Sempre que pensamos nas mães virtuosas da Bíblia, nós nos lembramos de Maria, mãe de Jesus; de Ana, mãe de Samuel; e de Isabel, mãe de João Batista. Você já notou que nunca pensamos na mãe de Sansão? O texto não diz o nome dela, mas apenas que era mulher de Manoá. Ela teve o grande privilégio de receber a visita de um anjo para lhe dizer que, apesar de estéril, ela daria à luz um menino que seria consagrado a Deus desde o nascimento, e começaria a libertar Israel da mão dos filisteus.
O mensageiro celestial lhes deu instruções sobre como deveriam criar o menino, e eles se empenharam nessa tarefa e fizeram tudo o que o anjo lhes dissera. Mas o que deu errado? O menino não fora instruído no caminho que devia andar? (Pv 22:6). Então por que Sansão se desviou dele?
Eu também me fiz essa pergunta várias vezes, quando minhas filhas se afastaram do Senhor. Elas foram criadas ouvindo hinos, escutando histórias da Bíblia e participando de todas as atividades da igreja. Eu e meu esposo procuramos orientá-las por preceito e exemplo, mas chegou um momento em que elas se afastaram de Deus. Orávamos incessantemente por elas e nos perguntávamos onde havíamos errado. Não bastasse o sentimento de fracasso, o julgamento daqueles que não passaram por uma situação semelhante nos fazia sofrer mais ainda.
Jeremias 31:16 nos confortava: “Assim diz o Senhor: Reprime a tua voz de choro, e as lágrimas dos teus olhos; porque há galardão para o teu trabalho, diz o Senhor, e eles voltarão da terra do inimigo” (ARA).
Ao longo de quase 15 anos, oramos, choramos e jejuamos por nossas filhas. Eu implorava ao Senhor que não permitisse que elas se casassem com homens que não fossem tementes a Ele. E mais uma vez a palavra de Deus se mostrou fiel e não voltou vazia. O Senhor resgatou minhas filhas, de modo que elas encontraram um esposo cristão.
Ao olhar para trás, para nosso tempo de angústia, penso nos diversos pais e mães que estão passando pelo mesmo problema. A eles, digo que a semente plantada frutificará, assim como a semente plantada por Manoá e sua esposa frutificou e hoje vemos o nome de Sansão na galeria dos heróis da fé. Confie em Deus e ore incessantemente por seus filhos, pois eles voltarão da terra do inimigo.
Regina Mary Silveira Nunes