Dentre os diversos alunos com quem tive contato, lembro-me de uma menina do primeiro ano do ensino médio. Assim que chegou ao colégio e soube que eu era o pastor, ela me procurou para dizer que não acreditava em Deus. Fiquei surpreso por ter me procurado apenas para dizer isso.
Por ser muito comunicativa, não demorou para fazer amigos. Participava de todas as atividades do internato, inclusive dos cultos, mas sempre com uma atitude de rejeição às coisas religiosas. Então chegou a época do ano em que toda a Igreja Adventista do Sétimo Dia na América do Sul sairia para distribuir livros missionários. Comuniquei aos membros da igreja do campus o dia em que faríamos a distribuição e disse que todos aqueles que quisessem ir deveriam dar o nome para que alugássemos a quantidade suficiente de ônibus.
Muitos alunos se inscreveram para participar, e, para a minha surpresa, a menina ateia também veio dar o nome. Frisei que era uma distribuição de livros que falavam de Deus. Ela me respondeu que sabia disso, mas, como seus amigos iriam, ela também queria ir.
O grupo ficou posicionado em semáforos da cidade, e começamos o trabalho. Para a surpresa de muitos, a menina era uma das mais empenhadas na distribuição. Lembro-me bem de quando, empolgada, ela veio me pedir mais livros, pois os que tinha em mãos haviam acabado. Na manhã seguinte, porém, ela continuou tão ateia como sempre.
O que a impulsionou? A força do grupo com quem ela andava. É sobre isso que nosso provérbio de hoje trata. Os jovens são muito influenciáveis; isso é natural nessa faixa etária. Por isso, Salomão aconselha com tanta ênfase que os jovens não andem com pessoas más. O apóstolo Paulo reforçou essa lição quando escreveu: “Não se enganem: ‘As más companhias estragam os bons costumes’” (1 Coríntios 15:33, NTLH).
No caso da minha aluna, o grupo que exerceu a influência era formado por boas pessoas e, por isso, ela foi levada a fazer algo bom. Contudo, o contrário é verdadeiro. Se você anda com más pessoas será influenciado para o mal.
As pessoas com quem você anda serão determinantes para as suas escolhas. Por isso, ao selecionar seu grupo de amigos, opte por pessoas que o influenciarão para o bem. Assim, vocês irão juntos para o Céu.