Como esposa de pastor, tenho a oportunidade de conhecer muitas pessoas e partilhar de suas lutas e vitórias. Em um sábado de 2017, eu estava em uma das igrejas que meu esposo pastoreava. Houve um momento da programação em que as pessoas expuseram seus agradecimentos e pedidos. Foi assim que conheci a história da irmã Odete.
Aos ?2 anos, ela cuidava da mãe com 93 anos de idade. Tinham apenas um salário mínimo de aposentadoria para custear suas despesas. Por isso compravam remédios e alimentos em comerciantes do bairro e pagavam apenas no fim do mês. Mesmo com toda dificuldade, sempre se mantiveram fiéis nos dízimos e nas ofertas.
Em um determinado mês, Odete dirigiu-se à farmácia para fazer o acerto mensal, e a dona do estabelecimento apresentou um valor muito superior ao que ela realmente devia. Ela procurou explicar que os remédios que comprava não condiziam com aquele preço, mas a comerciante exigia que o valor fosse pago integralmente. Sem saída, ela usou parte do valor que devia ao mercado para quitar a dívida.
Saiu dali angustiada, pois não poderia pagar o mercado. Mesmo assim, foi ao local conversar com o dono. Contou o ocorrido e disse que pagaria a ele apenas parte da dívida, pois não tinha todo o dinheiro. O comerciante buscou seu caderno, para fazer a soma do valor devido. Para sua surpresa, disse a ela que a dívida estava paga.
Constrangida, ela tentou explicar que não queria o perdão da dívida, apenas a permissão para pagar em duas vezes. Entretanto, o homem afirmou que alguém tinha pago a dívida e até deixado uma anotação no caderno. Ainda sem crer, ela pediu para ver o caderno e ficou pasma ao ler: “Pago.” Era uma letra tão linda, como jamais tinha visto em sua vida. Perguntou, então, se aquela letra era dele ou de algum funcionário. O dono do estabelecimento respondeu que não. A própria pessoa que havia pago havia feito a anotação no caderno.
Ela tentou descobrir mais informações com quem havia atendido a pessoa, pois queria encontrá-la para agradecer. Mas nem ele, nem os funcionários souberam responder quem era a pessoa. Odete entendeu que o autor daquela bela letra era Alguém que está nos Céus e que cuida de todas as Suas criaturas. Se Ele cuida até dos pardais, muito mais cuidará de nós.
Rosemeire Magalhães Félix