O ser humano se acostuma fácil. É capaz de se habituar a praticamente qualquer coisa. Alguns dizem que 21 dias é o tempo necessário para “reprogramar a mente”, e cerca de 60 a 90 dias para que o comportamento se torne automático. Dizem também que desfazer um hábito antigo é cinco vezes mais difícil que criar um novo. Interessante, não é?
Isso pode ser ilustrado com experiências ligadas à sensibilidade auditiva das pessoas diante de circunstâncias diferentes. Dona Jadi e o senhor Manuel receberam na casa deles, por uma noite, uns amigos que estavam de passagem. Muito hospitaleiros, os dois se esforçaram para oferecer o melhor: um bom jantar, quartos confortáveis e um ambiente aconchegante.
De manhãzinha, os hóspedes viram pela janela da sala um trem que ia passando a certa distância. Ficaram surpresos: “Olha, o trem passa aqui perto!” Dona Jadi então comentou: “Espero que tenham conseguido dormir! Ele passa quatro vezes durante a madrugada.” Por incrível que pareça, os hóspedes nem sequer tinham notado! E por que não? É que, na cidade deles, havia uma estrada de ferro ao lado da casa, e lá o trem passava ainda mais vezes, tanto de dia como de noite! Eles não escutaram os ruídos porque, devido à força do hábito, estavam “blindados”.
Não é nada bom ter o sono interrompido à noite pelo barulho de um trem. Porém, no caso acima, percebemos que o casal só não foi perturbado porque estava condicionado a barulhos piores do que aos que foram expostos na casa de dona Jadi e do senhor Manuel. Em certo sentido, os ouvidos deles estavam insensíveis.
A Bíblia insiste na necessidade de manter os ouvidos e o coração abertos quando se trata da voz de Deus. Você só irá ouvi-la se não se acostumar com as distrações e os sons rotineiros do mundo. Para ser sensível, você precisa se “dessensibilizar” de muitas outras coisas. Deus pode falar em meio a trovões, pode Se expressar em alto e bom som, mas o normal é que a voz Dele somente seja ouvida por aqueles que estão atentos, interessados e na sintonia certa (1Rs 19:11-13). Tomara que seja esse o seu caso. Disponibilize os ouvidos. Diga ao Senhor: “Fala, pois o teu servo está ouvindo!” (1Sm 3:10). Deus tem muito a lhe dizer. Você está preparado?