Você gostaria de conhecer a fórmula do sucesso? Muitos escritores tentaram apresentá-la. Ela é tão desejada que vários livros desse gênero encabeçam a lista dos mais vendidos. Os autores ensinam como ter sucesso nos relacionamentos, nas finanças e na vida profissional, por exemplo.
José conhecia a fórmula do sucesso, pois a Bíblia diz que tudo o que ele fazia prosperava. Você já imaginou alguém fazendo esse comentário a seu respeito? Isso deixaria qualquer pai orgulhoso.
Uma leitura superficial do texto pode deixar a impressão de que simplesmente Deus abençoava José e tudo o que ele fazia acabava dando certo. Ellen G. White nos ajuda a compreender melhor essa questão: “A notável prosperidade que acompanhava todas as coisas postas aos cuidados de José não era resultado de um milagre direto, mas sim de seu empenho, zelo e energia, que eram coroados pela bênção divina” (Patriarcas e Profetas, p. 175 [214]).
José era um jovem esforçado e dedicado. Enquanto os demais se contentavam em fazer o mínimo, José dava o seu melhor. Se a tarefa fosse limpar a janela, ele só iria terminar quando limpasse todos os cantinhos. Se fosse para varrer a casa, ele iria levantar todos os móveis, sem empurrar a sujeira para debaixo do tapete. É a busca por excelência em todas as coisas que nos torna pessoas de valor.
A bênção divina é concedida generosamente a todos, mas o que muitas vezes falta é o esforço de alguns. Pense em José. Possivelmente a situação dele fosse muito pior que a sua. Ainda assim ele dava o melhor de si.
Tenho alguns desafios para você: Coloque Deus sempre em primeiro lugar. Faça sempre algo a mais do que o esperado. Não deixe suas atividades para a última hora. Seja pontual. Organize bem o seu tempo. Eleja suas prioridades.
O ano só está começando, e agora você já sabe a fórmula do sucesso: poder divino + esforço humano. Deus tem prazer em abençoar Seus filhos e sempre faz a parte Dele. Portanto, decida hoje dar o seu melhor e experimente uma vida de sucesso ao lado de Deus.