Deus está no Céu, e os homens na Terra. Por meio do Espírito Santo, os cristãos são os responsáveis por diminuir essa distância ao representar o caráter divino em tudo. Jesus veio também para isso e compartilhou conosco a mesma missão. Porém, um dos pontos mais difíceis é a ordem para amar os inimigos. No sermão do monte, a proposta do Senhor foi interpretar de modo correto a lei de Deus, pois o ensino dos rabinos feria princípios fundamentais do evangelho.
Os mestres da lei ensinavam que era dever de um judeu amar seus compatriotas, mas odiar os inimigos. Eles interpretavam assim porque a ordem divina para amar o próximo em Levítico 19:18 aparentemente só incluía “os filhos do seu povo”, isto é, os judeus. Assim, como a ordem era para amar seus irmãos, eles se viram livres para entender que deviam odiar os que não eram judeus.
Contudo, essa era uma visão errada, pois, no mesmo capítulo, está escrito que os estrangeiros deveriam ser amados e respeitados (Levítico 19:33, 34). O ódio que os rabinos acrescentaram era pecaminoso e sem base bíblica.
Por outro lado, a interpretação de Jesus coloca Deus como padrão para o ser humano. Do mesmo modo como o Senhor nos amou quando ainda éramos inimigos dele (Romanos 5:10), devemos amar as pessoas que não gostam de nós.
Como conseguir praticar algo tão difícil? A resposta está na ordem para orarmos por aqueles que nos perseguem. A oração é a ponte da fé. Por meio dela, podemos nos ligar ao Céu e às outras pessoas.
Ao orar, entramos na dimensão celestial, onde reina o amor por todos. A oração nos ajuda a olhar as pessoas com misericórdia e nos permite entender também a motivação das ações erradas. Orando, nossos olhos se abrem, por exemplo, para traumas do passado que podem estar na base da personalidade problemática de algumas pessoas. É com a oração também que percebemos os próprios erros e ajustamos nossa conduta para amenizar ou mesmo evitar o ódio dos outros em relação a nós.
Amar envolve sacrifício, e a natureza humana não gosta disso. Porém, a oração nos faz parecer com Jesus e abre a porta de nosso coração para o abrangente amor de Deus. Faça como Cristo: ame seus inimigos, ore por eles e aproxime o Céu da Terra.