Quinta-feira
11 de maio
A MÚSICA MAIS BELA
Depois de terem cantado um hino, saíram para o Monte das Oliveiras. Mateus 26:30

Embora a Bíblia não seja um tratado sobre música, ao longo de suas páginas ela utiliza vários termos e descreve muitos contextos musicais. Em Gênesis 4:21 e 22, por exemplo, lemos a respeito de Jubal, o “pai de todos os que tocam harpa e flauta”, e sua prima, Naamá, cujo nome significa “melodiosa”. Em Êxodo 15, encontramos o cântico de Moisés, entoado pelo povo de Israel após a travessia do Mar Vermelho. O livro dos Salmos, por sua vez, é uma verdadeira coletânea musical, cantada ao longo dos milênios em ocasiões de ação de graças, louvor, lamento e celebração. 

Deus sempre Se serviu da música para expressar as verdades mais belas. Na criação do mundo (Jó 38:7), no nascimento do Messias (Lc 2:13, 14), na entronização de Cristo no Céu (Ap 5:9, 10) e em Sua segunda vinda (Mt 24:31), Deus utilizou e utilizará a música como “trilha sonora” para apresentar o espetáculo da graça. O próprio Jesus, quando esteve na Terra, mencionou mais de 50 vezes os Salmos, dando a esse livro importância artística e teológica. 

Você já imaginou ouvir Jesus cantar? Como deve ser o timbre da voz do criador da música? O apóstolo Paulo atribui a Cristo a execução do Salmo 22:22: “Proclamarei o Teu nome a Meus irmãos; na assembleia Te louvarei” (Hb 2:12). Que majestoso deve ser ouvir Jesus cantando no meio da congregação dos salvos! Em Romanos 15:9, Paulo apresenta novamente Jesus como cantor, agora entoando um hino aos gentios. Ele cita as palavras do Salmo 18:49: “Por isso eu Te louvarei entre os gentios; cantarei louvores ao Teu nome.” 

Contudo, a referência bíblica mais explícita ocorre em Mateus 26:30, que menciona Jesus cantando um hino com os discípulos antes de sair para o Getsêmani. Ellen White diz que “Sua voz foi ouvida, não em tons de uma dolorosa lamentação, mas nas alegres notas do cântico pascal [o Salmo 117]” (O Desejado de Todas as Nações, p. 541 [672]). Como pôde Cristo cantar minutos antes de suar gotas de sangue? Quem é capaz de louvar antes de sofrer uma agonia indescritível? O cântico de Jesus antes do Getsêmani nos ensina que a música é uma poderosa ferramenta de testemunho e submissão à vontade de Deus. Você já louvou ao Senhor hoje?