Todos os anos acontece o Enem, e uma coisa já é esperada pelos veículos de comunicação, e já virou tema de matérias em jornais: os atrasados. Os portões dos locais de prova fecham rigorosamente na hora, pela força das regras do evento. Quem chegar 30 segundos atrasado não pode mais entrar.
Cenas de pessoas correndo desesperadamente em direção ao portão do local de prova são comuns. Eu vi pela TV um rapaz que pulou no chão e se arrastou para conseguir passar pelo último espaço do portão eletrônico que se fechava de cima para baixo. É sempre melhor chegar adiantado e tranquilo; mas, enquanto há uma brecha para entrar, vale o esforço.
Na vida espiritual, também há uma porta pela qual devemos entrar para acessar a eternidade. Chamamos essa entrada de porta da graça. Essa é a expressão usada para o período em que ainda temos acesso à oportunidade de salvação. Enquanto Cristo estiver intercedendo por nós no santuário celestial, esse acesso estará aberto.
A grande questão é que não existe um edital oficial informando a hora exata do fechamento da porta da graça. Isso acontecerá em algum momento no futuro, mas ninguém sabe exatamente quando. Portanto, devemos estar do lado de dentro da porta desde já, para que não sejamos surpreendidos pelo seu fechamento repentino.
Infelizmente, muitas pessoas perderão a chance de ter acesso ao Céu porque, como alerta o provérbio de hoje, não deram atenção aos avisos e continuaram voluntariamente pecando. A Bíblia é clara: “Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados; mas tão somente uma terrível expectativa de juízo e fogo intenso que consumirá os inimigos de Deus. Quem rejeitava a lei de Moisés morria sem misericórdia pelo depoimento de duas ou três testemunhas. Quão mais severo castigo, julgam vocês, merece aquele que pisou aos pés o Filho de Deus, profanou o sangue da aliança pelo qual Ele foi santificado, e insultou o Espírito da graça?” (Hebreus 10:26-29).
Hoje, temos a oportunidade de ouvir as advertências de Cristo e nos dirigir a Ele, que é a porta e a graça. Não precisamos nos jogar no chão para entrar. Basta nos jogarmos em Seus braços de amor e entraremos no Céu.