Com santa ousadia e no poder do Espírito Santo, Pedro declarou destemidamente: “Saibam os senhores todos e todo o povo de Israel que, em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem vocês crucificaram e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, sim, em Seu nome é que este está curado na presença de vocês. Este Jesus é a pedra que vocês, os construtores, rejeitaram, mas Ele veio a ser a pedra angular. E não há salvação em nenhum outro, porque debaixo do Céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (At 4:10-12).
Essa corajosa defesa aterrorizou os líderes judeus. Eles pensavam que os discípulos seriam vencidos pelo medo e pela humilhação, quando trazidos perante o Sinédrio. Em vez disso, porém, aquelas testemunhas falavam como Cristo havia falado, com um poder convincente que silenciava os adversários. Não havia indício de temor na voz de Pedro, quando declarou a respeito de Cristo: “Este Jesus é a pedra que vocês, os construtores, rejeitaram, mas Ele veio a ser a pedra angular” (v. 11).
Pedro usou aqui uma figura de linguagem familiar aos sacerdotes. Os profetas haviam falado da Pedra rejeitada; e o próprio Cristo, falando certa ocasião aos sacerdotes e anciãos, disse: “Vocês nunca leram nas Escrituras: ‘A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a pedra angular. Isto procede do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos’? Portanto, Eu lhes digo que o Reino de Deus será tirado de vocês e entregue a um povo que lhe produza os respectivos frutos. Todo o que cair sobre esta pedra ficará em pedaços; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó” (Mt 21:42-44).
Ao ouvirem as destemidas palavras dos apóstolos, os sacerdotes “reconheceram que eles haviam estado com Jesus” (At 4:13). A Bíblia diz que, depois da transfiguração de Cristo, ao fim daquela maravilhosa cena, os discípulos não viram mais ninguém; só Jesus estava com eles (Mt 17:8). Nas palavras “só Jesus” está o segredo da vida e do poder que marcaram a história da igreja apostólica. Quando ouviram pela primeira vez as palavras de Cristo, os discípulos sentiram sua necessidade Dele (Atos dos Apóstolos, p. 40, 41 [63, 64]).
PARA REFLETIR: Como transformar “só Jesus” no princípio orientador da sua vida?