O australiano Nick Vujicic nasceu em 1982 com uma síndrome rara chamada Tetra-amelia, caracterizada pela malformação embrionária que acarreta a ausência dos braços e das pernas. Sua infância foi marcada por dificuldades, bullying e solidão. Tarefas simples, como comer ou escovar os dentes, eram desafios quase intransponíveis. Para piorar a situação, o menino foi proibido de frequentar uma escola regular por causa da deficiência. Aos oito anos de idade, Nick pensou em tirar a própria vida.
Porém, o garoto não seguiu com essa ideia. Após uma mudança nas leis estaduais, ele foi integrado à escola e aprendeu a escrever usando os dois únicos dedos do pé esquerdo. Além disso, desenvolveu um jeito próprio de usar o computador, pentear o cabelo, surfar, mergulhar, entre outras coisas.
Aos 17 anos, Nick percebeu que podia ser uma inspiração para outras pessoas. Ele criou uma organização sem fins lucrativos chamada Vida Sem Membros e passou a viajar pelo mundo dando palestras motivacionais. Formou-se em Contabilidade, casou-se e atualmente tem quatro filhos. Nick descobriu que é possível tirar força da fraqueza.
O que seria de Nick se não tivesse essa síndrome rara? Provavelmente seria um desconhecido surfista de Melbourne, na Austrália. Mas foi justamente a sua deficiência e a maneira como lidou com ela que o tornaram um dos palestrantes mais conhecidos e requisitados do planeta.
Deus não é o causador dos problemas, deformidades e muito menos das síndromes. Tudo isso é resultado do pecado. Mas Ele é tão sábio que nos dá a oportunidade de aprender com as dificuldades.
Olhe, por exemplo, a vida de alguns personagens da Bíblia. Se não fosse a cegueira, talvez Bartimeu nunca tivesse encontrado Jesus. O mesmo também não teria ocorrido com o paralítico em Cafarnaum, a mulher com fluxo de sangue e o homem com a mão atrofiada. Graças às fraquezas, essas pessoas descobriram o gracioso poder do Salvador e tiveram as suas histórias descritas no livro sagrado.
Não sei que tipo de fraqueza você enfrenta agora. Mas entenda que essa é uma excelente oportunidade para Deus trabalhar. Aprenda hoje a lidar com os seus defeitos. Com certeza, você terá muita coisa para contar.