio Jesus honrou os pais enquanto esteve na Terra (Lc 2:51). Desde a infância, Cristo foi obediente à sua mãe nos serviços domésticos e ao seu pai na carpintaria. Ele é o nosso exemplo!
Se você quiser viver bastante e com qualidade (Dt 5:16), não se esqueça de honrar os seus pais, especialmente quando estiverem idosos. Aproveite este dia para dizer o quanto eles são importantes para você. Reflita o amor de Deus em sua família.