Quinta-feira
20 de junho
A mariposa ornatrix
Então Maria pegou um frasco de nardo puro, que era um perfume caro, derramou-o sobre os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos. E a casa encheu-se com a fragrância do perfume. João 12:3

O macho da mariposa ornatrix, natural do Sul dos Estados Unidos, precisa ser esperto para conquistar uma parceira. As fêmeas não se entregam com facilidade. O instinto de preservação as orientam no sentido de não casar com o primeiro que aparece. Para essa pequena mariposa, o macho deve ser bonito e cheiroso.
O segundo item é inegociável. Ele deve exalar o perfume de uma griffe especial, uma planta chamada guizo-de-cascavel. Ele precisa comer bastante dessa planta antes de procurar a fêmea.

O motivo não é só um capricho feminino. O perfume indica a presença no corpo dele de uma substância que é transmitida à fêmea no acasalamento. Essa substância, retirada da planta, deixa o corpo da ornatrix com gosto ruim, afastando os inimigos. Ao ser perturbada, a mariposa libera uma espuma por meio de um apêndice no tórax, que afasta o predador. Se cair em uma teia, é libertada assim que a aranha provar um pedacinho dela. O presente de núpcias deixa-a tão ruim que ninguém mais a quer.

O perfume usado por Maria para ungir os pés de Jesus também foi retirado de uma planta. O nardo é nativo do Norte da Índia, onde ainda é usado para perfumar os cabelos. Era importado em vasos de alabastro e usado em ocasiões especiais, por ser um dos mais finos da época. A Bíblia diz que o cheiro do perfume se espalhou pela casa toda. Houve gente próxima de Jesus que criticou o gesto de Maria, dizendo que o dinheiro gasto com o perfume poderia ser usado para dar comida aos pobres. Outros certamente criticaram a Jesus por deixar que tal mulher se aproximasse Dele.

Aquele perfume era o símbolo da gratidão e do amor de uma pessoa que havia recebido a graça e a misericórdia. Muitos estariam dispostos a derramar perfume sobre o corpo morto de Jesus. Maria, porém, o fez enquanto Ele estava vivo. Como é bom dar flores e perfumes, ou dizer palavras de apreciação aos vivos. Depois que uma pessoa querida morre, nada mais podemos fazer. Ela não ouve, não vê, não sente o cheiro das flores nem o calor de um abraço.

Manifestar nossos sentimentos aos que amamos é um antídoto contra a angústia e a culpa que a separação causa. Inclua Jesus entre as pessoas especiais às quais você dedica sua vida.