Sempre sou abençoada quando participo dos cultos matutinos na sede mundial da nossa igreja onde trabalho. Enquanto eu entrava no auditório certa manhã, fiquei muito feliz ao perceber que teríamos uma apresentação do coral e da orquestra de sinos. Depois que o coral cantou e se sentou, perguntei a mim mesma por que os membros da orquestra de sinos não estavam se organizando à frente para a apresentação. Então, o diretor de adoração ficou de pé e pediu desculpas por não se apresentarem, explicando que um dos sinos estava faltando.
Sério mesmo?, pensei. Com todos os outros sinos, eles poderiam ter apresentado. Em minha cabeça, a orquestra toda estava lá. Todos os outros sinos não eram suficientes para apresentar uma música? Contudo, eles não tocaram. Depois do culto, eles guardaram os sinos, removeram as mesas e voltaram para a escola deles.
Em outra manhã, entretanto, a orquestra de sinos retornou para fazer uma apresentação. Eu estava no auditório e gostei da música apresentada, observando quanto cada componente da orquestra se revezava entre seus vários sinos. Agora fazia sentido para mim por que eles não poderiam ter tocado sem um dos sinos. Cada sino tinha uma nota específica e, sem qualquer uma delas, a música não teria sido tão linda. Talvez não tivesse notado a diferença, se eu tivesse assistido a uma apresentação sem um dos sinos. Entretanto, em cada momento que o sino ausente precisava ser tocado, o que teria soado em seu lugar? Ou pior ainda, o que teria acontecido se um dos componentes da orquestra estivesse faltando, especialmente devido ao fato de que cada um tocava mais de um único sino? Todos são necessários!
Acredito que também seja assim que acontece quando não estamos fazendo nossa parte no serviço do Senhor. Da mesma forma que uma única nota faz toda a diferença na harmonia da música da orquestra de sinos, assim também um indivíduo com múltiplas habilidades e dons espirituais que não faz sua parte pode fazer com que toda a igreja sofra. Isso me fez pensar no que a Bíblia diz sobre nós sermos parte de um corpo em Cristo e, mesmo assim, sermos membros individuais desse corpo. Às vezes, podemos pensar que podemos fi car bem sem o apoio uns dos outros, e talvez tentemos fazê-lo, mas se cada um realmente fizer sua parte, o resultado será bem melhor.
Sou imensamente abençoada por fazer parte de uma igreja que tem membros de diferentes partes do mundo. Isso também acontece com o lugar em que trabalho. Tenho grande estima pelos funcionários, cada um deles, especialmente por aqueles com quem consigo conversar e aprender sobre sua cultura e culinária. Isso torna minha vida completa e confirma minha ideia de que Deus ama a variedade e a diversidade – enquanto trabalhamos juntos harmoniosamente.
Gertrude Mfune