Terça-feira
19 de março
A mariposa lua
Apareceu no céu um sinal extraordinário: uma mulher vestida do sol, com a lua debaixo dos seus pés e uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça. Apocalipse 12:1

Com 15 centímetros de envergadura (de uma ponta da asa até a outra), a mariposa lua é uma das maiores do mundo. Tem cor verde-clara e duas asas internas que terminam como uma longa “cauda”, parecida com as pontas de um fraque (traje de cerimônia que os homens usam, curto na frente e com abas longas atrás).

O macho da mariposa lua consegue, com as antenas, sentir o cheiro da fêmea a mais de seis quilômetros de distância. A lagarta que lhe dá origem tem sete centímetros de comprimento e uma cabeça bem grande. Nessa fase é comilona; mas, quando vira mariposa, perde a boca e aí não pode mais comer. Apenas suga os alimentos. A mariposa lua nunca visitou o astro de quem empresta o nome. Os dois desenhos em forma de lua que leva sobre as asas é que lhe deram esse apelido. A Lua é o único satélite da Terra e o corpo celeste mais próximo de nosso planeta. Quando está mais distante, fica a 406.610 quilômetros e, quando está mais próxima, a 356.334 quilômetros.

Em relação à Terra, a Lua tem massa 81 vezes menor e diâmetro 3,66 vezes inferior. Sem atmosfera, esse astro que reflete a luz do Sol é seco e apresenta superfície acidentada, com montanhas e crateras. Sua luz azulada cria uma atmosfera cálida e suave nas noites de lua cheia, quando as mariposas e outros insetos voam intensamente.

João viu uma mulher entre satélites e estrelas. Esse é um dos vários símbolos que encontramos no Apocalipse. Ela usa uma roupa diferente: “vestida do sol, com a lua debaixo dos seus pés e uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça”.

Sol, Lua e estrelas. O principal ingrediente do vestuário dessa mulher é a luz. A luz é a roupa de Deus. Jesus é o “Sol da Justiça” (Malaquias 4:2). E Ele disse que Seus seguidores são “a luz do mundo” (Mateus 5:14).

Não estamos “viajando” como astronautas, ao concluir que essa linda mulher, que tem a Lua como sandálias, é um símbolo do povo de Deus. Dos filhos de Deus que, em todos os tempos e em todos os lugares, fizeram da justiça de Cristo o seu traje especial. Com Jesus, você “veste” a roupa do Sol, tem a Lua a seus pés e estrelas sobre sua cabeça.