Sexta-feira
01 de agosto
A MELHOR AVENTURA
Este é o caminho; siga-o. Isaías 30:21

A Igreja Adventista reúne milhares de crianças e jovens em seus clubes de aventureiros e desbravadores. Acredito que uma das coisas que mais encanta um desbravador é a oportunidade de viver aventuras em meio à natureza. Fazer uma trilha com os amigos produz experiências inesquecíveis. Mas, para que a aventura não se transforme em desastre, é necessário confiar em um guia que conheça o percurso e identifique os sinais de pista. Só assim é possível ter certeza do caminho certo.

Também podemos enxergar a vida como uma constante busca por caminhos para a solução de problemas. Alguns trajetos são seguros para alcançar de modo mais rápido e fácil um determinado objetivo. Porém, nem sempre os caminhos rápidos representam progresso. Muitas pessoas se perdem nas trilhas da vida em busca de atalhos. Há processos longos, que se não forem vividos, não nos levarão ao pleno desenvolvimento.

A Bíblia nos fala que “há caminho que ao ser humano parece direito, mas o fim dele é caminho de morte” (Pv 14:12, NAA). O próprio Cristo nos alerta quanto ao risco do caminho mais fácil ao afirmar que este caminho conduz à perdição. Colar em uma prova, praticar sexo antes ou fora do casamento, usar produtos não saudáveis para ter um corpo musculoso são exemplos de atalhos que levam à destruição.

Nossa segurança, de fato, está em Deus, o Guia que conhece o caminho correto. Ele tem um plano seguro para nossa jornada. Por isso, não precisamos buscar experiências duvidosas, sendo que o próprio Deus já nos deu orientações seguras. Também é muito importante confiarmos nos representantes de Deus, que desenvolveram a experiência de andar com Cristo. Eles conheceram o caminho antes de nós. Seus conselhos, orientações e bom senso evitarão que nos sintamos perdidos neste mundo.

Na grande aventura da vida, convido você a se afastar dos caminhos tortuosos. Siga o trajeto que Deus preparou para você. Na Bíblia estão os sinais de pista que mostrarão se de fato você está no caminho correto ou se, por descuido, deixou de seguir o Líder. A melhor aventura de um desbravador ou jovem é caminhar com Cristo e chegar com Ele ao destino.