As palavras têm o poder de capacitar ou de condenar os outros, especialmente as crianças. Em vez de dizer a seu filho que ele é mau ou rebelde, diga-lhe que seu comportamento é inaceitável e que você sabe que ele pode agir melhor porque é um bom menino. Seu filho não se sentirá condenado, mas aprenderá que pode controlar suas ações e mudar o comportamento negativo. As palavras podem edificar a confiança e a fé em seu filho ou condená-lo e arrasá-lo. Vigie bem as palavras que você usará hoje, porque elas têm importância. Queremos falar palavras que inspirem, Animem e façam aflorar o que há de melhor nos outros.
Também queremos cuidar do modo como pensamos a respeito dos outros. O que eu penso influencia o que digo, e o que digo afeta o modo como penso. As palavras reagem sobre o caráter. As palavras são tão poderosas quanto os “paus e pedras” que podem quebrar os ossos. Quando criança, aprendi a repetir e cantarolar esta frase conhecida: Paus e pedras podem quebrar meus ossos, mas as palavras nunca me ferirão.
Com essa frase não mais me tornei vítima do sarcasmo do bullying escolar. Dizer essas palavras fez com que me sentisse poderosa, confiante e invencível. Falar sobre força fez com que me sentisse forte.
A bravata pode ter proporcionado uma força a curto prazo, mas, na verdade, os paus e as pedras podem quebrar meus ossos, e as palavras podem quebrar meu espírito.
As palavras são poderosas; use-as com sabedoria hoje. Palavras positivas têm efeitos edificantes, e palavras negativas têm efeitos danosos. As palavras positivas motivam, enquanto as negativas interrompem a ação do cérebro. Quando você ouve palavras zangadas, sua reação inicial é provavelmente defensiva, emocional e um tanto impensada.
As crianças que crescem em um ambiente positivo, no qual são comuns as palavras de afirmação e motivação, têm mais probabilidade de se transformarem em adultos resilientes, que tomam iniciativas. No entanto, a criança de um ambiente negativo, condenatório, será reativa, demonstrará pouco uso das habilidades de lógica e raciocínio, e terá menor probabilidade de ser bem-sucedida.
Senhor, ajuda-me hoje a falar palavras de estímulo.
Prudence LaBeach Pollard