Domingo
07 de julho
A lula gigante
Assim Deus criou os grandes animais aquáticos e os demais seres vivos que povoam as águas. Gênesis 1:21

Ela só existia no livro de Júlio Verne, Vinte Mil Léguas Submarinas, e nas histórias de marinheiros que falavam de uma fera marinha de braços compridos que atacava navios.

Em 1873, três pescadores encontraram um enorme animal na Costa de Newfoundland, no Canadá, e o confundiram com um barco de casco para cima. Ao tentarem empurrá-lo com uma vara, foram atacados por uma lula gigante. Com um machado, conseguiram cortar um de seus tentáculos, levando-o para comprovar sua história. Quatro anos depois, a maior lula gigante conhecida foi encontrada na Nova Zelândia, com 17 metros. Isso é igual ao comprimento de dois ônibus.

O corpo da lula gigante tem o formato de um torpedo e pesa 900 quilos. Os olhos são do tamanho de uma bola de vôlei. A boca tem o formato de um bico de papagaio e os tentáculos enormes são providos de ventosas. Maior do que as lulas gigantes já encontradas, só a baleia-azul, que chega a medir 21 metros.

O cérebro do maior invertebrado do mundo comanda três corações, dois dos quais têm funções circulatórias, oito braços com ventosas de sucção que servem para segurar as presas, dois outros tentáculos que são utilizados para levar a comida à boca e um sistema de defesa com jato de tinta.

Sobre o comportamento e os hábitos da lula gigante, pouco se sabe, pois esse animal nunca foi examinado com vida. Além disso, vive a cerca de dois mil metros de profundidade. Quem mais a conhece são as enormes baleias cachalotes, seus predadores naturais. No estômago de um cachalote já foram encontrados cerca de cinco mil bicos de lula gigante e vários tentáculos enormes. Por muito tempo se pensou que as baleias eram os maiores animais marinhos existentes. Mas a Bíblia diz que Deus criou outros grandes animais marinhos.

A lula gigante e outros seres ainda desconhecidos para nós, povoam as águas dos oceanos. Eles vivem nas regiões mais profundas, onde não podem prejudicar o ser humano. Uma coisa é certa: Deus criou a lula gigante e os seres minúsculos que circulam carregados na poeira. Ele é o Deus do grande e do pequeno. É o Criador.