Deus planejou a perfeição física, mental e espiritual de Seus filhos, mas Adão e Eva desobedeceram. Por essa razão nos tornamos herdeiras do pecado. No entanto, não estamos carimbadas pelo fracasso. O mal insiste nessa mentira. Não aceitemos esse destino.
Não existimos para a pequenez. Crescer é nossa primeira missão. “Nosso primeiro dever para com Deus e os nossos semelhantes é o do desenvolvimento próprio. […] Por isso o tempo gasto no estabelecimento e preservação da saúde física e mental é um tempo bem aproveitado” (Ellen G. White, Conselhos Sobre Saúde, p. 107).
Na década de 1960, os neurocientistas acreditavam que o cérebro era um órgão estático, pré-moldado sob estrita ordenação genética. Nas décadas de 1970 e 1980, por meio de experimentos com animais, o pesquisador Michael Merzenich demonstrou que os circuitos neuronais e as sinapses se modificam rapidamente conforme a atividade praticada. Hoje se defende que é possível, ao longo da vida, criar novos circuitos e conexões neuronais em resposta a estímulos e experiências. Em 2013, Merzenich publicou o livro Soft-Wired: How the New Science of Brain Plasticity Can Change Your Life, apresentando estratégias para pessoas comuns assumirem o controle dos processos de plasticidade cerebral, melhorando a qualidade de vida.
Ele diz: “Quaisquer que sejam as circunstâncias iniciais da vida de uma criança, e qualquer que seja a sua história ou o seu estado atual, todo ser humano tem o poder interno de mudar para melhor, restaurar-se significativamente e, muitas vezes, se recuperar. Amanhã, essa pessoa que você vê no espelho pode ser uma pessoa mais forte, mais capaz, mais viva, mais poderosamente centrada e ainda em crescimento.”
Deus não apenas nos pede o inconformismo com este mundo. Ele nos convida à transformação, pela renovação do pensar e do sentir, dando-nos o poder para isso e os meios fisiológicos. Não há desculpas para permitir que experiências negativas nos derrotem. Aceitando a transformação pela graça divina, experimentaremos a plena vontade de Deus, que inclui nossa renovação e maior utilidade ao próximo.