Sábado
04 de janeiro
A grande escolha
Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir […]. Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor. Josué 24:15

É possível que você já tenha precisado tomar alguma decisão importante e, de repente, descobriu que não estava preparado para ela. Todos nós já passamos por isso. A palavra decisão vem do radical latino que significa “separar-se de”. Dizer “sim” para algo significa dizer “não” para outra coisa. Por isso, às vezes, as decisões podem ser tão difíceis.

Você é livre para escolher o que fazer da vida. Chamamos isso de livre-arbítrio. Você tem liberdade para escolher o próprio caminho; mas, mesmo assim, você não pode escolher as consequências de suas escolhas. Presídios do mundo inteiro estão cheios de gente que fez escolhas insensatas e destrutivas, que girou a roleta e apontou o dedo para a direção errada e se viu presa ao destino escolhido. Mas há aspectos da vida nos quais não há escolha.

Não podemos escolher a estrutura de nosso DNA, a cor dos olhos e da pele, o tamanho do nariz, o sexo e a família em que vamos nascer. Diante desse determinismo biológico, alguns podem até se sentir desfavorecidos. Porém, qualquer “injustiça” genética será compensada pela escolha que realmente importa: onde iremos passar a eternidade. É com esse presente que Deus nos dá a chance de corrigir todas as imperfeições da vida.

As palavras finais de um homem podem revelar a história de sua jornada. Essa foi a experiência de Josué. No fim de sua vida, Deus certamente disse a ele: “Muito bem, servo bom e fiel” (Mt 25:21). Josué liderou o povo rumo a Canaã e orientou a conquista da terra e a distribuição da herança. O último pronunciamento dele foi um dos mais poderosos e corajosos testemunhos em toda a Bíblia. Em sua idade avançada, e talvez com voz trêmula, Josué apelou ao povo para fazer uma escolha inteligente diante do maior desafio da vida de qualquer pessoa: a quem iremos servir.

As palavras de uma antiga canção nos chamam à realidade: “Meu amigo, hoje tu tens a escolha: vida ou morte, qual vais aceitar?” É uma escolha entre vida ou morte; Céu ou inferno; Cristo ou o inimigo. Por favor, decida agora por Jesus! Sua eternidade está em jogo.