Quinta-feira
20 de julho
A POLTRONA DO MEIO
Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos. Filipenses 2:3

No tempo que passei no quarteto Arautos do Rei, viajar de avião virou uma rotina quase semanal. O processo era o mesmo: arrumar a mala, acordar de madrugada, carregar o equipamento de som na van, viajar 60 quilômetros para o aeroporto, fazer o check-in, esperar o embarque e, finalmente, entrar no avião. Ufa! Depois de várias horas, por fim nos sentíamos tranquilos, acomodados dentro da aeronave. 

Tranquilos? Nem sempre. Em algumas viagens, sobrava para mim a poltrona do meio. Já viajou em uma dessas? Desculpe-me a franqueza, mas essa é a poltrona dos azarados! Além do assento apertado, existe a disputa desleal pelo encosto do braço, de ambos os lados. É uma verdadeira guerra de cotovelos, uma concorrência feroz, sempre vencida pelos braços mais espertos! 

Confesso que viajei muitas vezes com câimbras, sem contar os torcicolos! A saída era cruzar os braços. Havia ainda o incômodo de ter que pedir ao passageiro ao lado para se levantar, caso eu quisesse ir ao banheiro ou pegar algo no compartimento superior. 

Minha vida mudou quando a empresa aérea com a qual estávamos habituados a viajar criou um aplicativo que possibilitava o adiantamento do processo de check-in e, inclusive, da escolha do assento. Provavelmente eu tenha sido sempre o primeiro a acessar o sistema e escolher o número da poltrona! A partir de então, as viagens ficaram mais tranquilas e confortáveis. 

Porém, surgiu um problema. Enquanto eu viajava em meu esplêndido assento, tive que decidir se usaria os dois encostos de braço ou se deixaria um para o meu vizinho. Na hora, veio à minha mente o texto bíblico de hoje: “Considerem os outros superiores a si mesmos.” O apóstolo Paulo não sabia que, cerca de 2 mil anos depois, a uma altura de 11 mil metros, suas palavras ecoariam forte na mente de alguém dentro de um avião. Imediatamente abaixei o braço e permiti que a pessoa ficasse à vontade. 

Provavelmente você encontre alguém hoje em situação semelhante à do passageiro da poltrona do meio. Não seja egoísta. Pratique sempre a humildade e o altruísmo. Amanhã esse assento poderá ser seu.