Sexta-feira
23 de fevereiro
A melhor companhia
Quando eu era menino, ainda pequeno, em companhia de meu pai, um filho muito especial para minha mãe. Provérbios 4:3

Falar em velórios não é a parte mais agradável do ministério, mas faz parte do trabalho pastoral levar consolo aos enlutados. Em um velório, vi uma cena que me fez pensar profundamente.

Eu conhecia bem aquela família e sabia que a filha mais velha não se dava bem com a mãe. Elas brigavam muito e constantemente a mãe ouvia xingamentos dela. Naquele dia triste, a mãe estava dentro do caixão, e aquela filha em pé, ao lado. Durante todo o período do velório, a filha carinhou a cabeça da mãe e fez declarações de amor. Foram muitas palavras bonitas e gestos afetuosos; porém, manifestados tarde demais.

Devemos aproveitar a companhia de nossos pais enquanto eles ainda podem nos ouvir e sentir nosso toque. Isso não é bom apenas para eles, mas os filhos que vivem assim são os principais beneficiados. No provérbio de hoje, as palavras de Salomão sugerem mais que um relacionamento superficial com o pai. Havia intimidade entre eles, e isso influenciou profundamente o sábio.

Davi tinha um apreço muito especial por Salomão, que aproveitou todo o tempo possível para estar ao lado do pai. Ainda jovem, incorporou as expectativas de Davi, e, por isso, Deus o escolheu para construir o templo que o pai tanto sonhara.

Deus enviou um recado carinhoso e confortador para Davi: “E, quando você morrer e for sepultado ao lado dos seus antepassados, Eu colocarei um dos seus filhos como rei e tornarei forte o reino dele. Será ele quem construirá um templo para Mim, e Eu farei com que os seus descendentes governem para sempre. Eu serei o pai dele, e ele será Meu filho. Quando ele errar, Eu o castigarei como um pai castiga seu filho. Porém não retirarei dele o Meu amor, como fiz com Saul, para que você pudesse ser rei. Você sempre terá descendentes, e Eu farei com que o seu reino dure para sempre. E a sua descendência real nunca terminará” (2 Samuel 7:12-16, NTLH).

Salomão foi um grande homem porque fazia questão de desfrutar o amor de seus pais e o amor de Deus. Quando se tornou adulto, reconheceu que essa escolha o ajudou a alcançar lugares de destaque na sociedade.

Deus ama você. Tenha certeza disso. Ame-O também. Se você ainda tem seus pais, aproveite cada momento com eles. Não espere a morte para fazer carinho e declarações de amor. Faça isso agora e desfrute a melhor companhia.