Sábado
26 de janeiro
A ignorância pode ser fatal
Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2:15

Este mundo está cheio de problemas e dificuldades. Cada um tem a própria porção de fardo para carregar, mas eles ficam mais difíceis quando ignoramos o que precisamos saber da Palavra de Deus. Principalmente para as mulheres que têm muitas responsabilidades: filhos para educar, tarefas domésticas para terminar, esposo para cuidar e trabalhos complementares para ajudar a sustentar a família. A lista é longa. Por isso, muitas mulheres não tomam tempo para cultivar os hábitos de estudar, aprender e se manter informadas.

Uma escritora inspirada aconselha: “Em lugar de se entregar a uma verdadeira labuta, procure a esposa e mãe encontrar tempo para ler, para se manter bem informada, para ser uma companheira a seu marido, e se conservar em contato com a mente em desenvolvimento de seus filhos. […] Consagre tempo ao estudo de Sua Palavra, para levar as crianças aos campos, e aprender a conhecer a Deus mediante a beleza de Suas obras” (Ellen G. White, O Lar Adventista, p. 110).

A Bíblia é a biblioteca que contém instruções para experimentar alegria e paz, bem como sugestões para resolver problemas diários e vencer a tentação. Ela nos orienta a manter um relacionamento mais saudável com Deus e com o semelhante.

Lemos no texto do tema de hoje o que o apóstolo Paulo nos adverte: “Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” Essa admoestação vale para nós, mulheres, que temos a responsabilidade de educar os filhos. O entendimento correto protege de problemas mais tarde. Afinal, a ignorância pode ser fatal. Os discípulos de Jesus passaram por uma agonia indescritível durante a Sua crucifixão por causa da ignorância. Eles poderiam ter sido poupados de tristeza e sofrimento se tivessem “manejado bem a palavra da verdade”. Para Judas, a ignorância provou ser fatal.

Cara leitora, que o sofrimento e a tristeza que você vivencia sejam aliviados por meio do conhecimento e da crença nas promessas de Deus. Que você encontre uma solução para seus problemas. Por que não tomar tempo para convidar o Espírito Santo para ensinar a Palavra de Deus a você? Afinal, Jesus “abriu” a mente dos discípulos “para que pudessem compreender as Escrituras” (Lc 24:45). Ele fará o mesmo por você.

Omobonike Adeola Sessou